ESTOMATITE VESICULAR

Description

Medicina Veterinária Mind Map on ESTOMATITE VESICULAR, created by mirella morgan on 22/04/2021.
mirella morgan
Mind Map by mirella morgan, updated more than 1 year ago
mirella morgan
Created by mirella morgan about 3 years ago
2
0

Resource summary

ESTOMATITE VESICULAR
  1. Doença infecciosa que acomete animais domésticos principalmente eqüinos, bovinos e suínos, além de outras espécies de mamíferos silvestres, podendo também afetar o homem. É uma doença economicamente importante devido às graves conseqüências sócio-econômicas e de saúde pública, uma vez que os animais acometidos pela enfermidade apresentam queda na produção, tanto de leite como de carne, além da mesma ser considerada uma zoonose..
    1. O agente etiológico é um RNA-vírus, pertencente à Família Rhabdoviridae, gênero Vesiculovirus, onde existem dois tipos imunologicamente distintos do vírus da EV, classificados como New Jersey (NJ) e Indiana, sendo esse último classificado em três subtipos: Indiana Clássica (Indiana I), COCAL (Indiana II) e VSAV (Indiana III / Alagoas).
      1. Doença com incidência sazonal ocorrendo no verão em climas temperados e, imediatamente, após as chuvas em regiões de clima tropical. O vírus é inativado pela luz solar, não sobrevive por longos períodos no ambiente, exceto em lugares frescos ao abrigo da luz.
      2. O período de incubação da estomatite é de 24-72h e a infecção geralmente é inaparente, atingindo apenas 10-15% dos animais e caracteriza-se por causar lesões vesiculares na cavidade oral, tetos e coroa do casco, levando à salivação excessiva, dificuldade de se alimentar e andar. Há aumento no consumo de água e redução no consumo de alimentos e, consequentemente, perda de peso.
        1. A impossibilidade de se fazer um diagnóstico clínico diferencial de outras doenças vesiculares, exige o apoio laboratorial para a confirmação do diagnóstico, tais como os testes sorológicos e o PCR usado para a detecção rápida do vírus nas amostras clinicas. O material de eleição é formado por fragmentos de epitélio vesicular, incluindo as bordas das lesões.
          1. O vírus pode ser biologicamente transmitido pelo borrachudo (Simulium ssp. Dípeteros), mecanicamente pelas moscas e pelo contato direto ou indireto por meio da ingestão de materiais contaminados, principalmente no uso de cochos e bebedouros de uso comum.
          2. Controle dos insetos vetores para ajudar na prevenção da disseminação da doença com a utilização de inseticidas..
            1. Realizar a limpeza e desinfecção de criadouros e currais, bem como ordenhadeiras e bebedouros.
              1. Os desinfetantes empregados são éter, formalina 1%, hipoclorito de sódio 1%, etanol 70%, solução de hidróxido de sódio a 2% (soda cáustica), solução de carbonato de sódio a 4%..
                1. Realizar o isolamento dos animais sintomáticos e restringir a movimentação de animais na propriedade por pelo menos 21 dias após a cura de todas as lesões.
                2. O tratamento raramente é realizado, mas os anti-inflamatórios não-esteróides podem contribuir para o conforto do animal e a rapidez da recuperação, evitando infecções secundárias em razão das lesões típicas da estomatite. A mortalidade é geralmente baixa e os animais se recuperam em uma ou duas semanas.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  AINEs Medicina Veterinária
                  Alice Rodrigues
                  Sistema Respiratório
                  bedamorim
                  Tecido Epitelial
                  bedamorim
                  Fisiologia do Sistema Renal
                  Paula Ceccon
                  Sistema Nervoso
                  Simone Machado Pereira
                  Tecido Conjuntivo
                  bedamorim
                  Sistema Respiratório
                  Jéssica Aline Alves
                  CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL
                  Isis Andrade
                  Bioquímico Sanguíneo
                  Gleise Erika
                  REPRODUTOR FEMININO
                  Jéssica Aline Alves
                  Medicina Interna de Cães e Gatos [I]
                  LAMV-UFV