AS ESCOLAS EDUCATIVAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Description

RESUMO DE CADA UMA
margarete.valent
Mind Map by margarete.valent, updated more than 1 year ago
margarete.valent
Created by margarete.valent almost 9 years ago
25
1

Resource summary

AS ESCOLAS EDUCATIVAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
  1. ESCOLA TRADICIONAL A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo era o acesso do indivíduo ao conhecimento. Foi considerada ultrapassada nas décadas de 60 e 70. Acreditam que a formação de um aluno crítico e criativo depende justamente do domínio dos conhecimentos consolidados. Reagem de forma individual Não existem atividades práticas que permitem aos alunos criar e construir sao com muita teoria. O professor uma espécie de "poder". A memorização e a repetição dos conceitos. As avaliações são por meio de provas, e medem a quantidade de informação que o aluno conseguem. São escolas rígidas e normativas de informação.

    Attachments:

    1. ESCOLA COMPORTAMENTALISTA Trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática).A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. A Escola Comportamentalista se opõe a Escola de Relações Humanas e não aceita a visão romântica dos estudiosos da Escola de Relações Humanas.A sua fonte principal de inspiração é a psicologia behaviorista (comportamento) desenvolvida por Psicólogos.O modelo pedagógico é a pedagogias por objetivos.Identifica-se com o modelo de uma escola disciplinada,tendo como padrões elevados de eficácia.
      1. ESCOLA NOVA, foi um movimento de renovação do ensino, que surgiu no final do século XIX e ganhou força na metade do século XX. Exerceu grande influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o país passava por uma série de transformações sociais, políticas e econômicas. As ideias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação.O professor e visto como orientado do processo educativo.Os principais que regem as relações sociais na escola são:liberdade,atividade,individualidade e coletividade,relacionado entre si.O currículo contempla os aspectos da formação de uma pessoa.O professor conduz o processo de aprendizagem a partir da experiência do aluno,da observação,de atividades que insere a construção do aluno.
        1. Os críticos da Escola Nova acusaram o movimento de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de não exigir nada dos alunos, aceitando apenas a sua espontaneidade.
        2. ESCOLA ATIVA -É um modelo escolar assentado na interação de todos os elementos que compõem a comunidade escolar.As relações pessoas são privilegiadas a uma preocupação em manter todos os canais de forma eficazes.Fortalece as propostas pedagógicas e as metodologias adequadas a da classe.Na relação professor e aluno,o professor remete-se para a posição de facilitador de um processo de aprendizagem que é de iniciativa do aluno.Formam o conjunto do todo .Criatividade,Organização do Currículo ,Proposta Pedagógica e avaliação que se da o processo de aprendizagem

          Attachments:

          1. O construtivismo parte da crença de que o saber não é algo que está concluído, terminado, e sim um processo de incessante construção e criação. Os símbolos produzidos pelo indivíduo e o universo das interações vivenciadas na sociedade. Assim, é a partir da atitude que se instituem a mente e a consciência, assim como os nossos pensamentos. Escrita, pois acredita que o aluno tem condições de se alfabetizar sem a ajuda de cartilhas e mecanismos que o induzem a decorar, repetir mecanicamente, declamar, transmitir e aprender o que já esta acabado.Parte-se da ideia de que a criança,antes mesmo de se alfabetizar no ambiente escolar,já descobriu como funciona o processo de aprendizado do alfabeto,como,por exemplo.ler do lado esquerdo para o direito.O construtivismo educacional é fruto da união das correntes pedagógicas mais recentes,uma versão estendida destes métodos
            1. Mestre e aprendizes atuam juntos na construção do conhecimento,assessorado pela incidência da problemática social mais atual e arsenal de saberes já edificados,patrimônio intransferível do ser humano. A metodologia construtivista conduz,assim, a uma nova visão de mundo,seja ele o cosmos ou universo das interações sociais.Piaget,um dos teóricos mais significativos deste método,acreditava no potencial da criança,no que ela traz em si enquanto herança de sua própria ação e de seu comportamento,o poder nela interiozado de observar as informaçoes obtidas do mundo exterior e acomodà-las,isto é alterar sua forma,para que assim ela entender a realidade na qual está inserida.Basicamente,o saber é sempre produzido pelo ato de construção,o qual deve sempre ser estimulado no aluno.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            A Evolução do Pensamento Pedagógico
            Margareth Maciel Silva
            Pedagogia de Projetos
            Giulia Gabriela
            Método Pedagógico de ensino
            Priscila Ferron
            A Evolução do Pensamento Pedagógico
            Regina Pombal
            Cell Parts & Genetics
            Selam H
            GCSE Biology heart notes
            Kamila Woloszyn
            GCSE AQA Chemistry Atomic Structure and Bonding
            mustafizk
            Computing Hardware - CPU and Memory
            ollietablet123
            Camera Angles
            saradevine97
            Carbohydrates
            Julia Romanów
            2PR101 1. test - 2. část
            Nikola Truong