Ciência e sua importância na Administação

Description

Mind Map on Ciência e sua importância na Administação, created by ale-marciano on 17/07/2016.
ale-marciano
Mind Map by ale-marciano, updated more than 1 year ago
ale-marciano
Created by ale-marciano almost 8 years ago
10
0

Resource summary

Ciência e sua importância na Administação
  1. Simbolo Administração
    1. O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.[2]
      1. Analise de SWOT
        1. ANÁLISE SWOT Atualmente, surgiram novos termos e ferramentas da Ciência da Administração. Destaco um de extrema importância no desenvolvimento do planejamento estratégico, que é a análise SWOT. SWOT são as iniciais de S (strenghts / forças), W (weaknesses / fraquezas), O (opportunitles / oportunidades) e T (threats / ameaças). As forças e as fraquezas são analisadas no ambiente interno, enquanto que as oportunidades e as ameaças no ambiente externo.
        2. Organograma
          1. ORGANOGRAMA Para que a comunicação dentro da empresa ocorra de uma maneira eficaz e eficiente, é necessário que existam poucos níveis hierárquicos, e que cada vez mais a estrutura seja horizontalizada, ao invés de ser verticalizada. O ideal são quatro níveis: deliberativo, executivo, técnico e operacional. Estes executados, respectivamente por vice-presidentes, diretores, gerentes e funcionários.
          2. TÓPICOS AVANÇADOS EM RECURSOS HUMANOS
            1. Resizing Significa reestruturar, replanejar ou recriar a empresa.
              1. Mentoring É um termo inglês, normalmente traduzido como "tutoria", "mentoria", "mentorado" ou "apadrinhamento". O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.
                1. Mentoring É um termo inglês, normalmente traduzido como "tutoria", "mentoria", "mentorado" ou "apadrinhamento". O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.
                2. Conceito de terceirização "Prática que permite a empresa abrir mão da execução de um processo e transferir para um terceiro, portador de uma base de conhecimento mais especializada, com o objetivo de agregar maior valor ao produto final." [Leonardo Leocadio].
                  1. Empowerment (Em português: delegação de autoridade) É uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.
                    1. Coaching O coach (motivador) apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee (motivado) ao encontro do objetivo estabelecido dentro do processo de coaching.
                      1. Reengenharia Criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.
                      2. TAYLOR, FAYOL, FORD e WEBER
                        1. Fundador da Administração Científica, Taylor identificou três males que acometiam às empresas: vadiagem, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos. Com isto, propôs a O.R.T. (organização racional do trabalho), com a divisão de tarefas
                          1. Paralelamente, surgiu a Teoria Clássica de Fayol. Ela visava garantir a eficiente e correta disposição dos órgãos na empresa, estabelecendo as funções básicas, os elementos e os princípios de Administração
                            1. Além destes, a Administração deve muito a Henry Ford e Elton Mayo. Enquanto o primeiro pregava a intensificação, a economicidade e a produtividade, o segundo desenvolveu a Teoria das Relações Humanas.
                              1. Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.
                              Show full summary Hide full summary

                              Similar

                              Exothermic & Endothermic Reactions (C2)
                              victoriarose
                              Business Studies Unit 2
                              tara.springate
                              Study Plan
                              mlanders
                              Cory & Manuel
                              cory.jones2010
                              Henry VII Rebellions, political power and control
                              hawkhigh
                              GCSE Biology Unit 1 AQA
                              Archie Clay
                              Exchange surfaces and breathing
                              megan.radcliffe16
                              Hitlers Germany
                              gursharonkaur15
                              Unit 3 Business Studies
                              Lauren Thrower
                              The Tempest
                              Dirk Weibye
                              Human Anatomy Final
                              cierarosebernal3