PLATELMINTOS

Description

Mind Map on PLATELMINTOS, created by andrielivipaan on 25/09/2013.
andrielivipaan
Mind Map by andrielivipaan, updated more than 1 year ago
andrielivipaan
Created by andrielivipaan over 10 years ago
452
11

Resource summary

PLATELMINTOS
  1. CARACTERÍSTICAS GERAIS:
    1. São animais invertebrados que possuem simetria bilateral, presença de três folhetos embrionários e ausência de cavidade celomática (acelomados). Podem ser terrestres, habitando locais úmidos, ou aquáticos, de água doce e também salgada, existindo espécies parasitas.
    2. CORPO:
      1. Os platelmintos são animais que apresentam o corpo achatado e sua espessura, quase desprezível, proporciona uma grande superfície em relação ao volume, o que lhes traz vantagens. A forma achatada desses animais relaciona-se diretamente com a ausência dos sistemas: digestivo e excretor, digestivo e secretor,respiratório e circulatório, secretor e nervoso e excretor e circulatório.
      2. FISIOLOGIA:
        1. DIGESTÃO: Os sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca.
          1. RESPIRAÇÃO: Não possuem sistema respiratório, e as trocas gasosas são feitas pela epiderme, por difusão. Este tipo de respiração recebe o nome de tegumentar ou cutânea e ocorre nas espécies de vida livre, pois as parasitas fazem respiração anaeróbia.
            1. EXCREÇÃO: São os primeiros animais a apresentar sistema excretor. O protonefrídio, que é formado por vários túbulos excretores com células-flama. As células-flama são fundamentais neste sistema excretor. Apresentam vários flagelos que promovem a movimentação dos fluidos, fazendo com que eles sejam muito bem filtrados. Os resíduos caem em um sistema de ductos ou túbulos, que se abrem para o exterior através de estruturas chamadas nefridióporos, que são poros excretores. Estes poros situam-se na superfície dorsal do corpo, lateralmente.
              1. SISTEMA NERVOSO: São os primeiros animais com um sistema nervoso central. Apresentam um processo chamado cefalização, ou seja, uma cabeça com estruturas nervosas e sensoriais. O sistema nervoso dos platelmintos é chamado ganglionar, formado por dois gânglios nervosos, que estão ligados a dois cordões nervosos ventrais e longitudinais, que são ligados por comissuras transversais e que percorrem toda a região ventral, até a parte posterior do verme.
              2. REPRODUÇÃO:
                1. Geralmente são hermafroditas (podendo ou não fazer a autofecundação) sendo que alguns se reproduzem por partenogênese. Nos tuberlários e trematódeos monogenéticos, o desenvolvimento é direto. Já nos digenéticos e cestóides é indireto. Os platelmintes de menor porte podem se dividir por fissão(também chamada de bipartição). As planárias sofrem fissão longitudinal, e cada metade se regenera e forma uma nova planária. Trata-se de uma forma de reprodução assexuada. Os platelmintes também podem realizar reprodução sexuada. Novamente como exemplo as planárias, elas se unem e trocam semens masculinos podendo assim fecundar.
                2. CLASSES:
                  1. TUBELÁRIOS: São animais de vida livre, possuem cílios para locomoção e um aspecto foliáceo. Um exemplo de representante desta classe é a planária. São hermafroditas e fazem fecundação cruzada, a autofecundação é rara. Os dois indivíduos que estão acasalando ficam unidos pelos poros genitais. Evidenciando um desenvolvimento direto. As mesmas possuem grande poder de regeneração.
                    1. CESTÓDEOS: São endoparasitas de corpo alongado, representados pelas tênias. Não possuem cílios, o corpo é metamerizado e não possuem tubo digestivo, alimentando-se por difusão dos nutrientes pré-digeridos pelo hospedeiro. As tênias são solitárias e podem atingir até oiro metros de comprimento e são hermafroditas. Imagens: Teníase (ciclo) e Cisticercose (ciclo).
                      1. TREMATÓDEOS: São endo ou ectoparasitas. Possuem ventosas para fixação, uma na região oral, outra ventral. Possuem cutícula protetora na epiderme e não possuem cílios. São hermafroditas, mas o S. mansoni é dióico. A fêmea vive numa cavidade do macho chamada canal ginecóforo. Fazem fecundação cruzada e interna. Como representante hermafrodita temos a Fasciola hepatica, que parasita o fígado de carneiros e eventualmente o ser humano. Imagem de Esquistossomo (ciclo), um representante desta classe.
                      2. Nomes: Andriele Reser e Luiza Severo. Turma: 304.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Simulado sobre o Reino Animal
                        Daniel Pereira
                        Reino Monera
                        nathaliaires
                        REINO ANIMALIA (INVERTEBRADOS)
                        Matheus de Paula Castro
                        Platelmintos
                        Thiago Vale
                        Artrópodes
                        Thiago Vale
                        Filo Cnidaria
                        Isabelle Christine Yai
                        REINO ANIMALIA (INVERTEBRADOS)
                        Reginaldo Fonseca
                        Filo Porifera
                        Isabelle Christine Yai
                        Invertebrados
                        Laura Barbosa
                        REINO ANIMALIA (INVERTEBRADOS)
                        Natã Vargas
                        Cnidário
                        Thiago Vale