Agropecuária

Description

linha do tempo agropecuária
Vitor Manoel
Mind Map by Vitor Manoel, updated more than 1 year ago
Vitor Manoel
Created by Vitor Manoel over 6 years ago
35
0

Resource summary

Agropecuária
  1. A agropecuária é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas hoje no Brasil e consiste na exploração do espaço rural por meio do plantio e da criação de animais de corte em larga escala.
    1. A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.
      1. São vários os fatores que favoreceram o acelerado crescimento desse tipo de produção no Brasil, entre os principais estão: - Grande população com perspectivas de mercado interno, generosa oferta de áreas propícias ao desenvolvimento de tais atividades e o processo de modernização e mecanização da produção rural; - Irregularidades da superfície favoráveis à ocupação rural e a boa fertilidade em grande parte do território. - A configuração climática foi determinante para a consolidação de culturas tropicais e criação de animais, uma vez que as temperaturas são altas durante todo o ano em grande parte do território. O Brasil, como produtor rural, ocupa o primeiro lugar no mundo em produção de café, cana-de-açúcar, laranja e bovinos, além de segundo e terceiro respectivamente na produção de soja (2º), milho (3º), suínos (3º) e equinos (3º).
        1. Outro ponto a ser destacado acerca da relevância que a agropecuária possui no Brasil é quanto à ocupação do território que teve início com a produção de cana-de-açúcar, posteriormente do café e, por fim, a pecuária, que conduziu o povoamento do interior do país.
    2. Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional, além disso, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país.
      1. Para o mercado externo são destinados o algodão, a soja, cana-de-açúcar, café, carnes de aves, bovinos e suínos, milho, entre outros.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Continente Americano
        mileny velho
        A era Meiji e a economia Japonesa Hoje
        larissa eleandra
        Agropecuária
        Jakeline Ribeiro
        Capítulo 9 - Atividades Agrárias
        Jhones Jefferson
        A agropecuária consiste no conjunto de atividades primárias, estando diretamente associada ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária) para o consumo humano ou para o fornecimento de matérias-primas na fabricação de roupas
        Juliana Silva
        A economia chinesa depois da revolução socialista
        Guilherme Ferreira Lemes do Nascimento
        Economia Brasileira
        Guilherme Nisiyama
        Repetibilidade
        Lorraine França De Paula
        Uruguai
        Rugles Lima
        região sul: aspectos econômicos
        Leticia Magalhaes