Ecologia profunda

Description

UCB Mind Map on Ecologia profunda, created by Carol Castro on 02/03/2017.
Carol Castro
Mind Map by Carol Castro, updated more than 1 year ago
Carol Castro
Created by Carol Castro about 7 years ago
25
1

Resource summary

Ecologia profunda

Annotations:

  • Crise de percepção
  1. À medida que o século se aproxima do fim, as preocupações com o meio ambiente vão aumentando. É necessário que compreendamos a importância não só deles, mas da mudança de nossos próprios valores e pensamentos.
    1. O paradigma que agora está em retrocesso dominou a nossa cultura por vários anos, modelando a sociedade ocidental conforme seus preceitos e influenciando significativamente o restante do mundo. Esse paradigma consiste em vários pensamentos estudados separadamente, ao contrário do novo que desponta nos dias atuais.
      1. O novo paradigma concebe o mundo como um todo integrado. Pode também ser denominado como visão ecológica, se o termo "ecológica" for empregado no sentido mais amplo e mais profundo do que o usual. A percepção ecológica profunda trata da interdependência fundamental de todas as coisas e do fato de que, enquanto indivíduos e sociedades, estamos todos encaixados nos processos da natureza, sendo dependentes.
        1. Existe, ainda, o estudo da ecologia rasa e da ecologia profunda, separadamente. A ecologia rasa é centralizada nos seres humanos e os vê como acima ou fora da natureza, como a fonte de todos os valores, atribuindo apenas valor instrumental à natureza. A ecologia profunda não separa seres humanos ou qualquer outra coisa do meio ambiente natural, mas sim reconhece o valor de todos os seres vivos e apresenta os seres humanos apenas como um fio da "teia da vida". "A essência da ecologia profunda consiste em formular questões mais profundas", sendo também essa a essência para uma mudança de paradigma.
          1. Além da ecologia profunda, existem ainda duas importantes escolas filosóficas de ecologia: a ecologia social e a ecologia feminista, ou "ecofeminismo". Estas, por sua vez, não discutem entre si, mas sim procuram integrar seus pensamentos e abordagens em uma só visão, tornando-a mais coerente.
            1. Ainda no movimento da ecologia profunda, podemos encontrar um número considerável de pensadores que poderiam convencer nossos líderes da importância do novo pensamento, porém a troca de paradigmas requer uma mudança não só em nossa maneira de pensar, como também de nossos valores.
              1. Toda a questão dos valores é fundamental para a ecologia profunda, sendo sua característica central. Enquanto o velho paradigma está centralizado no homem, a ecologia profunda aparece com seus valores centrados na natureza. Quando essa percepção ecológica profunda é aplicada, surge então um novo sistema de ética. Essa "ética ecológica profunda" é necessária nos dias de hoje especialmente para a ciência, uma vez que a maior parte do que os cientistas fazem não atua no sentido de promover e nem de preservar a vida, mas sim no sentido de destruí-la.
                1. Em suma, a "evolução" atual dos paradigmas dá início a uma mudança não só para as áreas de conhecimento científico e valores políticos, mas para a vida.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Aula 03 - As Formas de Avaliação
    Fernanda Favero
    1. Piaget
    caamilapereiram
    Criatividade
    Matheus Araujo2183
    Árvore dos sonhos ucb
    FERNANDA SILVA GONÇALVES DE OLIVEIRA
    1.Gestalt
    caamilapereiram