tipos de clima

Description

F
V A
Mind Map by V A, updated more than 1 year ago
V A
Created by V A about 7 years ago
12
0

Resource summary

tipos de clima
  1. tipos de clima

    Annotations:

    • tipos de clima
    1. Clima Equatorial: Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha do Equador. Apresentatemperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C, pequenaamplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000 milímetros por ano.
      1. Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidadevaria conforme a sua localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pelamaritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do continente, que são influenciadas pelacontinentalidade. Assim, as médias de pluviosidade variam entre 1.000 e 2.000 por ano e dependem da região em que se encontram. Em virtude dessa variação de umidade, o clima tropical pode ser dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo e Clima tropical continental ou clima tropical típico. As áreas mais elevadas do clima tropical apresentam temperaturas mais amenas em razão da variação de altitude, o que configura o clima tropical de altitude.
        1. biomas da terra
          1. Os biomas (bio = vida; oma = proliferação) são espaços geográficos que apresentam um somatório de ecossistemas vizinhos e semelhantes. O ambiente terrestre é divido em grandes comunidades, apresentando características distintas entre si, e essa classificação dos biomas é baseada em ligações dos aspectos biológicos e físicos (clima, relevo, vegetação) de uma determinada formação. No entanto, os sistemas ambientais utilizam-se da classificação de vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais (biomas).
            1. floresta temperada
              1. floresta boreal
                1. campos
                  1. floresta tropical
                    1. tundra
                      1. desertos
                      2. elementos que influenciam o clima
                        1. Um ou mais fatores climáticos podem interagir, influenciando na temperatura, umidade, pluviosidade e deslocamento de ar. Os principais fatores dos clima são: altitude, longitude, continentalidade, maritimidade, relevo, vegetação, massas de ar e urbanização.
                          1. Altitude   Como o aquecimento do ar é feito por irradiação, em locais mais altos a temperatura é menor. Logo, quanto maior a altitude, menor a temperatura. Por isso que o cume de altas montanhas apresenta gelo permanente. Por isso também, que as temperaturas médias anuais são mais baixas em cidades localizadas em áreas altas de montanhas. No Brasil, podemos citar como exemplos as cidades da Serra Gaúcha e também Campos do Jordão (estado de São Paulo).
                            1. Maritimidade   O clima de regiões próximas ao litoral recebe muita influência dos oceanos. Geralmente, cidades litorâneas são muito úmidas, com presença de alto índice pluviométrico (chuvas). Essa umidade é originária da evaporação da água dos oceanos que atinge o continente de forma mais intensa nas áreas litorâneas do que nas localizadas no interior. Por isso, a umidade do ar e o índice pluviométrico são maiores em cidades como Santos (litoral paulista) e menores em Brasília (interior).
                              1. Latitude   Quanto maior a latitude, menor a média de temperatura anual. Isso acontece, pois os raios solares incidem com maior inclinação em regiões mais distantes da linha do Equador. Por outro lado, regiões mais próximas da linha do Equador recebem raios solares com menor inclinação, apresentando maior aquecimento. É por isso que faz mais calor na América Central do que no norte da Europa. Da mesma forma, a média de temperatura anual é maior em Manaus do que em Porto Alegre.
                                1. Massas de ar   O clima do planeta é muito influenciado pelas massas de ar. Elas podem, de acordo com a região onde surgem, serem quentes, frias, úmidas ou secas. As massas de ar que se formam nos polos (norte e sul) são frias e úmidas. Já as massas de ar que se formam na região no litoral, próxima a linha do Equador, são úmidas e quentes. Regiões que estão localizadas em áreas influenciadas por estas massas de ar, assumem suas características climáticas, quando estão sob o efeito delas. No inverno, por exemplo, o Rio Grande do Sul recebe forte influencia da Massa de Ar Polar Atlântica, que leva muito frio e umidade para as cidades deste estado.
                                2. ação antropica
                                  1. Ações antrópicas são as alterações realizadas pelo homem no planeta Terra. A ação antrópica na natureza sempre aconteceu, desde os tempos antigos até hoje em dia. Pois sempre quando utilizamos algo do meio ambiente, o alteramos de alguma maneira.
                                  Show full summary Hide full summary

                                  Similar

                                  Simulado + 20
                                  Leonei Almeida Souza
                                  Simulado + 06
                                  Leonei Almeida Souza
                                  Simulado + 11
                                  Leonei Almeida Souza
                                  Simulado + 12
                                  Leonei Almeida Souza
                                  Simulado + 25
                                  Leonei Almeida Souza
                                  Simulado + 07
                                  Leonei Almeida Souza
                                  Simulado + 14
                                  Leonei Almeida Souza
                                  Simulado + 22
                                  Leonei Almeida Souza
                                  Química
                                  Brunna Souza
                                  Simulado + 21
                                  Leonei Almeida Souza
                                  Simulado + 23
                                  Leonei Almeida Souza