Hinduísmo

Description

Mind Map on Hinduísmo, created by Maria Antônia Wanderley Cunha Melo on 04/11/2017.
Maria Antônia Wanderley Cunha Melo
Mind Map by Maria Antônia Wanderley Cunha Melo, updated more than 1 year ago
Maria Antônia Wanderley Cunha Melo
Created by Maria Antônia Wanderley Cunha Melo over 6 years ago
1215
0

Resource summary

Hinduísmo
  1. Considerada a religião mais antiga do mundo
    1. Princípios

      Annotations:

      • - As pessoas são dotadas de um espírito eterno e indestrutível, chamado atma.  - Acreditam na reencarnação, ciclos de iluminação que só vão parar quando o indivíduo chegar à mosksha, libertação final, onde o indivíduo chega ao ciclo final de mortes e reencarnações e atinge a iluminação.  - Samsara (príncipio que determina que a vida é fluxo constante de mortes e reencarnações, com a finalidade de libertar o espírito de más ações).- Toda a ação corresponde uma reação, a lei do carma. Se a pessoa tiver uma má atitude nesta vida, será punida na próxima.- Pacifismo;- Yoga;- Meditação;- Oferendas aos deuses;- Louvor às divindades por meio dos cânticos ( OM, principal mantra, é sílaba sagrada que representa o próprio nome de Deus e a origem da criação);- Vegetarianismo (já que toda a comida, antes de ingerida, deve ser oferecida aos deuses, não é permitido fazer oferendas impuras, como a carne com sangue de animais abatidos.- Darma: lei eterna que estabelece a unidade de todos os seres vivos e suas formas de reencarnar, mesmo como animais e plantas. - Purificação (só é atingida através do conhecimento).
      1. Origem

        Annotations:

        • - Vale do Rio Indo - Se expandiu para outras regiões de rios.
        1. Concentração na Índia- leis se baseiam na religião, assim como a organização social no país
          1. Livros sagrados

            Annotations:

            • - Principais são os vedas, que passaram da tradição oral para o papel, são quatro.  Surgiram depois, 3 outros grandes livros: - Os brahmanas: trazem comentários sobre os Vedas. - Os Upanishads: baseados nos Vedas, trazem os fundamentos da consciência humana através de um diálogo entre um mestre e seus discípulos. Mostra que o nosso mundo é feito de ilusão e que a única verdade é o deus Brahman. - Os Kalpasutras: trazem rituais em que devem ser celebradas as cerimônias em louvor a a Brahman.
            1. Politeísmo

              Annotations:

              • Para os hinduístas, Deus é tudo e todos, por isso tudo é considerado sagrado. Há três principais deuses: - Brahman (deus que criou o universo)   - Vishnu (deus que preserva o universo) - Shiva (deus que destrói o universo - para os hindus, a destruição é necessária para o recomeço). Todas as outras divindades são consideradas partes de Brahman, tais como: - Parvati: esposa de Shiva. Representa a unidade de deus e deusa, homem e mulher. - Ganesh: filho de Shiva, possui cabeça de elefante, é sábio, ponderado e grande conhecedor da literatura sagrada. - Durga: outra forma de Parvati. Nasceu das bocas dos três grandes deuses. Guerreira. - Kali: também outra manifestação de Parvati. Deusa mais cruel de todas. tem sede de sacrifícios sangrentos. - Nandi: touro sagrado e símbolo da fertilidade. 
              1. No hinduísmo não há dogmas, pois toda a forma de vida é considerada sagrada.
                1. Festas

                  Annotations:

                  • -Durga-puja - honra de Durga, deusa da fecundidade, realiza-se em Outubro  -Sivaratri - honra de Shiva, em Fevereiro, 1 dia  - Holi  em Feveriro – Março, celebra-se a Primavera, a fecundação e o deus do amor, com danças e procissões
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Aspectos humanos do Japão
                  Vitor Gomes
                  Aborto.
                  Meg Andrade
                  Aspectos humanos da China
                  Vitor Gomes
                  Temas mais cobrados em Filosofia
                  Marina Faria
                  Reforma Protestante
                  Kaique Gonçalves
                  HEBREUS
                  Juliana Farias
                  Babilônia
                  Kamile Santos
                  As pólis gregas
                  Marina Ribeiro Carreira