TIPOS CLIMÁTICOS

Description

Mapa 04
Anny Isabelle Correia Assis
Mind Map by Anny Isabelle Correia Assis, updated more than 1 year ago
Anny Isabelle Correia Assis
Created by Anny Isabelle Correia Assis over 2 years ago
10
0

Resource summary

TIPOS CLIMÁTICOS
  1. O clima é resultado da combinação de diversos aspectos que interferem nas condições atmosféricas e, por isso, cada local do planeta apresenta características específicas em relação ao clima. As informações do clima são traduzidas de modo sintético em um gráfico, denominado climograma, que apresenta no eixo horizontal a sequência dos meses do ano e, no eixo vertical à direita, a indicação dos parâmetros de pluviosidade expressos em milímetros (mm), e, à esquerda, os parâmetros de tempe- ratura expressos em graus
    1. CLIMA EQUATORIAL - Ocorre em uma faixa próxima à linha do equador. Apresenta médias térmicas elevadas, entre 24 °C e 27 °C, e pluviosidade acima de 2 000 mm ao longo de todo o ano. Em virtude da alta umidade, as amplitudes térmicas são baixas.
      1. CLIMA TROPICAL - Apresenta elevadas médias térmicas ao longo do ano, superiores a 18 °C. Há duas estações bem definidas: verões chuvosos e invernos secos e amenos.
        1. CLIMA SUBTROPICAL - É considerado um clima de transição entre o tropical e o temperado. Ocorre na zona temperada e apresenta chuvas bem distribuídas ao longo do ano, com verões quentes e invernos frios, e com possibilidade de ocorrência de neve.
          1. CLIMA DESÉRTICO - Caracterizado pela baixa pluviosidade durante todo o ano. Os desertos quentes ocorrem na faixa tropical, como é o caso do Saara e do Kalahari (África), e apresentam grandes amplitudes térmicas em virtude da baixa umidade. As temperaturas são muito elevadas durante o dia e caem bastante durante a noite. Os desertos frios, como o Gobi (Ásia) e o Atacama (América do Sul), além da aridez, apresentam temperaturas negativas durante vários meses ao ano.
            1. CLIMA SEMIÁRIDO - Ocorre em áreas tropicais e temperadas, sobretudo em bordas de desertos (clima de transição). É caracterizado por uma pluviosidade baixa e irregular, apresentando longos períodos de estiagem (escassez ou diminuição de chuva) ao longo do ano. Muito embora não esteja localizado próximo a um deserto, como ocorre na maioria dos casos, o sertão do Nordeste do Brasil é dominado pelo clima semiárido.
              1. CILMA MEDITERRÂNEO - Ocorre principalmente no norte da África e no sul da Europa, nas proximidades do mar Mediterrâneo, e também no extremo sul da África e da Austrália, além do oeste dos Estados Unidos e da América do Sul. Apresenta inverno chuvoso e ameno e verões quentes e secos. É comum, no verão europeu, a ocorrência de incêndios fl orestais em áreas dominadas por esse clima.
                1. CLIMA TEMPERADO - Ocorre em médias latitudes, como em parte da América do Norte, Europa e Ásia; além de pequenas áreas na América do Sul, em latitudes além do trópico de Capricórnio. Pode ser dividido em temperado continental, com invernos rigorosos e precipitação de neve, e em temperado oceânico, que, pela influência da maritimidade, apresenta verões quentes e invernos amenos, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
                  1. CLIMA FRIO OU SUBPOLAR - Ocorre imediatamente ao sul da zona polar Ártica. Apresenta invernos rigorosos com precipitação de neve e verões de curta duração.
                    1. CLIMA FRIO DE MONTANHA OU DE ALTITUDE - Ocorre em regiões montanhosas, como os Alpes, os Andes e o Himalaia. Baixas temperaturas e até mesmo precipitação na forma de neve são consequências da altitude, mesmo em áreas localizadas na faixa tropical.
                      1. CLIMA POLAR - Ocorre em áreas de elevadas latitudes e caracteriza-se por baixas temperaturas durante todo o ano, especialmente nos meses de inverno, quando ocorre precipitação de neve.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Períodos geológicos
                        Alessandra S.
                        Projeto Med 2015: História e Geografia
                        elisacoltro
                        O Clima - Geografia
                        GoConqr suporte .
                        Simulado Geografia
                        Marina Faria
                        Geografia do Brasil
                        JOISSE DE OLIVEIRA
                        Geografia - Mapa do Brasil
                        GoConqr suporte .
                        Blocos econômicos
                        Ighor Ferreira
                        Aplicações do Mapa Mental
                        Alessandra S.
                        Como criar um Mapa Mental
                        GoConqr suporte .
                        Mapa Mental de GoConqr
                        GoConqr suporte .
                        Como criar um Mapa Mental
                        Alex Farias