MECÂNICA

Description

Mapa Mental referente a disciplina mecânica 1 para alunos do 1 ano do ensino médio, com foco no enem.
Mai nobre
Mind Map by Mai nobre, updated about 2 months ago
Mai nobre
Created by Mai nobre about 2 months ago
2
0

Resource summary

MECÂNICA
  1. MOVIMENTO: Definição: Variação de posição de um objeto em relação a um referencial. Características principais: Deslocamento no espaço ao longo do tempo. Tipos de movimento: Movimento retilíneo, curvilíneo, circular, etc.
    1. REPOUSO: Definição: Estado em que um objeto não sofre mudança em sua posição. Condições para um objeto estar em repouso: Velocidade zero em relação a um referencial. Contraste com o movimento: Ausência de deslocamento.
      1. TRAJETÓRIA: Definição: Caminho percorrido por um objeto em movimento. Exemplos de diferentes trajetórias: Retilínea, curvilínea, circular, elíptica, etc.
        1. Referencial: Definição: Sistema de coordenadas usado para descrever o movimento de um objeto. Importância na descrição do movimento: Permite definir a posição e o deslocamento. Tipos de referenciais: Inercial (sem aceleração), não inercial (com aceleração).
          1. MRU -Movimento Retilíneo Uniforme : S = S0 + V.t Gráficos associados: Gráfico de posição em função do tempo é uma reta. Características do movimento: Velocidade constante.
            1. MUV - Movimento Uniformemente Variado : Equações do MUV: Posição: S(t) = S₀ + V₀. t + (a. t²)/2. Velocidade: v(t) = v₀ + a.t. s=s 0 ​ +v 0 ​ t+ 2 1 ​ at 2 Gráficos associados: Gráfico de posição em função do tempo é uma parábola. Características do movimento: Aceleração constante.
              1. LEIS DE NEWTON: Primeira Lei (Lei da Inércia): Um objeto em repouso tende a permanecer em repouso, e um objeto em movimento tende a permanecer em movimento com velocidade constante, a menos que uma força externa atue sobre ele. Segunda Lei (F = m * a): A força aplicada a um objeto é igual à massa do objeto multiplicada pela aceleração que ela adquire. Terceira Lei (Ação e Reação): Para toda ação, há uma reação de igual magnitude, mas em direção oposta.
                1. PRIMERIA LEI
                  1. SEGUNDA LEI
                    1. TERCEIRA LEI
                    2. TTRABALHO - Definição: Produto da força aplicada sobre um objeto pelo deslocamento do objeto na direção da força. Unidade de medida: Joules (J).T = F x d, em que: T – trabalho dado em joules; F – força dada em newtons; d – deslocamento do corpo dado em metros.
                      1. ERNERGIA CINÉTICA: Definição: Energia associada ao movimento de um objeto. Ec = mv²/2, onde: Ec – energia cinética em joules; m – massa em kg; v – velocidade em m/s.
                        1. ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL: Definição: Energia associada à posição de um objeto em um campo gravitacional. Fórmula: Essa transformação entre os tipos de energia é realizada pela força peso. Observação: A fórmula EPG=m⋅g⋅h é válida para corpos próximos da superfície da Terra, onde o campo gravitacional é constante (ou seja, o valor de g não se altera com a altura).
                          1. ENERGIA MECÂNICA: Soma de energias CINÉTICA E POTENCIAL. Conservação da ENERGIA MECÂNICA: Em um sistema isolado, a energia mecânica total permanece constante.
                            1. . PRESSÃO: Definição: Força aplicada por unidade de área, Pressão = Força / Área
                              1. PASCAL (Pa). Enunciado: Alterações na pressão aplicadas a um fluido confinado são transmitidas igualmente em todas as direções. Aplicações práticas: Elevadores hidráulicos, freios hidráulicos, etc.
                                1. Empuxo: Definição: Força de sustentação experimentada por um corpo imerso em um fluido. Princípio de Arquimedes: Um corpo imerso em um fluido sofre uma força igual ao peso do fluido deslocado.
                                  Show full summary Hide full summary

                                  Similar

                                  Leis de Newton.
                                  GoConqr suporte .
                                  Macetes para Fórmulas de Física
                                  Marina Faria
                                  Física: Mecânica - Cinemática
                                  GoConqr suporte .
                                  Mapa Mental - Fungos
                                  Leonardo Bermudes
                                  Regras NBRs
                                  Maria Clara Oliveira
                                  Termodinâmica.
                                  Giovanna Coelho Menezes
                                  Vanguardas Europeias
                                  Fernanda Assato
                                  URBANIZAÇÃO BRASILEIRA:
                                  Laura Truccolo
                                  Manutenção de Máquinas e equipamentos
                                  Ilvan Ferreira da Silva