Ditadura no Uruguai

Description

Entre 27 de junho de 1973 até 28 de fevereiro de 1985, o Uruguai enfrentou uma ditadura civil-militar. Foi um período durante o qual este país foi regido por um governo civil-militar não constitucional, surgido através do golpe de estado. Este período foi marcado pela proibição dos partidos políticos, da ilegalização dos sindicatos e perseguição, tortura e execução de opositores ao regime.
Laura Corino
Mind Map by Laura Corino, updated more than 1 year ago
Laura Corino
Created by Laura Corino over 8 years ago
420
1

Resource summary

Ditadura no Uruguai
  1. Entre 27 de junho de 1973 até 28 de fevereiro de 1985, o Uruguai enfrentou uma ditadura civil-militar. Este período foi marcado pela proibição dos partidos políticos, da ilegalização dos sindicatos e perseguição, tortura e execução de opositores ao regime. Foi um período durante o qual este país foi regido por um governo civil-militar não constitucional, surgido através do golpe de estado.
    1. O discurso do presidente do Uruguai, Juan Maria Bordaberry em 27 de junho de 1973, transmitido através do rádio e da televisão marca o início da ditadura no país. Naquele dia, Bordaberry com o apoio das Forças Armadas, perpetra o golpe de Estado, fechando o Senado, a Câmara dos Deputados e anunciando a criação de um Conselho de Estado para substituir o parlamento. O pretexto era a necessidade de uma reforma constitucional que reafirmasse os princípios republicanos-democráticos. Em 1975, Juan María Bordaberry instituiu o chamado Conselho da Nação, um órgão executivo onde os representantes não teriam que ser eleitos pelo voto popular, e seria constituído por civis como ex-presidentes da República, membros da Suprema Corte de Justiça, figuras de grande relevância nacional e por membros das Forças Armadas.
      1. Os conselhos posteriores seriam formados por cooptação, ou seja, a escolha dos membros é dada pelas pessoas que compunham o conselho anterior.Em junho de 1976, Juan María Bordaberry expôs para as Forças Armadas novas medidas de organização para o governo, entre as quais envolviam: A destituição dos partidos políticos; A soberania nacional seria exercida mediante de plebiscitos ou indiretamente pelo Conselho da Nação, integrado pelo Presidente da República e os Comandantes Chefes das Forças Armadas; A eliminação da democracia representativa, sendo o Presidente da República eleito por um período de cinco anos pelo Conselho da Nação.
        1. A proposta desagradou as Forças Armadas, que acreditavam que acabar com os partidos políticos seria uma atitude arriscada. Recusou-se a proposta, causando assim um conflito entre Juan Maria e os representantes de alto escalão das Forças Armadas. Em 30 de novembro de 1980 houve um plebiscito constitucional que foi proposto pelo governo
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Projeto Med 2015: História e Geografia
    elisacoltro
    O Clima - Geografia
    GoConqr suporte .
    Simulado Geografia
    Marina Faria
    Geografia do Brasil
    JOISSE DE OLIVEIRA
    Geografia - Mapa do Brasil
    GoConqr suporte .
    Blocos econômicos
    Ighor Ferreira
    CLIMA GEOGRAFIA
    Alice Sousa
    Revolução Industrial século XVIIl e XIX
    izabelamendeslop
    Geografia- ENERGIA
    jpedrohenriques
    Geografia - Cartografia
    Jessica Caroline de Macedo
    Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
    Catarina Troiano