la ninã

guilherme bicego
Mind Map by guilherme bicego, updated more than 1 year ago
guilherme bicego
Created by guilherme bicego almost 3 years ago
7
0

Description

guilherme galvão e angelo
Tags

Resource summary

la ninã
1 el ninõ
1.1 El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical
1.1.1 pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
1.2 Os ventos alísios diminuem sua intensidade ao longo do Pacífico Equatoria
1.2.1 A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) torna-se mais quente em grande extensão do Oceano Pacífico Central e próximo à costa oeste da América do Sul.
1.2.1.1 Em anos de El Niño mais intenso, a diferença pode chegar a mais que 5ºC em relação aos valores normais.
1.2.1.1.1 Ocorre uma diminuição da inclinação da termoclima. Em outras palavras, a termoclina torna-se menos rasa no Pacífico Leste e menos profunda no Pacífico Oeste
1.2.1.1.1.1 O enfraquecimento dos ventos alísios, que deixam de "empurrar" as águas mais quentes para oeste, induzem a diminuição da ressurgência próximo à costa oeste da América do Sul.
1.2.1.1.1.1.1 Com o aquecimento das águas no Pacífico Central, há um deslocamento da Célula de Walker para leste.
1.2.1.1.1.1.1.1 Esse deslocamento força o ramo de ar descendente a posicionar-se sobre o continente sul-americano, provocando condições favoráveis de estiagem sobre a Amazônia e, em alguns eventos mais intensos, sobre o Nordeste do Brasil.
2 Fenômeno oceânico-atmosférico.
2.1 Se caracteriza por um esfriamento anormal da água.
2.1.1 Alguns dos impactos de La Niña tendem a ser opostos aos de El Niño, mas nem sempre uma região afetada pelo El Niño apresenta impactos significativos no tempo e clima devido à La Niña.
3 Em anos de La Niña, os ventos alísios sopram mais intensamente em comparação aos anos normais
3.1 No Oceano Pacífico, a Temperatura da Superfície do Mar (TSM) diminui consideravelmente próximo à costa oeste da América do Sul e chegam a ficar até 4ºC abaixo dos valores normais
3.1.1 Em anos de La Niñas mais intensas, há uma expansão da região de águas mais frias desde o Pacífico Leste até as proximidades da Linha Internacional de Data (180ºW).
3.1.1.1 Aumenta o aprofundamento da termoclina ao longo do bacia do Oceano Pacífico Equatorial, um vez que os ventos alísios, mais intensos, " empurram " ainda mais as águas quentes para oeste, amplificando o efeito de ressurgência próximo à costa oeste da América do Su
3.1.1.1.1 A Célula de Walker continua com seu ramo de ar ascendente sobre a Austrália e região da Indonésia e descendente próximo à costa da América do Sul, como observado em anos normais, porém muito mais intensa.
Show full summary Hide full summary

Similar

El Nino x La Nina
Rômulo de Araújo Barud
Maths Quiz
Andrea Leyden
Resumo global da matéria de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos)
miminoma
Welcome to GoConqr!
Sarah Egan
EQUILIBRIO QUIMICO
Joel Tapia
French Essay Writing Vocab
Gianna Chibesa
DERECHO COLECTIVO DEL TRABAJO
Laura Valentina Sanchez Uchima
Como realizar un resumen y la importancia de estrategias de comprension lectora en este proceso
Diana Marcela CONTRERAS RODRIGUEZ
CULTURAS ANCESTRALES ECUATORIANAS
Alejandra Ponce