ADPF 458

Description

Mind Map on ADPF 458, created by João Ricardo Prochmann on 03/10/2017.
João Ricardo Prochmann
Mind Map by João Ricardo Prochmann, updated more than 1 year ago
João Ricardo Prochmann
Created by João Ricardo Prochmann over 6 years ago
11
1

Resource summary

ADPF 458
  1. Livre manifestação de pensamento
    1. Policiais militares mineiros eram submetidos ao Conselho de Justificação e à perda de posto e patente pela Justiça Militar pelo “simples fato de se solidarizarem com partido político ou associação contrária ao sistema outorgado".
      1. Alegam que a afronta a livre manifestação de pensamento a partir do momento que determina que prestar serviços ou angariar valores, realizar propaganda de doutrinas, colaborar na atividade de qualquer forma são passíveis de Conselho de Justificação e consequente perda de posto.
    2. Reserva legal
      1. Violou também o princípio da reserva legal (artigo 5º, inciso XXXIX, da CF) ao conferir competência a tribunal militar para processar e julgar atos que não se enquadram como crimes militares ou comuns, afrontando o artigo 124 da Constituição Federal.
        1. A norma define competências para a Justiça Militar julgar atos apurados pelo Conselho de Justificação, mesmo que não configurados como crimes.
          1. “Art. 3º - É submetido a Conselho de Justificação, independente da ação disciplinar correspondente, a pedido ou “ex-offício”, o oficial da Polícia Militar:
            1. I – acusado oficialmente ou qualquer meio lícito de comunicação social de ter: a) procedido incorretamente no desempenho de cargo ou função; b) tido conduta irregular; ou, c) praticado ato que afete a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro da classe.
              1. II – afastado do cargo ou função, salvo se o afastamento é decorrência de fato que motive sua submissão a processo;
                1. III – condenado por crime de natureza dolosa, não previsto na legislação especial concernente à segurança do Estado, em Tribunal civil ou militar, a pena restritiva da liberdade individual até 2 (dois) anos, tão logo transite em julgado a sentença; ou
                  1. IV – pertencente a partido político ou associação, suspensos ou dissolvidos por força de disposição legal ou decisão judicial, ou que exerçam atividades prejudiciais ou perigosas à segurança nacional.
                  2. Governador, CmtG e Ch EMG podem determinar
                2. Art. 16 – É da competência do Tribunal de Justiça Militar julgar, em instância única, os processos oriundos do Conselho de Justificação, a ele remetidos pelo Comandante Geral.
                  1. Art. 15 – Recebidos os autos do processo do Conselho de Justificação, o Comandante Geral, dentro do prazo de 20 (vinte) dias, aceitando ou não o julgamento e, neste último caso, justificando os motivos de seu despacho:
                    1. Remete o processo ao Tribunal de Justiça Militar: a) se a razão pela qual o oficial foi julgado culpado está prevista nos incisos I, II e IV do artigo 3º; ou, b) se, pelo crime cometido, previsto no inciso III do artigo 3º, o oficial foi julgado incapaz de permanecer na Polícia Militar na ativa ou na inatividade.
            2. Juiz natural
              1. Conferiu ao Conselho de Justificação a possibilidade de decidir sobre perda de posto e patente dos militares, contrariando o artigo 125, parágrafo 4º, da Constituição Federal, o qual estabelece que cabe ao tribunal competente decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças.
                1. Súmula 673 - O art. 125, § 4º, da Constituição não impede a perda da graduação de militar mediante procedimento administrativo.
                  1. Cabe ao tribunal competente decidir como pena acessória a perda do posto dos oficiais e graduação das praças
                2. Princípio federativo
                  1. Viola o art. 22 da CF 88, XXI
                    1. A lei 6.712 de 1975 de MG estaria invadindo a competência da união trazendo dispositivos sobre a organização e garantias da PMMG
                      1. Trata-se de lei estadual legislando sobre matéria exclusiva da união, pois ao longo de toda a sua redação, define competências para a Justiça Militar julgar atos apurados pelo Conselho de Justificação, mesmo que não configurados como crime e confere ao Conselho a possibilidade de julgar se o militar deve ou não permanecer na corporação (competência que só poderia ser determinada pela União)
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Rounding to decimal places
                  Ellen Billingham
                  10 Study Techniques
                  PatrickNoonan
                  Pigeon English - apostrophe practice
                  Bob Read
                  GCSE English Literature: Of Mice and Men
                  mia.rigby
                  An Inspector Calls: Sheila Birling
                  Rattan Bhorjee
                  GCSE AQA Physics - Unit 1
                  James Jolliffe
                  Mapas mentales con ExamTime
                  julii.perci
                  PHR and SPHR Practice Questions
                  Elizabeth Rogers8284
                  General Physiology of the Nervous System Physiology PMU 2nd Year
                  Med Student
                  Repaso Revalida PR 2016
                  Rodrigo Lopez
                  Information security and data protection
                  хомяк убийца