ANCILOSTOMÍASE

Resource summary

ANCILOSTOMÍASE
  1. AGENTE ETIOLÓGICO
    1. A ancilostomose, também chamada de Ancilostomíase duodenale, Necator americanus, amarelão ou doença do Jeca Tatu, é uma parasitose intestinal muito comum, provocada pelos nematódeos da família Ancylostomidae: Ancylostoma duodenale ou Necator americanos.
    2. MORFOLOGIA
      1. Ovo: Iguais para as duas espécies por isso a dificuldade de se diferenciar as espécies pelos ovos. Parasito adulto Parasito adulto: A fêmea com cauda reta, 1cm de comprimento, corpo cilíndrico. Adelgaçando-se nas extremidades, principalmente na posterior. O macho são menores e tem a extremidade posterior expandida para formar a bolsa copuladora . Essa é uma característica que permite a diferenciação entre macho e fêmea. São parasitos hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. Diferenciado das espécies: A. duodenale – dois pares de dentes na boca N. americanos – não são dentes, são lâminas cortantes
      2. PATOGENIA - DIVIDIDA EM TRÊS PERÍODOS:
        1. 1° Período de invasão: Substâncias liberadas pela larva; 2° Período de migração: Ciclos de Loss, lesão pelo processo inflamatório e ação mecânica. Numero de larvas e sensibilidade do hospedeiro e 3° Período de parasitismo intestinal: Lesões na mucosa intestinal (lesão primária) .
        2. EPIDEMIOLOGIA
          1. É uma doença que ocorre no mundo inteiro, sendo uma das verminoses mais prevalentes. Ocorre principalmente, em crianças com mais de 6 anos, adolescentes e indivíduos mais velhos independente da idade. No Brasil ocorre principalmente em zonas rurais, estando bastante associada a atrás sem saneamento e onde a população tem o hábito de andar descalço.
          2. PROFILAXIA
            1. As principais medidas de prevenção são instalações sanitárias adequadas, evitando assim que os ovos dos vermes contaminem o solo e uso de calçados impedido a penetração das larvas pelos pés. Além de tratar os portadores é necessário uma ampla educação sanitária.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
            Viviana Veloso
            Exercícios 1ª Unidade Epidemiologia I - Medicina
            Monitoria Epidemio
            Diabetes
            larissa marinho
            Diarreia Aguda
            Tatiana Sá da Fonseca
            DIABETES MELLITUS
            Iago Rohr
            SEMIOLOGIA
            Karen Dalla Costa
            Doença do refluxo
            clarissa gomes
            A PARALISIA CEREBRAL
            Micheline Maria4931
            HIPERPLASIA ADRENAL CONGÊNITA
            Maria Baracioli
            ANCILOSTOMÍASE
            Emanueli Carboneze