NARRAÇÃO - CARACTERÍSTICAS

Description

Português (Elementos de Construção do Texto e seu sentido) Mind Map on NARRAÇÃO - CARACTERÍSTICAS, created by Amicus Curiae on 02/04/2017.
Amicus Curiae
Mind Map by Amicus Curiae, updated more than 1 year ago
Amicus Curiae
Created by Amicus Curiae about 7 years ago
19
1

Resource summary

NARRAÇÃO - CARACTERÍSTICAS
  1. NARRADOR

    Annotations:

    •    É aquele que relata os fatos. A história pode ser narrada por um narrador-personagem, em 1ª pessoa, ou por um narrador-observador, em 3ª pessoa.   
    1. NARRADOR-PERSONAGEM, NA 1ª PESSOA

      Annotations:

      •    É uma personagem que, ao mesmo tempo, participa da história e narra os acontecimentos. Em outras palavras, a personagem vê os fatos de dentro da história, ponto de vista interno. Com o narrador-personagem, o foco narrativo é de 1ª pessoa, sendo marcado pelo emprego do pronome pessoal reto eu, além de suas formas oblíquas correspondentes, me, mim. Com o narrador-personagem, a narração é subjetiva, isto é, os fatos são narrados de acordo com os sentimentos e as emoções daquele que narra.   
      •    Por exemplo, a frase que diz. contou-me um guia em Buenos Aires, que quando se diz que essa cidade é a mais europeia das Américas, muitas pessoas torcem o nariz. Pura dor de cotovelo! Quem conhece Buenos Aires como eu, sabe que isso é verdade. {{Pause=0,6}}   
      1. NARRADOR-OBSERVADOR, NA 3ª PESSOA

        Annotations:

        • Relata os acontecimentos da narrativa como observador. Em outras palavras, alguém está observando o fato de fora e o relata. O foco narrativo é de 3ª pessoa, sendo marcado tanto pelo emprego dos pronomes ele, ela e seus plurais, quanto pelo uso de verbos em 3ª pessoa. Com o narrador-observador, a narração é objetiva, ou seja, aquele que relata os fatos narra-os sem demonstrar seus sentimentos.   
        • Por exemplo, a frase que diz. Ele morava numa cidadezinha do interior. Tinha nascido ali, conhecia todo mundo. Era muito dado, dado demais para o gosto da mulher, que estava sempre de olho nos salamaleques que ele vivia fazendo para amulherada do lugar. Puras gentilezas, dizia ele.
      2. PERSONAGEM

        Annotations:

        • É o elemento que participa da história. Pode ser pessoa, coisa ou animal. O narrador deve sempre criá-la, pois não há narração sem personagem.   
        1. ESPAÇO OU LUGAR

          Annotations:

          •    É a localização física e geográfica dos fatos narrados, a fim de estimular a imaginação do leitor.   
          1. TEMPO

            Annotations:

            •    É o momento em que a história se passa. O tempo da narração pode ser presente, passado ou futuro. Em narrativas, há o predomínio do tempo passado, pois essa tipologia textual tem como característica básica o fato consumado, isto é, o fato narrado já ocorreu. Quando a intenção é a criação do imaginário ou a sensação de fantasia, usa-se a forma do pretérito imperfeito do indicativo.   
            1. ENREDO

              Annotations:

              •    É definido como a trama desenvolvida em torno das personagens, sendo formado pela sequência de ações, causa e efeito, que se desenrolam durante a narrativa.   
              1. TIPO DE DISCURSO
                1. DIRETO

                  Annotations:

                  •    As personagens apresentam suas próprias palavras, sendo precedidas dos chamados verbos declarativos, tais como falar, dizer, responder, argumentar, confessar, ponderar, expressar etc. O discurso direto também é marcado por alguns recursos de pontuação, como dois-pontos, travessão, aspas, mudança de linha, cuja finalidade é anunciar a participação direta das personagens.   
                  •    Por exemplo. 1. O servidor disse ao chefe: - Pretendo fazer hora extra. 
                  1. AS PERSONAGENS APRESENTAM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS
                  2. INDIRETO

                    Annotations:

                    •    Ocorre quando o narrador, com suas próprias palavras, transmite a fala das personagens. O discurso indireto apresenta os verbos declarativos falar, dizer, responder, argumentar, confessar, ponderar, expressar etc, sendo marcado também pela subordinação, isto é, oração subordinada substantiva objetiva direta, entre as orações, com as conjunções integrantes que e se.   
                    • Por exemplo na seguinte frase. O servidor disse ao chefe que pretendia fazer hora extra.
                    1. NARRADOR, COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, TRANSMITE A FALA DAS PERSONAGENS.
                    2. INDIRETO LIVRE

                      Annotations:

                      •    O discurso indireto livre ocorre quando as falas da personagem e do narrador se misturam, narrador onisciente, isto é, aquele que, além de conhecer os fatos, sabe em que a personagem está pensando, isto é, a fala da personagem é incluída no discurso do narrador. Nesse tipo de discurso, não há verbos declarativos e recursos de pontuação, como dois-pontos, travessão, aspas, mudança de linha. Essa mistura ocasiona um monólogo da personagem.   
                      •    Por exemplo, na seguinte frase. Aperto o copo na mão. Quando Lorena sacode a bola de vidro a neve sobe tão leve. Rodopia flutuante e depois vai caindo no telhado, na cerca e na menininha de capuz vermelho. Então ela sacode de novo. ‘Assim tenho neve o ano inteiro’. Mas por que neve o ano inteiro? Onde é que tem neve aqui? Acha linda a neve. Uma enjoada. Trinco a pedra degelo nos dentes."
                      1. AS FALAS DA PERSONAGEM E DO NARRADOR SE MISTURAM, NARRADOR ONISCIENTE, ISTO É, AQUELE QUE, ALÉM DE CONHECER OS FATOS, SABE EM QUE A PERSONAGEM ESTÁ PENSANDO
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
                    trackerian
                    Gramática - Visão Geral - Fonologia
                    tiago meira de almeida
                    Gramática - Fonologia - Quiz I
                    tiago meira de almeida
                    Português concurso
                    Roberta Souza
                    ACENTUAÇÃO GRÁFICA
                    Viviana Veloso
                    ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
                    Viviana Veloso
                    ACENTUAÇÃO GRÁFICA
                    Viviana Veloso
                    GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
                    Viviana Veloso
                    FONOLOGIA estudo dos sons
                    Viviana Veloso
                    Figuras de linguagem
                    Roberta Souza
                    SUBSTANTIVOS
                    Viviana Veloso