Trabalhos Científicos.

Description

metodologia
Natália Dallacqua
Mind Map by Natália Dallacqua, updated more than 1 year ago
Natália Dallacqua
Created by Natália Dallacqua almost 8 years ago
5
0

Resource summary

Trabalhos Científicos.
  1. Trabalho científico e monografia
    1. Aquele trabalho que reduz sua abordagem a um único assunto, a um único problema, com um tratamento especificado. Os trabalhos científicos serão monográficos na medida em que satisfazerem à exigência da especificação.
    2. Trabalhos didáticos
      1. São relatórios científicos de estudos realizados pelos alunos. Fazem parte intrínseca da formação técnica ou cintífica do estudante, já que levam os alunos a buscar, nas devidas fontes, elementos complementares àqueles adquiridos no próprio curso. a exploração do patrimônio cultural e da realidade contextual é uma exigência imprescindível do processo didático-pedagógico do ensino superior. Não se exige originalidade: são geralmente recapitulativos.
      2. TCC
        1. Representa a primeiro experiência de realização de uma pesquisa. Entendido e praticado como um trabalho científico. Conta com um orientador e um acompanhamento personalizado. Pode ser um trabalho teórico, documental ou de campo. A atividade visa consolidar o processo formativo do aluno pela construção do conhecimento científico em sua área. Alguns casos também é prevista a apresentação e defesa pública do trabalho.
        2. Relatório da pesquisa de iniciação científica
          1. Desenvolvida pelo âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIBIC). Estão vinculadas a uma bolsa, subsídio financeiro para que o aluno possa se dedicar mais intensamente à investigação, sendo também acompanhadas e avaliadas por comissões especializadas.
          2. Resumo e resenhas
            1. É o que se faz, muitas vezes, quando do fichamento do livro. Se trata de um trabalho de extração de ideias, de um exercício de leitura. O resumo é um síntese de ideias e não das palavras do texto. Resenha é uma síntese ou um comentário dos livros publicados feito em revistas especializadas das várias áreas da ciência, das artes e da filosofia.
            2. Ensaio teórico
              1. O trabalho científico pode ainda assumir a forma de ensaio. "Estudo bem desenvolvido, formal,discursivo e concludente", consistindo em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. H[a maior liberdade por parte do autor.
              2. Relatórios técnicos de pesquisa
                1. Além de se referir a um projeto ou a um período em particular, visa pura e simplesmente historiar seu desenvolvimento, muito mais no sentido de apresentar caminhos percorridos, de descrever as atividades realizadas e de apreciar os resultados obtidos.
                2. Artigos científicos
                  1. Destinados especificamente a serem publicados em revistas e periódicos científicos, esta modalidade de trabalho tem por finalidade registrar e divulgar, para público especializado, resultados de novos estudos e pesquisas sobre aspectos ainda não devidamente explorados ou expressando novos esclarecimentos sobre questões em discussão no meio científico.
                  2. Resumos técnicos de trabalhos científicos
                    1. Apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de cunho científico e tem a finalidade específica de passar ao leitor uma ideia completa do teor do documento analisado, fornecendo, além de dados bibliográficos do documento, todas as informações necessárias para o leitor/pesquisador possa fazer uma primeira avaliação do texto analisado e dar-se conta de suas eventuais contribuições, justificando a consulta do texto integral.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Aula 01 - A pesquisa e o conhecimento científico
                    Braulio Torres
                    Metodologia da Pesquisa - Estácio de Sá
                    Educadores Cedesp
                    Pesquisa Científica
                    Jaqueline Soares
                    Paradigmas
                    Marco A Santos
                    Atividade de Revisão - Metodologia da Pesquisa
                    Eliana de Jesus Lopes
                    Pesquisa de opinião e mercadp
                    Keller Lara
                    Aula 01 - A pesquisa e o conhecimento científico
                    Joao Sousa
                    Aula 01 - A pesquisa e o conhecimento científico
                    Mauro Leonardo Santos
                    Aula 01 - A pesquisa e o conhecimento científico
                    Mauro Leonardo Santos
                    Aula 01 - A pesquisa e o conhecimento científico
                    ALINE BOANOVA
                    Definição - metodologia científica.
                    cristian nascimento