ANÁLISE DE DADOS DEMOGRÁFICOS

Description

Mind Map on ANÁLISE DE DADOS DEMOGRÁFICOS, created by tiacrica on 21/11/2015.
tiacrica
Mind Map by tiacrica, updated more than 1 year ago
tiacrica
Created by tiacrica over 8 years ago
6
0

Resource summary

ANÁLISE DE DADOS DEMOGRÁFICOS
  1. tem como objetivos: apresentar e estabelecer as relações entre os componentes da dinâmica demográfica brasileira e sensibilizar profissionais e gestores de saúde para a percepção de que as informações demográficas devem ser consideradas no contexto da saúde pública.
    1. . Em um estudo demográfico as principais variáveis que devem ser consideradas são: o tamanho da população; sua distribuição por sexo, idade, estado conjugal; natalidade, fecundidade, mortalidade e migrações (distribuição da população segundo região geográfica de residência atual, anterior e de nascimento).
      1. Desde os anos 1960 que a taxa de crescimento da população brasileira – percentual de incremento médio anual da população residente em determinado espaço geográfico, no período considerado, o valor da taxa refere-se à média anual obtida para um período de anos compreendido entre dois momentos, em geral correspondentes aos censos demográficos – vem experimentando contínuos declínios. O último período 2000-2010 é uma continuidade da tendência observada a partir da década de 1960, com a população brasileira passando a crescer a um ritmo menos acentuado, 1,17% ao ano, aumentando o tempo estimado em que o volume populacional se duplicaria, 59,6 anos.
        1. As taxas de crescimento das áreas urbana e rural declinam em relação ao período 1991-2000, 37,1% e 50,4%, respectivamente. A área urbana passa a crescer a uma taxa de 1,55% e a rural diminui o ritmo de perda para 0,65% ao ano, acarretando diminuição do número de habitantes residindo em áreas rurais
          1. A distribuição por sexo e idade de uma população é, na realidade, reflexo da história da sua dinâmica populacional, desde um passado relativamente longínquo. O número de pessoas de uma população, em uma determinada idade, é o resultante do número de nascimentos que ocorreram anos atrás e dos níveis de mortalidade aos quais estes indivíduos estiveram sujeitos desde que nasceram. Vale destacar que para expressar a relação quantitativa entre os sexos, bem como para analisar variações geográficas e temporais na distribuição da população por sexo, utiliza-se um indicador demográfico chamado Razão de sexos – se ela for igual a 100, o número de homens e de mulheres equivalem-se; acima de 100 há predominância de homens e, abaixo, predominância de mulheres. Observa-se também que este indicador sofre influência das taxas de migração e de mortalidade diferenciadas por sexo e idade.
            1. Mortalidade Ao estudar a mortalidade não se pode perder de vista que, se por um lado a morte é encarada como fenômeno individual dependente de fatores biológicos, quando vista sob o ângulo de um fenômeno coletivo está afetada pelo contexto social em que os indivíduos realizam suas trajetórias de vida. Assim a interação do social com o biológico determina modificações que acabam por alterar os riscos de morrer dos indivíduos.
              1. A natalidade refere-se à relação entre os or, o número de nascidos nascimentos vivos e a população total. Observa- ção: adota-se, no numeradvivos informados no Sistema de Informa- ções sobre Nascidos Vivos (Sinasc), desde que igual ou superior a 90% do número de nascidos vivos estimado por métodos demográficos. Sendo inferior, recomenda-se adotar o número estimado. Os totais para as regiões e o Brasil combinam os dados diretos e indiretos. A taxa bruta de natalidade (TBN) depende da maior ou menor intensidade com que as mulheres têm filhos a cada idade, do número das mulheres em idade fértil, como proporção da população total, e da distribuição etária relativa das mulheres dentro do período reprodutivo. Portanto, não é um bom indicador para se analisar diferenciais de níveis de fecundidade entre populações.
                1. É importante não confundir fecundidade com fertilidade. A fertilidade diz respeito ao potencial reprodutivo das mulheres, enquanto fecundidade é o resultado concreto da capacidade reprodutiva delas (filhos tidos). Vale destacar que quanto maior o controle exercido pelas mulheres sobre o tamanho de sua prole (utilização de métodos contraceptivos) maior será a distância entre a fertilidade e a fecundidade. O estado conjugal (duração das uniões), a idade do início da vida sexual, a frequência das relações sexuais e perdas fetais, bem como o uso de métodos contraceptivos são alguns elementos que são levados em consideração nas análises e cálculos da fecundidade1 .
                  1. Migrações
                    1. A mobilidade espacial da população no território nacional insere-se em um contexto mais amplo de transformações da sociedade em seu conjunto. Cabe destacar que os distintos contextos históricos, econômicos, sociais, demográficos e políticos tiveram implicações nos processos de redistribuição da população e de urbanização ao longo do século XX.
                      1. As trocas entre as unidades da Federação mostram que as principais correntes migratórias, observadas no passado, mantiveram-se, destacando-se a migração de retorno no contrafluxo, tendo a unidade da Federação do Nordeste brasileiro apresentado os maiores percentuais de retornados entre os imigrantes, como o Ceará e a Paraíba com quase a metade dos imigrantes, nesses cinco anos, composta por retornados. Esses dois estados têm como principais unidades da Federação de origem, no quinquênio 1995-2000, São Paulo e Rio de Janeiro. Com exceção do Rio Grande do Norte e de Sergipe, os demais estados da Região Nordeste apresentaram percentuais de retornados acima de 40% do total de imigrantes em seus estados. Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais também tiveram mais de um terço de retornados no total de imigrantes.
                        1. Migrações internacionais
                          1. no cotidiano social, nos mercados de trabalho, nas sociedades de chegada e de partida, As migrações internacionais, no século XXI, adquirem, cada vez mais, papel importante nos fluxos financeiros e na mobilidade da força de trabalho11, tornando-se a expressão social dos processos recentes da divisão internacional do trabalho e de seus impactos territoriais.
                            1. O primeiro aspecto refere-se ao número crescente de jovens da classe média que contam com alguma experiência internacional, via intercâmbio ou turismo, uma vez que a barreira da língua é cada vez menor. E o segundo aspecto refere-se à demanda por mão de obra nos países europeus que deve aumentar substancialmente nas próximas décadas, como resultado da fecundidade abaixo do nível de reposição e do envelhecimento populacional.
                              1. A migração de brasileiros para outros países tornou-se tema importante nos últimos anos, tanto nos meios acadêmicos e governamentais, como a repercussão que ganhou na mídia e nos meios de comunicação.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Análise de Dados Demograficos
        Denise da Silva Pinheiro
        Análise de Dados Demográficos
        renatafmgyn
        Chemistry Facts
        beth2384
        10 Study Techniques
        PatrickNoonan
        An Inspector calls Techniques
        anya14
        01 Long Term causes of the French Revolution
        Holly Lovering
        B6 - Brain and Mind OCR
        franimal
        Frankenstein by Mary Shelley
        nina.stuer14
        The Cold War Quiz
        Niat Habtemariam
        AS Biology- OCR- Module 1 Cells Specification Analysis and Notes
        Laura Perry