REANIMAÇÃO NEONATAL :)

Description

MAPA MENTAL
adriana souza dos santos
Mind Map by adriana souza dos santos, updated more than 1 year ago
adriana souza dos santos
Created by adriana souza dos santos over 7 years ago
138
0

Resource summary

REANIMAÇÃO NEONATAL :)
  1. SINDROME DE ASPIRAÇÃO DE MECÔNIO
    1. Medidas de prevenção primária, com melhora da saúde materna, reconhecimento de situações de risco no pré-natal, disponibilização de recursos humanos capacitados para atender ao parto e reconhecer complicações obstétricas.
      1. Tratamento do evento, que consiste na reanimação neonatal imediata Tratamento das complicações do processo asfíxico, compreendendo o reconhecimento da asfixia e suas complicações, com terapia dirigida à insuficiência de múltiplos órgãos.
    2. O PREPARO DE ASSISTÊNCIA AO RN.
      1. Todo material necessário para a reanimação deve ser preparado, testado e estar disponível em local de fácil acesso, antes do nascimento. Esse material é destinado à avaliação do paciente, manutenção da temperatura, aspiração de vias aéreas, ventilação e administração de medicações.
        1. Para a recepção do RN, utilizar as precauções-padrão que compreendem a lavagem/ higienização correta das mãos e o uso de luvas, aventais, máscaras ou proteção facial para evitar o contato do profissional com o material biológico do paciente.
      2. CLAMPEAMENTO DO CORDÃO UMBILICAL.
        1. Logo após a extração completa do produto conceptual da cavidade uterina, avalia-se se o RN começou a respirar ou chorar e se o tônus muscular está em flexão. Se a resposta é “sim” a ambas as perguntas, indicar o clampeamento tardio do cordão, independentemente do aspecto do líquido amniótico.
        2. PASSOS INICIAIS DA ESTABILIZAÇÃO/REANIMAÇÃO NO RN.
          1. Diante da resposta “não” a pelo menos uma das três perguntas iniciais: gestação a termo, respiração ou choro presente e tônus muscular em flexão, conduzir o RN à mesa de reanimação.
            1. Pacientes com idade gestacional diferente do termo (340/7-366/7 semanas - pré-termo tardios ou ≥420/7 semanas - pós-termo), recém-nascidos que não iniciam movimentos respiratórios regulares e/ou aqueles em que o tônus muscular está flácido precisam ser conduzidos à mesa de reanimação,
              1. Indicando-se os passos iniciais da estabilização na seguinte sequência: prover calor, posicionar a cabeça em leve extensão, aspirar boca e narinas (se necessário) e secar. Tais passos devem ser executados em, no máximo, 30 segundos.
                1. Para diminuir a perda de calor nesses pacientes, é importante pré-aquecer a sala de parto e a sala onde serão realizados os procedimentos de estabilização/reanimação, com temperatura ambiente de 23-26ºC. O RN é levado à mesa de reanimação envolto em campos aquecidos e posicionado sob calor radiante, em decúbito dorsal, com a cabeça voltada para o profissional de saúde. A mesa de reanimação não deve ter qualquer inclinação.
                  1. Aspirar delicadamente a boca e depois as narinas com sonda traqueal no 8-10 conectada ao aspirador a vácuo, sob pressão máxima de 100 mmHg. Evitar a introdução da sonda de aspiração de maneira brusca ou na faringe posterior, pois pode induzir à resposta vagal e ao espasmo laríngeo, com apneia e bradicardia.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Termos téc. Enfermagem
          Letícia Silva
          Processo de Cicatrização
          Letícia Silva
          Bioética em Enfermagem
          Sachiko Chan
          QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
          Maria Regina
          COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
          erikaaptorres
          SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
          dayse vasconcelos
          Práxis Segura da Enfermagem Radiológica
          thais.marinass
          Patologias dos rins
          Celi cs
          Troca de gases prejudicada -
          ucbjacque@gmaIl.com
          Posologia
          Letícia Silva
          SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
          Witamar Chaves