Vidas Secas - Graciliano Ramos

Description

Enem 2014 Análises literárias Mind Map on Vidas Secas - Graciliano Ramos, created by Cássia Vieira on 28/06/2014.
Cássia Vieira
Mind Map by Cássia Vieira, updated more than 1 year ago
Cássia Vieira
Created by Cássia Vieira almost 10 years ago
225
0

Resource summary

Vidas Secas - Graciliano Ramos

Annotations:

  • "Vidas Secas", romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época.   
  •  O livro consegue desde o título mostrar a desumanização que a seca promove nos personagens, cuja expressão verbal é tão estéril quanto o solo castigado da região. A miséria causada pela seca, como elemento natural, soma-se à miséria imposta pela influência social, representada pela exploração dos ricos proprietários da região.   
  • "Vidas Secas" é um romance cíclico. São 13 capítulos independentes que contam a retirada de uma família. Inicia-se com uma mudança e termina com a fuga.   
  1. Lista de personagens

    Annotations:

    • Baleia: cadela que é tratada como membro da família. Pensa, sonha e age como se fosse gente.
    • Sinhá Vitória: mulher de Fabiano. Mãe de 2 filhos, é batalhadora e inconformada com a miséria em que vivem. É esperta e sabe fazer contas, sempre prevenindo o marido sobre trapaceiros.
    • Fabiano: vaqueiro rude e sem instrução, não tem a capacidade de se comunicar bem e lamenta viver como um bicho, sem ter frequentado a escola. Ora reconhece-se como um homem e sente orgulho de viver perante às adversidades do nordeste, ora se reconhece como um animal. Sempre a procura de emprego, bebe muito e perde dinheiro no jogo.
    • Filhos: o mais novo admira a figura do pai vaqueiro,integrado à terra em que vivem. Já o mais velho não tem interesse nessa vida sofrida do sertão e quer descobrir o sentido das palavras, recorrendo mais à mãe. 
    • Patrão: fazendeiro desonesto que explorava seus empregados, contrata Fabiano para trabalhar.  
    1. Sobre Graciliano Ramos

      Annotations:

      •    Artista do segundo movimento modernista, Graciliano Ramos denunciou fortemente as mazelas do povo brasileiro, principalmente a situação de miséria do sertão nordestino.   
      1. Narrador

        Annotations:

        • A escolha do foco narrativo em terceira pessoaé proposital,pois nenhum personagem parece capacitado para ser narrador do romance.
        1. Espaço

          Annotations:

          • A narrativa é ambientada no sertão, região marcada pelas chuvas escassas e irregulares. Essa faltade chuva – somada a uma política de descaso do governo com os investimentos sociais – transforma a paisagem em ambiente miserável. Inverno, na região, é o nome dado à época de chuvas, em que a esperança sertaneja floresce. No romance, essa esperança aparece no capítulo “Inverno”, em que Fabiano alimenta a expectativa de uma vida melhor, mais digna.
          1. Tempo

            Annotations:

            • Cronológico
        2. Enem

          Annotations:

          • Pode cobrar a hierarquia apresentada no livro: como por exemplo, o que representa o Soldado Amarelo e a linguagem do Tomás da bolandeira, a quem Fabiano tanto admirava. Além disso, pode ser perguntado sobre o grau de miserabilidade dessa família: a cadela chegando ao nível humano e o humano descendo à condição de animal. Esta família vaga pela caatinga tentando chegar em algum lugar, mas podem estar perdidos, andando em círculo.   
          1. Crítica

            Annotations:

            • Mostra situações críticas e subumanas, como a seca, a fome, a sede e uma moradia digna.
            • A crítica social torna-se evidente através do personagem de Fabiano, que por falta de cultura não consegue se relacionar com outras pessoas, mostrando que o homem sofrido sem a menor das culturas.
            • É inevitável ler a obra Vidas Secas e não fazer uma análise da inversão racional presente entre animal e ser - humano. Enquanto Fabiano é tido como um homem animalizado em decorrência do seu meio natural, a cadela Baleia se humaniza, expressando sentimentos e características humanas.  Mas porque existe essa inversão de racionalidade e irracionalidade?  A resposta é simples, porém nos exige certa reflexão. O homem é um ser evolutivo e a sua evolução depende estritamente do seu meio de sobrevivência. A decisão de Fabiano em matar a cadela baleia que estava doente, faz com que nossa reflexão fique ainda mais clara. Fabiano decide matar Baleia pelo simples motivo de apresentar uma ameaça a sua família por estar doente, no entanto a cadela era parte da família e tinha uma relação afetiva muito grande. Mesmo assim, Fabiano opta por eliminar uma das ameaças mais simples, a da doença da cadela que poderia contagiar seus filhos. Mas e o meio ameaçador em que estavam? Também não era uma ameaça muito maior para sua família? Mas não, ele preferiu eliminar a ameaça mais vulnerável.  A cadela Baleia faz um caminho totalmente inverso ao de Fabiano, transmite sentimentos e atitudes humanas, até mesmo na hora de sua morte. 
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Transition Metals
              Madeleine.Dc
              To Kill A Mockingbird Complete Notes
              jessica.moscrip
              A2 Geography- Energy Security
              sophielee0909
              OCR AS Biology - Enzymes
              Chris Osmundse
              Romeo and Juliet essay
              Tambo234
              Themes in Lord of the Flies
              lowri_luxton
              Themes in Macbeth
              annasc0tt
              ICT GCSE flashcards
              Catherine Archer
              Contract Law
              sherhui94
              a christmas carol
              maha.als10
              Why did the Cold War begin?
              n.mcdonald