Skinner: Behaviorismo Radical

Description

Estudos sobre as teorias de Skinner
Karoline  Teixeira
Mind Map by Karoline Teixeira, updated more than 1 year ago
Karoline  Teixeira
Created by Karoline Teixeira over 8 years ago
70
0

Resource summary

Skinner: Behaviorismo Radical
  1. O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson é Skinner. • Durante décadas Skinner foi o psicólogo mais influente do mundo. Foi um dos três pensadores mais citados no séc. XX. • O Behaviorismo de Skinner é conhecido como Behaviorismo Radical . Análise Experimental do Comportamento
    1. Skinner parte do objetivo de Watson que era estudar o comportamento humano, mas parte do princípio que o homem está em constante construção da sua história, um ser único que não reage ao mundo, mas age sobre o mundo, modificando o mundo e sendo por ele modificado. Behaviorismo Radical
      1. • Para Skinner o ser humano é produto de 3 histórias (determinantes): 1- Filogenética ( o que acontece é determinado pela espécie a que pertencemos) 2- Ontogenética (história de vida individual de cada um – como eu construo as minhas relações interpessoais) 3- Cultura (práticas culturais transmitidas através do comportamento verbal ou linguagem)
        1. • Para Skinner, o ambiente é o agente causal do comportamento, não os agentes internos, as causas se situam fora do indivíduo. • Segundo Skinner, “a autonomia é o não causado, e o não causado é milagre e o milagre é Deus” • A partir desta concepção Skinner tenta explicar como essas relações são construídas e então ele cria um “modelo de seleção por consequências” – o que nós fazemos é selecionado pelas consequências da nossa ação.
          1. • Segundo Skinner existem duas espécies de respostas mais elementares:
            1. 1. Comportamentos respondentes - respondem a estímulos específicos. Isto é, são eliciados pelos estímulos. Constituem reflexos, aos quais se aplica o termo "involuntário" para descrevê-los.
              1. 2. Comportamentos operantes - ele opera no ambiente, isto é, produz modificações no meio em que a pessoa se comporta. O comportamento operante parece "voluntário", "espontâneo", uma vez que, frequentemente, não é possível especificar um estímulo antecedente que se mostre estar relacionado com ele.
                1. Os comportamentos que uma pessoa apresenta não são imutáveis. Não ocorrem sempre iguais em cada situação. Sob certas condições podem ser modificados. Por este motivo, fala-se em condicionamento. É necessário que atendam a certas condições para que possam ocorrer.
        2. VIDEO http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=13055

          Attachments:

      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Behaviorismo - Skinner
      Suliane Makelry
      Cronograma De Estudos
      Hugo Nicolau
      Cronograma de Estudos 2017
      Camila Rossi
      Tabela Periódica
      Letícia Satiko Seo
      Dicas para sobreviver a rotina cansativa de estudante
      Malu Miralha
      Estatuto do Desarmamento
      Gustavo Pereira1692
      Memória
      vivi sousa
      Sistema Imunológico
      Luiza Donatelli
      Romantismo
      Pedro Vaz
      EsPCEx
      Rafael Alvim
      Skinner: Behaviorismo Radical
      Karoline Teixeira