Psicologia da Educação -Concepções de Aprendizagem

Description

Mind Map on Psicologia da Educação -Concepções de Aprendizagem, created by iohanamachado on 15/05/2015.
iohanamachado
Mind Map by iohanamachado, updated more than 1 year ago
iohanamachado
Created by iohanamachado almost 9 years ago
6
0

Resource summary

Psicologia da Educação -Concepções de Aprendizagem
  1. Inatismo /nativista / apriorista : cada um de nós já nasce com seu potencial pré determinado pela sua genética, hereditariedade ou determinismo biológico. Aguardando maturação para desenvolvimento. Olhamos fatores internos, intrínsecos,endógenos . Escola oferece condição para maturação. Sujeito passivo pela questão biológica. Presente na Educação e na Neurociência aborda quantidade de neurônios de acordo com a idade .Avaliação (prova) eu culpo o indivíduo , pelo sua genética. Autor Rousseau. " Filho de peixe, peixinho é"
    1. Neurociência:Olha a aprendizagem a partir do cérebro ( neurônio) questão da poda neuronal ( a 1º ocorre aos 6 anos, morre o neurônio que não é usado mais ) e neuroplasticidade ( neurônio sobrando trabalham em outro função ) . Na educação invisto na criança de até 6 anos, melhor fase , mais potêncial de aprendizagem, período chamado " Janelas da aprendizagens" , " período críticos "
    2. Teorias de como o homem aprende / se desenvolve
      1. Ambientalista / behaviorista ou comportamentalista : ignorou a questão biológica, aborda questões ambientais exteriores ao indivíduo. O sujeito no meio favorável, alimentação, cultural, bem equipado, tem mais possibilidades de desenvolvimento pleno. Olhamos fatores externos exógenos e extrínsecos .Avaliação (prova ) através do comportamento eu comprova o potêncial de desenvolvimento de cada aluno,Eu culpo o ambiente onde ele está inserido. premissa determinismo social, empirismo o que vem de fora. Ainda presente na Educação. hj na educação .Sujeito passivo pelas questões ambientais. Skinner. " Àgua mole pedra dura tanto bate até que fura"

        Annotations:

        • lllllllllllllllllllllllllllllll
        1. Concepção baseada no conceito de estímulo( provocado) X resposta( desejado),Quanto mais repetição( por longo prazo) maior chance resposta adequada (mas não duradoura). Watson apoiado no positivismo, padrão de aprendizagem e avaliação. Desconsidera o sujeito não pensa, uma tábula rasa, pronto para ser modelada.Ação externa de provocação e não mediação. Reforço, estimulo + sistema de recompensa = após a resposta desejada, gerando o condicionando o sujeito aquilo( condicionamento operante de Skinner) experimento da caixa de ratos .Planejamento rígido não é flexível,( expoente, positivo )
        2. Interacionista ( interação aspectos biológico + ambiental)Defende que a interação de ambos, que dá a possibilidade do sujeito se desenvolver. Através da mediação intencional em prol da aprendizagem.Não há determinismo tudo é construido. Prática de educação ideal hj. Palavra chave: Construtivismo.Sujeito ativo na construção do seu conhecimento.Interacionismo Construtivista ( Piagetiano) e Sócio-interacinista ( Vigostsky e Wallon) . " Quem se mistura com porco farelo come" "Quem tem boca vai a Roma"
          1. Piaget(Suiça): Epistemologia genética. Contrario ao Behaviorismo, sujeito pensante , ativo e crítico. Inteligência não é inata é construida. A inteligência é quando ocorre uma organização cognitiva das experiências.Quanto mais as crianças organizam suas experiências, mais inteligência ela fica. "Só há aprendizagem se houver desenvolvimento ( cognitivo) ". Ele desconsidera as questões sociais. Estágio de desenvolvimento Cognitivo( intelectual) . Sensório motor ( o a 2 anos bebê, inteligência prática, com corpo, sentindo e experimentando, aprendizagem através dos sentidos olfato, audição, tato, visão etc)Pré-operatório ela não trabalha com a lógica (2 a 7 anos nessa etapa a criança começa a falar e começa o simbolismo dá a um objeto outra função,incentivar a brincadeira do faz de conta , literal ela não entende metáfora 2 e3 anos egocentrismo., animismo a criança dá animo aquilo que não tem vida) Operatório Concreto ( 7 a 11 anos usa lógica p resolver problemas , de objetos reais)
            1. Estagio operatório formal ( a partir de 12 anos)Raciocínio científico, formula hipóteses, coloca regras em coisas abstratas. Desenvolvimento ocorre pelos esquemas:assimilação ( utilização de um esquema para resolver um problema , de forma semelhante como no passado) e a acomodação ( se um esquema enfrenta nova situação, isso é incorporado ao esquema). A base maturacional desse desenvolvimento só permite que a criança assimile e acomode as informações, quando esta já for madura o suficiente para isso. Segundo Piaget o desenvolvimento do intelecto ( maturação) depende do desenvolvimento do sistema nervoso da criança. Processo de negociação, reparação de danos ( arrumar o que quebrou) construção de autonomia.Aqui a grande questão .Piaget me dá um ponto de partida para iniciar trabalhos com crianças.
            2. Sócio-interacionista Vygotsky( Russia) : Aprendizagem coletica, com outro, com a cultura onde está inserido. O desenvolvimento é impulsionado pela linguagem ( fala- principal função mental superior) das interações com outro e com meio.Conceito da Zona de desenvolvimento proximal (zpd) Aprendizagem ocorre no intervalo entre o conhecimento real ( o que vc faz sozinho) e potencial(o que vc faz com ajuda do outro). A interação tem um papel crucial e determinante, quanto mais rica as interações, contato com a cultura eu amplio a função metal superior ( desenvolvimento). " As aprendizagens favorecem o desenvolvimento". Professor e aluno papel fundamentais na aprendizagem. Entender o os aspectos sócio histórico cultural dos alunos. Vygotsky diferenciou dois tipos de mediadores instrumentos ( objetos para facilitar a vida ) signos ( são mensagens, significado) de acordo com cada cultura. Internalização da cultura que compartilho ( o externo transformado em interno) começa a construir sentido.
              1. Fala( mecânica) e pensamento( mexer, brincar) :ambos acontecem paralelamente, a fala alimenta seu pensamento.Quanto mais fala( intercâmbio social ),mais ela pensa. Na ( ZPD) o professor mediador ,que tem falar do universo do aluno, aprendizagem significativa. Apresentar novas atividades, desafios, constantemente para fazer a criança pensar, colocar dois alunos para realizar uma atividade juntos, isso é a (ZDP) Ativada quando o aluno entra em contato com uma experiência nova, abrir o máximo de ZPD para o sujeito( adulto e criança) alcançar a zona de desenvolvimento potencial . Isso não foi feito para medir, só para conhecer a importância do professor. Aqui a grande questão é a fala.
              2. Wallon: Revolicionário médico ( França). Palavras chave emoção,afetividade e motricidade ou movimento. Proposta de humanizar a inteligência, parar de olhar a inteligência como atributo cognitivo e colocar o peso na emoção.Pois para Wallon foi a emoção que permitiu que nos constituirmos uma espécie, esse cuidado com outro. Toda emoção é orgânica não acontece no cérebro, mas sim no corpo todo.Aprendizagem tem impacto no corpo todo.Não é a cabeça que aprende, mas sim o indivíduo.Trabalha com a perspectiva da emoção mau humor, grosseria, felicidade inclusive a aprendizagem ser orgânica e contagiosa. Constelações familiares cada criança tem a sua, pessoas que convivem tem cultura e emoção, logo o professor pode interferir . Não há formação do eu , se não houver o outro( perspectiva da interação.Eu sou hj a junção de um pouco de todos que passaram na minha vida.Eu sou o que me ajudaram a ser. Professor papel importante nessa constituição do sujeito.
                1. Conceito de pscicomotricidade exprimimos a emoção pelo corpo, valoriza o corpo. Criança precisa se movimentar, quanto mais movimenta mais aprende.Wallon muito importante na Educação Infantil, almofadas na sala.Escola Langevin Wallon respita o corpo e emoção da criança, essa escola trouxe a perspectiva do ciclo ( composto por 2 a 3 anos dando oportunidade para as crianças aprenderem em seu ritmo.) O nome dado na criança tem haver com a expectativa dos pais em relação ao futuro da criança.
              3. Epigenética estudo que o ambiente têm o poder de transformar o código genético do sujeito, podendo inclusive o essa alteração ser transmitidas para seus descendentes(antes inalterado pelo o inatismo). Ele é contra qualquer forma de determinismo tanto social, como biológico, porque esse termo retira a possibilidade de transformação do sujeito.
                1. Conectivismo: Há uma discussão se é uma concepção ou se é uma concepção dentro no Interacinismo. Utilização de ferramentas tecnológicas (interação com ambiente digital) para aprender, link, redes sociais.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Mind Maps Essay Template
                  linda_riches
                  BIOLOGY B1 3
                  x_clairey_x
                  Chemistry 3 Extracting Metals Core GCSE
                  Chloe Roberts
                  Memory - AQA Psychology Unit 1 GCSE - created from Mind Map
                  joshua6729
                  Who was to blame for the Cold War?
                  Will Barnes
                  AQA GCSE Additional Science - Physics Questions
                  Michael Priest
                  Key Biology Definitions/Terms
                  courtneypitt4119
                  GCSE Chemistry C3 (OCR)
                  Usman Rauf
                  Geography Tourism
                  lauramarypowell
                  Celiac Disease
                  wedad attar
                  Siege bank callouts
                  niklas weckerle