13. Eng de Software:Modelo Processo Ágil de Desenvolvimento

Description

Tecnologia da Informação e Comunicação Engenharia de Software Mind Map on 13. Eng de Software:Modelo Processo Ágil de Desenvolvimento, created by Jamil Yahuza Felippe on 19/06/2014.
Jamil Yahuza Felippe
Mind Map by Jamil Yahuza Felippe, updated more than 1 year ago
Jamil Yahuza Felippe
Created by Jamil Yahuza Felippe almost 10 years ago
148
4

Resource summary

13. Eng de Software:Modelo Processo Ágil de Desenvolvimento
  1. As definições modernas de desenvolvimento de software ágil evoluíram a partir de meados de 1990, como parte de uma reação contra métodos caracterizados por uma regulamentação complexa e rígida e contra a regimentação e sequenciamento usados no modelo em cascata. O objetivo era desburocratizar os procedimentos que tornavam as etapas dos processos lentas, o que era contrário ao modo de trabalho usual dos engenheiros de software.
    1. Inicialmente, os métodos ágeis foram denominados de “métodos leves”. Em 2001, Kent Beck e dezesseis outros profissionais notáveis da área de engenharia de software se reuniram, adotaram o nome de métodos ágeis, e publicaram o Manifesto Ágil, documento que reúne os princípios e práticas dessa metodologia de desenvolvimento. Esses veteranos formaram a Agile Alliance (ou Aliança Ágil), uma organização não lucrativa que promove e fomenta o desenvolvimento ágil (BECK, 2001).
      1. Os principais modelos baseados na concepção de desenvolvimento ágil incluem
        1. O Scrum: criado em 1986
          1. O ASD: (Adaptive Software Development)
            1. O FDD: (Feature Driven Development)
              1. O DSDM (Dynamic Systems Development Method), de 1995
                1. O Crystal e a XP (eXtreme Programming ou Programação Extrema), criados em 1996.
            2. Os membros da Aliança Ágil declararam os princípios da metodologia em seu manifesto da seguinte forma: "Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Por meio desse trabalho, passamos a valorizar: — Indivíduos e interação entre eles, mais que processos e ferramentas; — Software em funcionamento, mais que documentação abrangente; — Colaboração com o cliente, mais que negociação de contratos; — Responder a mudanças, mais que seguir um plano. Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda" (BECK, 2001).
              1. O Desenvolvimento Ágil de Software (Agile Software Development)envolve uma metodologia que visa minimizar os riscos, por meio de desenvolvimentos em curtos períodos ou iterações
                1. A iteração típica envolve o desenvolvimento em fases curtas, de uma a quatro semanas, envolvendo todas as tarefas necessárias para implantar uma funcionalidade.
                  1. Considerando-se o período curto de cada iteração, a comunicação mantida entre os stakeholders é em tempo real sendo, preferencialmente, tratada por meio verbal (embora documentada), ou face a face, visando minimizar entendimentos parciais ou errôneos. Para tanto, é necessário estabelecer-se um local físico (uma sala) em que toda a equipe necessária ficará focada no projeto.
                2. Alguns críticos do processo ágil afirmam que o maior risco desse tipo de abordagem é a baixa qualidade ou mesmo inexistência de documentação do projeto devido à interação humana face a face que, se por um lado traz agilidade na comunicação, por outro traz a informalidade nas definições. Assim sendo, é necessário um bom acompanhamento do gestor do projeto para garantir a qualidade dos trabalhos, independente do processo utilizado.
                  1. A metodologia ágil vem gerando grande debate entre desenvolvedores apaixonados e críticos ferrenhos. Contudo, deve-se manter a imparcialidade profissional e questionar o que realmente tem que ser observado, como:
                    1. Qual é a melhor forma de se alcançar a agilidade nos processos e práticas do desenvolvimento de software?
                      1. Como construir softwares que satisfaçam às necessidades do cliente e possuam características de qualidade que permitam sua extensão e ampliação para satisfazer às necessidades do cliente em longo prazo?
                    2. De forma geral, os processos ágeis atendem aos projetos de software que, normalmente, apresentam:
                      1. Dificuldade em prever com antecedência quais requisitos vão persistir e quais serão modificados, bem como quais prioridades dos clientes sofrerão mudanças ao longo do projeto;
                        1. Intercalação das etapas de projeto e construção, que vão sendo realizadas juntas, de modo que os modelos de projeto vão sendo comprovados na medida em que são criados
                          1. Falta de previsibilidade da análise, projeto, construção e testes do ponto de vista do planejamento, como seria desejado.
                          2. Desenvolvimento Ágil Funciona?
                            1. Scrum e Extreme Programming são algumas metodologias ágeis que estão em voga no momento. Elas refletem o espírito deste manifesto ágil?
                              1. A gente ouve falar muito hoje de Scrum, de Extreme Programming, mas se usam essas ferramentas apenas como ferramentas.
                                1. Isso não funciona.
                                  1. Tem gente que até discute se o pico recente de Scrum não foi mais negativo que positivo, porque muita gente está aplicando e não atinge os resultados, simplesmente porque usa o raciocínio antigo com ferramentas novas. Os valores não foram entendidos.
                                    1. Scrum é um template. Ele te diz que você tem este papel chamado product owner, você tem este tempo chamado sprint, tem esta atividade chamada scrum diário, e estas coisas chamadas retrospectiva e backlog.
                                      1. Ele te dá nomes e elementos que você aplica. Mas não é só aplicar e ponto. Isso é só o começo. A grande mensagem da forma ágil de pensar é que o procedimento não é importante. É irrelevante se eu chamo o meu tempo de trabalho de sprint ou o dono do projeto de product owner.
                                        1. É absolutamente irrelevante, se eu não entendi os valores que são entregar valor ao cliente, criar uma organização de aprendizado, acreditar nas pessoas e dar suporte a elas. Esses princípios é que são importantes, mas não são explícitos.

                            Media attachments

                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            Engenharia de Software
                            Gabriel Alexandre
                            Quiz - Processo de Software
                            Adriana Gomes Alves
                            ERGONOMIA
                            timEU
                            01. Eng de software:Fases de Processos da Eng de Software.
                            Jamil Yahuza Felippe
                            Áreas de Conhecimento X Grupos de Processos
                            Rodrigo Ferreira
                            Questões Fundamentos Eng de Software
                            Jamil Yahuza Felippe
                            Engenharia de Software
                            Marcio Silveira
                            Quiz - Processos tradicionais
                            Adriana Gomes Alves
                            Engenharia de software
                            pcbsytem
                            Aula Um Engenharia de Software III
                            Artur R
                            Questionario - Pós Comp
                            gerioro