Mundo Oriental e Ocidental

Description

abc
Hino Legend
Mind Map by Hino Legend, updated more than 1 year ago
Hino Legend
Created by Hino Legend almost 2 years ago
46
0

Resource summary

Mundo Oriental e Ocidental
  1. Ocidente
    1. Numa primeira interpretação, o que é chamado como "mundo ocidental" se baseia nas matrizes culturais grega e romana, fazendo referência à Antiguidade, além da cultura dos povos judeus e cristãos.
      1. o Ocidente é fortemente associado ao cristianismo, principalmente as religiões católica e protestantes.
        1. Essa expansão da cultura ocidental pelos territórios é conhecida como ocidentalização, que também está relacionada com aspectos econômicos e hábitos de consumo que muitas vezes se integram aos valores culturais de um país.
          1. As expressões "sociedade ocidental", ou "cultura ocidental" são amplamente usadas para designar o conjunto de hábitos e valores capitalistas difundidos pelo globo por meio das relações econômicas, políticas e sociais, se impondo em cada vez mais lugares do mundo.
        2. A longitude zero acontece no Meridiano de Greenwich, passando essa ser referência para a divisão do globo em hemisfério ocidental e oriental.
          1. Oriente
            1. Uma ideia elaborada pelo pensamento europeu desde a Idade Média, mas que ganhou força a partir do Imperialismo francês e inglês do século XIX. Nesse período, o que a Europa chamou de Oriente foi a região colonial anexo a ela e rica de diferentes civilizações, que hoje é identificada como Oriente Médio, o Egito e o mundo árabe.
              1. os séculos XVIII e XIX foram marcados por inúmeras produções literárias e artísticas que, ao estudar os elementos que compunham a chamada cultura oriental, reforçavam alguns estereótipos e preconceitos sobre as civilizações orientais. Esse movimento aconteceu, principalmente, na França, Inglaterra e Alemanha.
              2. os séculos XVIII e XIX foram marcados por inúmeras produções literárias e artísticas que, ao estudar os elementos que compunham a chamada cultura oriental, reforçavam alguns estereótipos e preconceitos sobre as civilizações orientais. Esse movimento aconteceu, principalmente, na França, Inglaterra e Alemanha.
              3. Crise de refugiados
                1. A crise de refugiados vem sendo debatida de forma extensiva, principalmente, entre os países europeus. Os anos de 2015 e 2016 foram marcados pelo grande volume de imigrantes com solicitação de refúgio na Europa, sobretudo os de origem síria, devido à guerra civil existente no país. A vinda desses imigrantes em território europeu trouxe algumas questões, como o aumento dos focos de xenofobia, movida pelo medo da presença desses gerarem consequências econômicas à vários países.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Períodos geológicos
                Alessandra S.
                Projeto Med 2015: História e Geografia
                elisacoltro
                O Clima - Geografia
                GoConqr suporte .
                Simulado Geografia
                Marina Faria
                Geografia do Brasil
                JOISSE DE OLIVEIRA
                Geografia - Mapa do Brasil
                GoConqr suporte .
                Blocos econômicos
                Ighor Ferreira
                CLIMA GEOGRAFIA
                Alice Sousa
                Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                izabelamendeslop
                Geografia- ENERGIA
                jpedrohenriques
                Geografia - Cartografia
                Jessica Caroline de Macedo