CONFLITOS ATUAIS

Description

sou eu oi
Sara Regis goularte
Mind Map by Sara Regis goularte, updated more than 1 year ago
Sara Regis goularte
Created by Sara Regis goularte over 6 years ago
18
0

Resource summary

CONFLITOS ATUAIS
  1. Guerra na Síria
    1. Data : 15 de março de 2011 Fronteiras: Iraque e Líbano
      1. causas: começou com uma série de grandes protestos populares em 26 de janeiro de 2011 (Primavera Árabe) com a finalidade de demonstrar a insatisfação com o governo de  Bashar al-Assad, influenciados por outros protestos simultâneos no mundo árabe. Com o passar do tempo, a guerra passou a abranger aspectos de natureza religiosa.
        1. Consequências: A guerra afetou 23 milhões de pessoas nos primeiros cinco anos. Nessa região, os sírios são alvos de todo tipo de violações dos direitos humanos. O conflito é alimentado pela diferença sectária de sunitas e xiitas. Entre as consequências previstas está a mudança do mapa do Oriente Médio e a propagação do terrorismo.
    2. Guerra Talibã no Afeganistão
      1. Data: outubro de 2001 Fronteiras: Irã e Paquistão
        1. Causas: Logo após o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, o presidente americano George Bush, declarou guerra ao terror e exigiu que o regime talibã no Afeganistão entregasse Bin Laden e os demais responsáveis. A guerra derrubou o regime dos talibãs, mas não acabou com a Al Qaeda.
          1. Consequências: Obama afirmou que a região do Afeganistão e Paquistão, onde a Al Qaeda está concentrada, se tornou prioridade das missões de seu governo. A guerra afetou significativamente a economia americana, o orçamento federal dos EUA chegou a 400 bilhões de dólares negativos em 2004. Ocasionou um país com crise financeira, alta taxa de desemprego e crise imobiliária.
      2. Independência de Catalunha
        1. Data: após a queda da ditadura militar na Espanha em 1975 Fronteiras: França e Espanha
          1. Causas: A prioridade do independentismo catalão é consolidar no cenário internacional a imagem da Catalunha como povo oprimido. Mariano Rajoy, presidente da espanha partiu da consideração que não se podia perguntar aos catalães sobre o seu futuro político porque a Constituição espanhola não permitia o conceito de nação para se referir à Catalunha. A Catalunha tem há muito tempo um Governo próprio, conhecido como Generalitat. Ela tem uma língua própria, falada pela maioria da população. Sua economia soma hoje 19% do PIB da Espanha.
            1. Consequências:
        2. Guerra Civil na Líbia
          1. Data: 16 de Maio de 2014 (quando o general líbio Khalifa Haftar lançou a "Operação Dignidade" contra grupos armados jihadistas) Fronteiras: Argélia e Sudão
            1. Causas: Executamento e derrubamento do ditador Muammar Gaddafi na Guerra Civil Líbia de 2011, e, desde então, se enfrentam tanto pela rivalidade econômica como pela luta pelo poder. As principais organizações rivais que buscam o controle da Líbia são: “Governo líbio” (Khalifa Haftar); Governo islamita (Irmandade Muçulmana/ Amanhecer Líbano); Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL)
              1. Consequências: Há frequentes quedas de energia e redução da atividade econômica. A produção de petróleo passou de 1,4 milhões de barris por dia em maio de 2013 para 300.000 barris por dia em janeiro de 2015. Há 400.000 pessoas deslocadas no interior do país.
          2. Rebelião Curdo-Turco
            1. Data do conflito armado: 1980 a 1990 Fronteiras: Síria e Iraque
              1. Causas: conflito armado entre a República da Turquia e vários grupos rebeldes curdos, que têm exigido a separação da Turquia para a criação de um Curdistão independente, ou a obtenção de maior autonomia e direitos políticos e culturais para os curdos em território turco. O principal grupo rebelde é o PKK. Os curdos acusam os sucessivos governos turcos de suprimir a sua identidade através de meios como a proibição da língua curda na versão impressa e mídia.
                1. Consequências: deixou cerca de 2.000 mortos e até 500 mil deslocados, em sua maioria curdos. Segundo o documento, milhares de construções, incluindo casas e escolas, foram destruídos por bombardeios em cidades predominantemente curdas.
            2. Conflitos no Sudão do Sul
              1. Data: Dezembro de 2013 Fronteiras: Etiópia e República Central Africana
                1. Causas: rivalidade entre o presidente Salva Kiir e seu ex-vice Riek Machar, marcados por massacres de caráter étnico. O confronto teve início quando Kiir demitiu Machar, acusando-o de tramar um golpe de Estado. Os dois políticos pertenciam ao mesmo partido -- o Exército de Libertação do Povo Sudanês. O grupo dos dinka, ao qual pertence Salva Kiir se opôs ao grupo dos nuer do qual faz parte Machar.
                  1. Consequências: Quase de 1,8 milhão de pessoas, foram obrigadas a abandonar suas casas no Sudão do Sul e seguir para países vizinhos, como Etiópia, Quênia e Uganda. Em 2015, as facções fizeram um acordo de paz que previa a volta de Machar ao governo, como vice de Kiir. Três meses depois, Machar foi novamente expulso do governo e o conflito foi retomado, em julho de 2016.
              2. Batalha por Mossul
                1. Data: 16 de outubro de 2016 - 20 de julho de 2017 Fronteiras: País- Iraque : Síria e Turquia
                  1. Causas: grande ofensiva militar lançada por forças do governo iraquiano e organizações militares aliadas com o objetivo de conquistar a cidade de Mossul (capital política e econômica do Estado Islâmico)
                    1. Consequências: durou quase nove meses e terminou com a cidade em ruínas, milhares de mortos e boa parte da população local expulsa de suas casas. No final, o governo iraquiano foi vitorioso, expulsando os guerrilheiros islamitas da região.
                2. Conflito na Península Coreana
                  1. Data: 15 de agosto de 1945 Fronteiras Península Coreana: China e Rússia
                    1. Causas: O conflito coreano baseia-se na disputa entre a República Popular Democrática da Coreia ao norte e a República da Coreia do sul, que reivindicam ser o governo de todo o país. Durante a Guerra Fria, foi-se criado o PARALELO 38 que divide a Coréia do Sul (capitalista), e Coréia do Norte (comunista)
                      1. Consequências: Deixou cerca de quatro milhões de mortos, em sua maioria civis. Os Estados Unidos mantêm uma presença militar no Sul para impedir uma invasão do Norte. Diante do crescente isolamento, a Coreia do Norte , começou a desenvolver mísseis nucleares. As duas nações continuam em guerra, pois não houve tratado de paz. Ambas estão separadas por uma zona desmilitarizada de 4 km de largura.
                  2. Guerra no Iêmen
                    1. Data: 19 de março de 2015 Fronteiras: Arábia Saudita e Omã
                      1. Causas: A tensão no Iêmen começou a se acirrar na Primavera Árabe, em 2011, quando os rebeldes xiitas houthis participaram de protestos contra o então presidente para expandir e exigir maior poder pelo país. A disputa de poder inclui tribos sunitas, a Al-Qaeda e até o Estado Islâmico.
                        1. Consequências: O Iêmen viu sua economia entrar em colapso ainda maior. A produção e exportação de gás e petróleo parou, e o desemprego e a inflação cresceram. O custo da destruição da infraestrutura do Iêmen e as perdas econômicas superam os US$ 14 bilhões até agora.
                    2. Conflito NAGORNO- KARABARCH
                      1. Data: Início na década de 1990 Fronteiras: Armênia e Azerbaijão
                        1. Causas: é um conflito étnico entre o Azerbaijão e a Armênia. As partes travaram combates pelo controle do território que, na época da União Soviética, fazia parte do Azerbaijão, embora fosse majoritariamente habitado por armênios étnicos. Em 2016 encerraram um cessar-fogo de mais de 20 anos.
                          1. Consequências: Como resultado do confronto armado, que matou mais de 15 mil pessoas, surgiu então a República de Nagorno-Karabakh, não reconhecida oficialmente, porém apoiada pela Armênia.
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      Everton Caramuru
                      Everton Caramuru
                      Estimulação Cognitiva
                      Maria João Félix
                      French Beginner
                      PatrickNoonan
                      Concepts in Biology Final Exam
                      mlszala
                      Electromagnetism: Magnetic Flux Density & Magnetic Flux 2
                      tatemae.honne
                      Geography Coasts Questions
                      becky_e
                      Maths Revision
                      Asmaa Ali
                      atoms and elements
                      Danoa400
                      5 Tips for motivating your students
                      Jen Molte
                      Frankenstein - Mary Shelley
                      Johnny Hammer