DA ABORDAGEM ESTRUTURAL AO GERATIVISMO CHOMSKYANO

Description

Mind Map on DA ABORDAGEM ESTRUTURAL AO GERATIVISMO CHOMSKYANO, created by Andressa Vidart Sanabria on 08/03/2016.
Andressa Vidart Sanabria
Mind Map by Andressa Vidart Sanabria, updated more than 1 year ago
Andressa Vidart Sanabria
Created by Andressa Vidart Sanabria about 8 years ago
27
1

Resource summary

DA ABORDAGEM ESTRUTURAL AO GERATIVISMO CHOMSKYANO
  1. A linguagem permite as relações entre as pessoas
    1. No campo da Linguistica, o trabalho do estruturalista Ferdinand Saussure serviu como modelo e inspiração para trabalhos futuros.
      1. Para os estruturalistas, cada língua tem sua estrutura, suas categorias, às quais não se pode chegar senão pelo estabelecimento das unidades no interior de cada sistema, e das relações opositivas entre essas unidades.
        1. Saussure estava interessado na infraestrutura da língua comum a todos os falantes e que funciona em um nível inconsciente.
          1. Ele não usava o termo estrutura, e sim sistema. Sendo um sistema, a língua é formada por partes relacionadas entre si.
            1. O Estruturalismo insistiu nos aspectos distribucionais e funcionais das unidades como meio de identificá-las. Dessa forma, as palavras em Português, por exemplo, se definem de acordo com a posição que ocupam na frase e de acordo com sua função, a qual é dada pela posição.
              1. Na visão estruturalista, uma palavra é aquilo que as outras não são. A classe de uma palavra é determinada por sua relação com a palavra vizinha.
                1. O Estruturalismo americano de Leonard Bloomfield trabalha com as regras de estrutura sintagmática. Ela será a distribuição dos elementos e as possibilidades de associação e substituição.
      2. Chomsky substituiu o modelo sintagmático de análise adotado pelos estruturalistas e assumiu uma postura que distinguia dois níveis de representação estrutural: uma estrutura de superfície, que é a das unidades tal como elas se apresentam nas frases, e uma estrutura profunda, destinada a reunir informações que tornam possível a interpretação semântica dos enunciados.
        1. Chomsky viu que seus antecessores não davam valor ao produtor da fala, mas, sim, ao produto. Para ele, o estruturalismo falhou porque estudava palavras isoladas e não a frase em si.
          1. Chomsky privilegiava o falante. Ele dizia que temos, dentro de nós, um conjunto finito de regras que nos capacitam a gerar frases infinitas.
            1. O Gerativismo de Chomsky utiliza parte das teorias da Psicologia e da Matemática. Essa aproximação com a Matemática está no fato de que, segundo os gerativistas, usamos as regras que temos, fazemos substituições, aplicamos operações e chegamos ao resultado final, que é uma frase.
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Driver's Exam
      darrinmagnus
      AS Unit 1 Physics Flashcard Deck
      Callum McClintock
      Of Mice and Men
      becky_e
      USA and Vietnam (1964 - 1975) Part 2
      Lewis Appleton-Jones
      The Great Gatsby - Aspects of Narrative
      Sophie Beckingham
      Longevidad y Envejecimiento Fisiológico
      Isaac Alexander
      Carbohydrates
      Julia Romanów
      Study timetables importance
      elena navarro
      NSI Course
      Yuvraj Sunar
      Heartburn
      mahmoud eladl