Al 1.2 : Construção de uma pilha de Daniell

Description

12º ano Química Mind Map on Al 1.2 : Construção de uma pilha de Daniell, created by mariapedrososilva . on 11/11/2017.
mariapedrososilva .
Mind Map by mariapedrososilva ., updated more than 1 year ago
mariapedrososilva .
Created by mariapedrososilva . over 6 years ago
192
0

Resource summary

Al 1.2 : Construção de uma pilha de Daniell
  1. Índice:
    1. 1) Objetivos 2) Introdução 3) Material 4) Reagentes 5) Reações químicas 6) Procedimento 7) Cálculos Observações 9) Conclusão 10 ) Webgrafia 11) Bibliografia
      1. 2) Introdução:
        1. Uma pilha eletroquímica é um sistema eletroquímico que converte energia química produzida numa reação oxidação-redução espontânea em energia elétrica. Por sua vez, uma reação oxidação-redução espontânea é uma reação em que há transferência total ou parcial de eletrões , sem qualquer estimulo exterior; Consiste em duas semirrações simultâneas : a de oxidação, em que há uma aumento do número de oxidação do elemento, e a de redução, que ocorre o contrário.
          1. Este tipo de pilhas, designadas como pilha de Daniell, são compostas por dois elétrodos: o ânodo , onde ocorre a oxidação, isto é, onde se libertam os eletrões , que é o pólo negativo da pilha; o cátodo, onde ocorre redução, logo onde se captam os eletrões , que é o pólo positivo da pilha. Para além disto, pilha é constituída por uma ponte salina (ver nota) , que tem como função fechar o circuito e manter a eletroneutralidade das soluções , já que os catiões se movimentam para o ânodo e os aniões para o cátodo impedindo o excesso/deficiência de cargas negativas. Os eletrões movimentam-se do ânodo para o cátodo , embora o sentido convencional da corrente seja o contrário.

            Annotations:

            • Ponte salina - tubo em "U" que contém uma solução condutora, por exemplo, de NaCl .
            1. Para se determinar os pólos da pilha recorre-se aos valores dos potenciais padrão de redução, já que o par catião metálico\metal que tiver o valor mais elevado corresponde ao cátodo, uma vez que o potencial padrão de redução mede a tendência de uma espécie para se reduzir. Por exemplo, nesta experiência utilizou-se o cobre e o zinco, logo, como potencial padrão de redução do zinco é -0,76 V e o do cobre é +0.34 V, o elétrodo de cobre é o cátodo.
              1. Sendo assim, se a pilha for bem construída gera-se uma força eletromotriz que corresponde a uma força motriz elétrica que impele os eletrões libertados na semicélula onde ocorre a oxidação para a semicélula onde ocorre a redução e pode ser entendida como a diferença de potencial entre os pólos da pilha.Este valor é dado pelo voltímetro. Porém, também poderá ser calculado através da expressão: Eºpilha=Eºcátodo - Eºânodo
                1. Como no laboratório não é possível obter as condições padrão, para calcular a f.e.m da pilha através da equação de Nernst , em que o n representa o número de eletrões tranferidos na reação de oxidação- redução,que neste caso é 2 ( ver anexo)

                  Attachments:

        2. 8) Observações:

          Attachments:

          1. Ver anexo
            1. Em relação as características macroscópicas das soluções, em ambas não se verificou qualquer alteração
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      PROPRIEDADES COLIGATIVAS
      Yani
      Dicionário de Química
      Alessandra S.
      Princípios da Química
      GoConqr suporte .
      REAÇÕES QUÍMICAS
      alessandra
      Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
      GoConqr suporte .
      TERMOQUÍMICA
      Yani
      CINÉTICA QUÍMICA
      Yani
      Endotérmico ou Exotérmico?
      Andrea Borges
      Molaridade
      Alessandra S.
      Classificação Periódica dos Elementos
      Mariana Nogueira
      GEOMETRIA MOLECULAR
      Yani