História - Dutra, Vargas e JK

Description

5º ano História Mind Map on História - Dutra, Vargas e JK, created by LEMA Reforço Escolar on 06/11/2017.
LEMA Reforço Escolar
Mind Map by LEMA Reforço Escolar, updated more than 1 year ago
LEMA Reforço Escolar
Created by LEMA Reforço Escolar over 6 years ago
9
0

Resource summary

História - Dutra, Vargas e JK
  1. Eurico Gaspar (Cuiabá) - eleito presidente em 1945 até 1951
    1. Assembléia Constituinte para substituir a Constituição de 1937 com novas Carta de Leis que estabelecia a igualdade de todos perante a lei, voto secreto universal para alfabetizados maiores de 18 anos , direito a greve e liberdade de pensamento, credo e expressão.
      1. Principais realizações: Criação de incentivos que favoreceu a instalação no país deCriou o Plano SALTE (focado nas áreas de Saúde, Alimentação, Transportes e Energia). Com falta de recursos para investimentos, poucas ações do plano viraram realidade; grandes empresas estrangeiras; Construção da rodovia ligando São Paulo ao Rio de Janeiro (atual rodovia Presidente Dutra)
    2. Getúlio Vargas (Rio Grande do Sul) - Foi reeleito presidente do Brasil entre de 1951 a 1954.
      1. Segundo Mandato:Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do "Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.
        1. Após ser acusado de atender apenas a uma parcela da população, ele sofreu com a pressão de militares, políticos, grandes empresários nacionais e internacionais. Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história: "Deixo a vida para entrar na História."
          1. Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores.
      2. Juscelino Kubitschek de Oliveira assumiu o governo entre 1956 a 1961
        1. Plano de Metas - o lema era “cinquenta anos em cinco”. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infraestrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas
          1. Criação de uma nova capital - Com a transferência da capital para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país
            1. A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fizeram aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.
              1. JK teve seus direitos políticos cassados pelo regime militar em 1961
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Projeto Med 2015: História e Geografia
        elisacoltro
        Iluminismo
        Priscila Reinaldo
        História do Brasil - Período Colonial
        alessandra
        Períodos da História do Brasil
        GoConqr suporte .
        A CIVILIZAÇÃO ROMANA
        Lucas Villar
        Hebreus, Fenícios e Persas
        Júlia Flores
        Mercantilismo
        Professor Junior
        Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
        Professor Junior
        SEGUNDO REINADO
        Lucas Villar
        Feudalismo
        Malu Miralha
        República Velha
        Vitor Gomes