Fotografia Contemporânea

Description

Atividade de fotografia contemporânea realizada com alunos do ensino fundamental séries finais.
Angélica Herthal
Mind Map by Angélica Herthal, updated more than 1 year ago
Angélica Herthal
Created by Angélica Herthal over 7 years ago
109
0

Resource summary

Fotografia Contemporânea

Annotations:

  • Atividade de fotografia realizada com alunos de  oitavo ano do Colégio Estadual João Mosmann, localizado no município de Parobé/RS. A atividade teve 2 horas/aula de duração.  E foi realizada nos moldes da Pedagogia Relaciona/Construtivismo. No qual professor e aluno atuam juntos na construção do conhecimento. Pois o saber não é algo que esta concluído, e sim esta em um processo de incessante construção e criação. 
  1. Apreciação de imagens

    Annotations:

    • Os alunos irão apreciar imagens de fotografia forçada e de trabalhos do artista October Jones. Com a finalidade de entender um pouco melhor a ideia da perspectiva aplicada a fotografia contemporânea. E também buscar inspiração para a atividade prática que será realizada pela turma. 
    1. Desenho de Personagens

      Annotations:

      • Neste segundo momento, já na sala de aula, cada aluno deverá desenhar a cabeça de um personagem, podendo ser este, personagem de desenho animado, super-herói, ou uma criação do próprio aluno. As imagens deverão ser reproduzidas em folha de desenho e medir 5 centímetros quadrados. As mesmas poderão ser pintadas com lápis de cor e canetinha.
      1. Recortes de Revistas

        Annotations:

        • Os alunos receberão algumas revistas, onde deverão escolher algumas cabeças com expressões faciais interessantes e recorta-las. 
        1. Performance e Fotografia

          Annotations:

          • Neste terceiro momento, os alunos serão dirigidos para o pátio da escola juntamente com seus recortes de revistas e os  desenhos de personagens. Munidos de telefone celular, os alunos deverão tirar fotografias em perspectiva forçada.  Os alunos serão orientados a "encorporarem" os personagens através de performances criativas e divertidas. Quem tiver interesse também poderá fazer uso de outros objetos para a execução das fotografias. 
          1. Apreciação das fotos

            Annotations:

            • (A professora deverá criar um grupo da turma no whats app.) Após o término da atividade no pátio, os alunos deverão postar no grupo de whats da turma as fotografias feitas por eles. E neste grupo também poderão interagir e colocar relatos sobre a atividade.  
            1. Avaliação

              Annotations:

              • Será avaliado a compreensão do aluno a cerca da proposta lançada.. Participação e criatividade.
      2. October Jones

        Annotations:

        • https://br.pinterest.com/pascalverplanck/illustrations_october-jones/ http://www.uhull.com.br/02/21/fantastico-voce-precisa-ver-essas-ilustracoes-feitas-por-october-jones/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Uhull+(Uhull+S.A.)
        1. Fotografia Forçada

          Annotations:

          • https://br.pinterest.com/joeycinho/fotografia-perspectiva-forzada/ http://www.criatives.com.br/2012/05/40-fotografias-com-perspectiva-forcada/
          1. Aula Expositiva

            Annotations:

            • No primeiro momento da aula os alunos serão encaminhados para a sala de vídeo, lá o professor mediará uma aula expositiva dialogada. De maneira breve contara para os alunos a história da fotografia até chegar na fotografia contemporânea.  O professor  também explicará para os alunos o que é perspectiva e perspectiva forçada,  como ela esta presente no nosso cotiano e como ela pode ser manipulada fotograficamente.  Em seguida mostrará para os alunos imagens do trabalho desenvolvido pelo artista October Jones e algumas imagens de fotografia forçada.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Arte Românica
          Pedro Harzer
          Fotografia
          Marcio A F Duarte
          Arte Romana
          vithor lavor
          Racionais MC's
          Rian Sperling
          TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS
          geantur
          EDUCAÇÃO AMBIENTAL -LEI 9.265 - ES
          MARIA BERNARDETE GUIMARAES
          Intensivo UEL
          Otavio Ferreira
          Resumo do filme "Com Amor, Van Gogh" — Artes/Segundo Bimestre
          Giovana Figueiredo
          FOTOGRAFIA
          Eduarda Bauer
          FONTES DE QUE A FOTOGRAFIA SE ALIMENTOU PARA SE INSTITUIR
          Aline Palaoro