ATMOSFERA E FENÔMENOS METEOLÓGICOS

Description

Mapa 01
Anny Isabelle Correia Assis
Mind Map by Anny Isabelle Correia Assis, updated more than 1 year ago
Anny Isabelle Correia Assis
Created by Anny Isabelle Correia Assis over 2 years ago
4
0

Resource summary

ATMOSFERA E FENÔMENOS METEOLÓGICOS
  1. A atmosfera é a camada de gases que envolve a Terra. Nessa mistura de gases, predomina o nitrogênio, com aproximadamente 78%, e o oxigênio, com cerca de 21%, além de 1% composto de outros gases. Quanto maior a altitude, menor será a pressão atmosférica e mais rarefeita será a atmosfera.
    1. EXOSFERA - é a camada mais externa da atmosfera (antecedendo o espaço sideral) e se encontra há cerca de 690 km de altitude em relação à superfície terrestre. Essa camada vai se desfazendo no espaço à medida que a altitude aumenta.
      1. TERMOSFERA OU LONOSFERA - está localizada entre 85 e 690 km de altitude em relação à superfície terrestre. Nessa camada, ocorrem as refl exões das ondas eletromagnéticas responsáveis pelas transmissões de rádio e de telefone. É uma camada carregada de elétrons e átomos ionizados pela radiação solar. Os fenômenos das auroras (boreal e austral) ocorrem nessa camada.
        1. MESOSFERA - está localizada entre 50 e 85 km da superfície. Essa camada é uma espécie de filtro contra os meteoroides, já que a maioria desses pequenos corpos celestes se desintegram ao entrarem em atrito com essa camada, por ela apresentar gases densos o suficiente para vaporizá-los.
          1. ESTRATOSFERA - está localizada entre 11 e 50 km da superfície. Nela, é encontrado o gás ozônio, que contribui para fi ltrar os raios solares (ultravioletas) que podem causar diversos tipos de malefício à nossa saúde, entre eles o câncer de pele. O ozônio reduz a incidência de raios ultravioletas na superfície terrestre.
            1. TROPOSFERA - estende-se da superfície até cerca de 11 km de altitude. Nessa camada, a mais densa da atmosfera, está concentrada a maior parte do oxigênio e do vapor de água presente na atmosfera. Fenômenos diretamente relacionados ao clima ocorrem nesta camada, como os ventos, as nuvens, as massas de ar, as chuvas, etc.
              1. Além de ser a camada onde ocorre a maior parte dos fenômenos climáticos, é na troposfera que se encontra grande parte dos gases que compõem a atmosfera. Por estar em contato com a superfície terrestre, ela é fundamental para todos os seres vivos, pois é nela que vivemos.
                1. As diversas atividades desenvolvidas pelos seres humanos, sobretudo após o início da atividade industrial, têm provocado alterações significativas no espaço geográfico e na atmosfera. Atualmente, sabe-se que entre as consequências desta atuação está a contribuição da ação antrópica para as mudanças climáticas.
                  1. O aquecimento global, ou seja, a elevação gradual da temperatura da Terra ocorre por causas natu- rais, como a atividade vulcânica e a variação da órbita terrestre. No entanto, ele é intensificado com a emissão de gases como o gás carbônico (CO² ), o desmatamento e as queimadas provocadas pelas ativi- dades humanas, aumentando a concentração de gases que acumulam calor na atmosfera e provocando a elevação da temperatura.
                    1. Sabendo que as atividades humanas estão diretamente relacionadas ao clima, refletir sobre mudanças climáticas é considerar os impactos que ela trará para a segurança alimentar, economia, biodiversidade e preservação da vida, e não apenas que a temperatura da Terra estará alguns graus mais quente por causa do aquecimento global. Dessa forma, o tema é de relevância mundial, uma vez que afeta todos os seres vi- vos. Por isso, é necessário haver uma consciência global sobre as ações que devem ser adotadas
                      1. O termo tempo é utilizado para descrever as condições momentâneas da atmosfera. Pode-se dizer que o tempo hoje está quente ou frio, chuvoso ou seco, o céu está limpo ou nublado; e essa é uma con- dição momentânea, ou seja, que pode mudar a qualquer momento.
                        1. Já o termo clima é usado para descrever uma sucessão histórica de “tempos”. O clima se refere às condições médias habituais da atmosfera com base em observações e estudos ao longo de décadas.
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Períodos geológicos
                          Alessandra S.
                          Projeto Med 2015: História e Geografia
                          elisacoltro
                          Mapa Mental de GoConqr
                          GoConqr suporte .
                          O Clima - Geografia
                          GoConqr suporte .
                          Simulado Geografia
                          Marina Faria
                          Geografia do Brasil
                          JOISSE DE OLIVEIRA
                          Geografia - Mapa do Brasil
                          GoConqr suporte .
                          Blocos econômicos
                          Ighor Ferreira
                          Aplicações do Mapa Mental
                          Alessandra S.
                          Como criar um Mapa Mental
                          GoConqr suporte .
                          Como criar um Mapa Mental
                          Alex Farias