Trovadorismo

Description

mapa mental sobre o trovadorismo
Kauan Philip Silva Costa
Mind Map by Kauan Philip Silva Costa, updated more than 1 year ago
Kauan Philip Silva Costa
Created by Kauan Philip Silva Costa about 3 years ago
310
0

Resource summary

Trovadorismo
  1. Origem
    1. O Trovadorismo surgiu na Idade Média na Provença, no sul da Europa nos séculos XI e XII, quando o teocentrismo era predominante e a Igreja Católica monopolizava o poder político e econômico
      1. *Teocentrismo é a de que Deus é o centro de tudo
        1. *O trovadorismo ou cantigas trovadorescas também pode ser chamado de provençais por conta de sua origem.
      2. Conceito
        1. O trovadorismo é um movimento artístico, composto por cantigas líricas e satíricas , escritas por trovadores que dão o nome ao movimento por meio da mistura da linguagem poética e da música.
        2. Contexto Histórico
          1. O movimento nasceu na Idade Média no século XII, onde a sociedade era dividida entre: Clero, Nobreza e Povo, em que grande parte era analfabeta, com exceção de alguns nobres e religiosos. Já as terras eram divididas em feudos e a divisão religiosa da época, temos a Igreja Católica com o teocentrismo e sua ideia de que Deus é o centro de tudo e seu monopólio sobre a economia, política e arte - pois grande parte da arte possuía cunho religioso. A igreja também conduzia uma Guerra Santa entre cristãos e mulçumanos onde eram feitas cruzadas para perseguição daqueles que não obedeciam as regras impostas pela igreja que então julgados pelo Tribunal do Santo Ofício que os torturava e queimava.
          2. Características
            1. No contexto em que se encontrava a sociedade em que a liberdade de expressão tanto artística quanto de opinião eram restringidas pelo clero, surge o trovadorismo como uma forma de resistência com suas poesias cantadas que visavam dizer sobre amor e saudade com as poesias líricas de amor e saudade e também criticar os costumes e as pessoas com as poesias satíricas.
              1. Por conta dessas cantigas de críticas o movimento era visto como ousado por conta do momento de repressão em que se vivia.
            2. Tipos
              1. As cantigas são divididas entre líricas e críticas, sendo de amor e amigo, ou escárnio e maldizer respectivamente. As cantigas líricas visam falar do amor e da saudade, como algo trágico, seja o amor não correspondido ou falta daquele que ama, enquanto as cantigas de escárnio e maldizer visam criticar a sociedade e forma com a qual esse grupo se comporta usando de trocadilhos e duplos sentidos e até palavras de baixo calão.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Características do Trovadorismo
              gvitoriaaraujp12
              Literatura ocidental
              Selma Porto
              TROVADORISMO
              Denise Teófilo
              10 dicas para você lidar melhor com o seu tempo
              vivi sousa
              Técnica Feynman
              vivi sousa
              IELTS Speaking BAND 7+
              Caio Uechi
              Study Planning: English
              Wilza França
              Trovadorismo
              Júlia Brito
              Estratégia p/ Estudo
              czarneski1
              Plano de Estudos
              Alex Farias