SISTEMA IMUNE

Description

Mind Map on SISTEMA IMUNE, created by isabelle silva on 23/11/2017.
isabelle silva
Mind Map by isabelle silva, updated more than 1 year ago
isabelle silva
Created by isabelle silva over 6 years ago
39
2

Resource summary

SISTEMA IMUNE
  1. INATO
    1. Componentes da Imunidade Inata
      1. Barreiras epiteliais

        Annotations:

        • IMPEDE a penetração de m.o. (pele, TGI, TR). Epitélio produz defensinas que matam vários tipos de fungos e bactérias (morte de m.o. por antibióticos produzidos localmente) Linfócitos intraepiteliais
        1. Física
          1. Produção de antibióticos localmente
          2. Fagócitos

            Annotations:

            • Função de fagocitar e destruir os microog.
            1. Macrófagos

              Annotations:

              • Uma das principais células da imunidade inata. Possui receptores para moléculas que NÃO são encontradas nas células do hospedeiro. Presentes em condições normais no tecido conjuntivo (monócitos do sangue são recrutados para os locais da infecção, onde se torna macrófago) - sofrem diferenciação. Monócitos (sangue) ---> Macrófagos (tecido extravascular) = SISTEMA FAGOCITÁRIO MONONUCLEAR - Menos abundantes; - Sobrevivem longos períodos nos tecidos extravasculares.  *Monócito =  estágio circulante.
              1. Neutrófilos

                Annotations:

                • Presentes na circulação sanguínea. Existem vários tipos, um deles são os leucócitos polimorfonucleares. São recrutados para os locais da infecção. - Responde rápido às infecções (estimulado pelas citocinas); - Abundante; - Sobrevive pouco tempo nos tecido extravasculares;
              2. Células Natural Killer (NK)

                Annotations:

                • Subpopulação de linfócitos que secretam IFN-gama e matam células tumorais e infectadas por vírus.
                1. Sistema Complemento

                  Annotations:

                  • Conjunto de proteínas presentes no sangue em uma forma inativa que, ao saírem dos vasos junto com o plasma, tornam-se ativadas no tecido extravascular, estimulando inflamação e combatendo microorg.
                  1. Citocinas
                    1. TNF-ALFA

                      Annotations:

                      • Fator de necrose tumoral alfa. Produzido por MACRÓFAGOS ativados pelo LPS  e outras células (NK, CD,...) Principal citocina inflamatória. FUNÇÕES: - Estimula expressão de MAd (moléculas de adesão) no endotélio; - Ativa leucócitos; - Induz produção de quimiocinas por macrófagos e endotélio. Recrutamento de neutrófilos, macrófagos e LT para sítio de inflamação. TNF: Quantidades baixas --> inflamação local Quanti. moderada --> efeitos sistêmicos Quanti. altas --> choque séptico Choque céptico pode causar: hipotensão arterial, coagulação disseminada, distúrbios metabólicos, hipoglicemia.
                      1. IL-1

                        Annotations:

                        • Produzida por macrófagos ativados por LPS ou TNF. FUNÇÕES:  Aumentar expressão de MAd na superfício do endotélio.
                        1. IL-12

                          Annotations:

                          • Produzida por macrófagos e células dendríticas ativadas por microorg. IL-12 é produzida nas reações da imunidade inata e estimula respostas da imunidade adquirida que protegem o hospedeiro contra o microorg. FUNÇÕES:  - Estimula a produção de IFN-gama e a ativação de células NK e linfócitos T.
                          • 1. Microorg. ativam macrófagos e células dendríticas 2. Macrófagos e células dendríticas secretam IL-12 - IL-12 estimula produção de IFN-gama pelas células NK e linfócitos T e IL-12 estimula aumento da atividade citolítica pelas celulás CD8+ - IFN-gama ativa macrófagos e leva a morte dos microorg. fagocitados - Atividade citolítica leva a morte das células infectadas
                          1. IFN-GAMA

                            Annotations:

                            • Produzido por células NK e linfócitos T. Presente na imunidade inata e adquirida. FUNÇÕES: - Principal ativador de macrófagos (estimula atividade microbicida).
                            1. IL-10

                              Annotations:

                              • Citocina imunosupressora Produzida por macrófagos ativados e por LT, funcionando como feedback negativo FUNÇÕES: - Inibidora da atividade de macrófagos (produção de ctitocinas, apresentação de antígenos,...) Inibe produção de IL-12 
                              1. IFN TIPO 1

                                Annotations:

                                • Produzidos por macrófagos e outras células em resposta a infecção viral. FUNÇÕES:  - Inibição da replicação viral e evitam disseminação da infecção para células sadias.
                              2. Células dendríticas

                                Annotations:

                                • Respondem aos microorg. produzindo citocinas que recrutam os leucócitos e iniciam a resposta imune adquirida (ponte). - Produzem citocinas que recrutam e ativam leucócitos; - Fagocitose; - Secretam fatores de crescimento e enzimas que remodelam tecidos danificados por tec. conjuntivo  - Estimulam linfócitos T e aumentam a imunidade adquirida; - Respondem aos produtos das células T e funcionam como células efetoras da imunidade.
                                1. Quimiocinas

                                  Annotations:

                                  • Polipeptídeos que estimulam a migração de leucócitos do sangue para os tecidos. Produzidas por diversos tipos celulares (endotélio, epitélio,.) estimulados por microorg. ou por TNF e IL-1. FUNÇÕES: recrutam leucócitos para os sítios de infecção  diferentes quimiocinas atuam sobre diferentes leucócitos e, assim, controlam a composição do infiltrado inflamatório.
                                2. Mecanismos Efetores
                                  1. Recrutamento de Leucócitos

                                    Annotations:

                                    • IL-1 e TNF-alfa estimulam a expressão de moléculas de adesão (MAd) e a secreção de quimiocinas pelas células endoteliais.
                                    • 1. Microorg. --> entra no endoitélio/epi 2. Macrófagos residentes no endotélio reconhecem patógenos 3. Macrófagos ou outra célula produzem citocinas: TNF-alfa e IL-1 4. Citocinas estimulam céls endoteliais a expressar SELECTINA 5. Leucócito se liga fracamente a selectina: isso promove o ROLAMENTO dos LEUCÓCITOS 6. Macrófagos e céls. endoteliais produzem quimiocinas  7. Quimiocinas aumentam afinidade das integrinas dos leucócitos pelo endotélio  TNF e IL-1 estimulam endotélio a expressar ligantes para integrinas 7. Isso interrompe rolamento e promove a ADESÃO ESTÁVEL SELECTINA: sequência de rolamento INTEGRINA: firme adesão  QUIMIOCINA: motilidade Esse eventos levam a migração dos leucócitos do sangue para o local de infecção rapidamente
                                    • Deficiências nos ligantes das integrinas e selectinas causam DEFICIÊNCIAS DE ADESÃO LEUCOCITÁRIA
                                    1. Fagocitose

                                      Annotations:

                                      • Os neutrófilos e macrófagos fagocitam patógenos e destroem microorg,ingeridos em vesículas intracelulares. Citocinas e produtos microbianos estimulam a fagocitose e a explosão respiratória nos fagócitos. Levando a morte dos microorganismos extracelulares.
                                      • 1. Microorg. se ligam a receptores no fagócito 2. A membrana do fagócito se fecha ao redor do microorg. 3. Microorg. ingerido no fagossomo 4. Fusão do fagossomo com o lisossomo 5. Ativação do fagócito Morte dos micrrog. por enzimas lisossômicas no fagolisossomo Morte dos microorg. fagocitados por ROI's e NO (subst. microbicidas) ROI's --> intermediários reativos do oxigênio NO --> óxido nítrico Explosão respiratória = processo de produção de ROI's e NO (oxidose fagocitária).
                                      • A deficiência hereditária de oxidose fagocitária é a causa de uma imunodeficiência chamada DOENÇA GRANULOMATOSA CRÔNICA. OBS: quando enzimas e ROI's são liberados no espaço extracelular causam lesão tecidual.
                                      1. Morte das células infectadas por vírus

                                        Annotations:

                                        • 1. Macrófago ingere microorg. 2. Macrófago produz IL-12 3. IL-12 ativa as céls NK  4. Céls Nk secretam IFN-gama 5. IFN-gama ativa macrófagos
                                        • Céls NK: - Reconhecem e destroem células infectadas por vírus  - Secretam citocina IFN-gama que ativa os macrófagos  - Céls  NK possuem mecanismos citotóxicos usados pelas CTLs - Possuem grânulos citoplasmáticos que contém proteínas e são disparados quando as céls NK são ativadas.
                                        • Células NK ativadas pelas citocinas (IL-12), matam células infectadas por vírus que NÃO expressam moléculas de MHC-1 em sua membrana. Alguns vírus ao infectarem células inibem a expressão do MHC-1. Os receptores de ativação das céls NK reconhecem moléculas de superfície celular expressas em céls estressadas: infectadas com vírus e bactérias intracelulares e com DNA danificado e transformações malignas: tumores.
                                        1. Aumento da permeabilidade vascular

                                          Annotations:

                                          • Mediadores (prostaglandina e histamina) liberados pelas células no local da infecção estimulam aumento da permeabilidade vascular e saída de proteínas do Sistema Complemento.
                                          1. INFLAMAÇÃO

                                            Annotations:

                                            • INFLAMAÇÃO: Reação complexa que ocorre no tecido conjuntivo vascularizado. Caracterizada por alterações nos vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de líquido e leucócitos no tecido extravascular. Resposta de proteção a agressão local. Inflamação: reparo, regeneração e cicatrização.
                                        2. Características da resposta adquirida

                                          Annotations:

                                          • Os componentes da imunidade inata reconhecem estruturas essenciais para sobrevivência dos microorg. Receptores da imunidade inata estão codificados na linhagem germinativa. Não são produzidos pela recombinação gênica. Receptor mais comum: receptor tipo toll (TLR).
                                          1. NÃO reage contra o HOSPEDEIRO
                                            1. Receptores não clonais - pouca diversidade
                                              1. NÃO tem memória
                                          2. ADQUIRIDO
                                            1. Imunidade Humoral
                                              1. Mecanismos efetores da imunidade humoral
                                                1. Linfócitos B
                                                2. Imunidade Celular
                                                  1. Mecanismos efetores da imunidade mediada por células
                                                    1. Linfócitos T
                                                      1. LT CD4+

                                                        Annotations:

                                                        • Expressam CD40L que se ligao ao seu receptor CD40 na superfície de fagócitos, LB e céls dendríticas.
                                                        1. LTh1

                                                          Annotations:

                                                          • LT produtores de IFN-gama - ativador de macrófagos - estimula produção de anticorpos que promovem fagocitose dos microorg. - estimula expressão de MHC 2 e B7 na superfície de macrófagos e CD para amplificar respostas das cels T.
                                                          • Estimulada pelas citocinas IL-12 e IFN-gama produzidas pelas CD, macrófagos e céls NK.
                                                          • Estimulação da fagocitose e destruição de microorg. (por meio de anticorpos) Ativa macrófagos contra infecção por microorg.
                                                          1. LTh2

                                                            Annotations:

                                                            • LT produtores de IL-4 e IL-5 IL-4 estimula produção de anticorpos IgE  IgE ativa mastócitos e se liga a eosinófilos  IL-5 ativa eosinófilos  Reações mediadas por mastócitos e eosinófilos IgE dependentes --> morte de parasitas helmintos 
                                                            • Estimuladas por IL-4 produzida pela própria célula ou por mastócitos 
                                                            • - Defesa contra infecções por helmintos e estimulação das reações alérgicas. - Expulsão de parasitas de orgãos mucosos e inibem entrada de miroorg.
                                                          2. LT CD8+
                                                        2. Fases da Imunidade Adquirida
                                                          1. 1. Reconhecimento do antígeno

                                                            Annotations:

                                                            • Seleção de clone de linfócito específico para antígeno. SELEÇÂO CLONAL O linfócito (clone) que reconhece o antígeno é selecionado para proliferar e expande sua população (expansão clonal) 1. Clones de linfócitos amadurecem nos orgãos linfóides que os geraram na ausência de antígenos 2. Clones de linfócitos maduros específicos para vários antígenos entram nos tecidos linfóides  3. Clones antígeno-específicos são ativados (selecionados) pelos antígenos 4. Ocorre resposta imunológica específica para antígeno
                                                            • REPERTÓRIO O indivíduo possui diferentes linfócitos (clones), capazes de reconhecer diferentes antígenos.
                                                            • A expansão clonal e diferenciação só iniciam após os linfócitos T virgens verem (reconhecerem) os antígenos proteicos apresentados pelas APC's.
                                                            1. 2. Ativação de linfócitos

                                                              Annotations:

                                                              • Proliferação celular e diferenciação: LB --> Plasmócito LT ---> Auxiliar e citolítico (células efetoras)
                                                              1. 3. Fase efetora

                                                                Annotations:

                                                                • Linfócitos e anticorpos levam à eliminação do antígeno
                                                                1. 4. Homeostasia

                                                                  Annotations:

                                                                  • Apoptose dos linfócitos ativados
                                                                  1. 5. Memória

                                                                    Annotations:

                                                                    • Alguns linfócitos T e B específicos para o antígeno sobrevivem. Células de memória AUMENTAM com a idade.
                                                                  2. Características da resposta adquirida
                                                                    1. Estimulada pela infecção
                                                                      1. Resposta lenta contra microorg.
                                                                    2. Componentes da Imunidade Adquirida
                                                                      1. Linfócitos B
                                                                        1. Neutralização do microorg.
                                                                          1. Fagocitose
                                                                            1. Ativação do Complemento
                                                                              1. Anticorpos
                                                                                1. Podem se ligar a qualquer tipo (lipídio, proteína, carboidrato) e tamanho (macro ou micromoléculas) de substância
                                                                              2. Células T tem restrição pelo MHC

                                                                                Annotations:

                                                                                • Células T só reconhecem antígenos apresentados pelas moléculas de MHC das APC's.
                                                                                1. Células T tem especificidade dupla

                                                                                  Annotations:

                                                                                  • Receptor da célula T (TCR) reconhece aminoácidos de antígenos peptídicos e também a molécula de MHC.
                                                                                2. Linfócitos T
                                                                                  1. Linfócitos T auxiliares (CD4+)
                                                                                    1. Ativação dos macrófagos
                                                                                      1. Ativação dos linfócitos T e B
                                                                                        1. Inflamação
                                                                                          1. Receptor dos LT = TCR
                                                                                            1. Reconhecem peptídeos derivados de proteínas extracelulares (apresentados via MHC 2)
                                                                                            2. Linfócitos T citotóxicos (CD8+)
                                                                                              1. Destruição da célula infectada
                                                                                                1. Eliminar patógenos citoplasmáticos (vírus, por ex.)
                                                                                                2. Se liga SOMENTE a peptídeos (maioria)/(sequências de aa)
                                                                                                  1. Reconhecem peptídeos derivados de proteínas intracitoplasmáticas (apresentados via MHC 1)
                                                                                              2. Imunização ativa x passiva
                                                                                                1. Captura e apresentação dos antígenos aos linfócitos

                                                                                                  Annotations:

                                                                                                  • ANTÍGENO = substância que pode ser ESPECIFICAMENTE ligada por uma molécula de anticorpo (Ig) ou receptor de linfócito T (TCR)
                                                                                                  • ANTÍGENOS:  podem ser próprios ou estranhos
                                                                                                  1. Antígenos reconhecidos pelos LT
                                                                                                    1. Antígenos proteicos

                                                                                                      Annotations:

                                                                                                      • Depende das moléculas do MHC para reconhecer antígenos. e Moléculas de MHC só apresentam antígenos proteicos.
                                                                                                      1. Captura dos antígenos proteicos pelas APC's
                                                                                                        1. CAPTURA: pelas APCs (principalmente células dendríticas) no epitélio ou nos linfonodos e baço (pelas APCs residentes)

                                                                                                          Annotations:

                                                                                                          • Após a captura do microorg. pela APC (cél dendrítica), essa APC que antes era imatura, entra no processo de diferenciação para se tornar madura. Nesse processo, microorg. estimulam receptores tipo TOLL levando a produção de citocinas (TNR e IL-1).  Isso leva a expressao de CCR7 (citocinas produzids nas zonas de céls T dos linfonodos). Acarretando na migração das céls dendríticas do epitélio para os linfonodos (órgãos linfóides secundários). Quando imaturas: possuem receptores que reconhecem estruturas comuns a microorg. para capturar os antígenos.Quando maduras: deixam de expressar receptores do epitélio para expressar receptores de CCR7 que são citocinas produzidas nas zonas de céls Tdos linfonodos. 
                                                                                                          • Antígenos são transportados para os orgãos linfoides secundários onde tem maior chance de encontrarem os linfócitos T. LINFÓCITOS T VIRGENS circulam continuamente pelos linfonodos e expressam CCR7, que promove sua entrada nas zonas de céls T dos linfonodos.
                                                                                                          1. Apresentação cruzada
                                                                                                            1. Celulas dendríticas podem ingerir células infectadas (intracelular, vírus, por ex.), apresentando os antígenos presentes nessas células para que sejam reconhecidos pelos LT CD8+.
                                                                                                          2. CONCENTRADOS: orgãos linfóides periféricos

                                                                                                            Annotations:

                                                                                                            • Antígenos são transportados para os orgãos linfoides secundários onde tem maior chance de encontrarem os linfócitos T.
                                                                                                            1. Pode ser feita por céls dendríticas, macrófagos e linfócitos B
                                                                                                            2. Processamento e apresentação dos antígenos proteicos

                                                                                                              Annotations:

                                                                                                              • Para que os antígenos se liguem as moléculas de MHC eles tem que passar por um processamento antigênico.  Após esse processamento se ligam ao MHC e são apresentados aos LT.
                                                                                                              1. Tanto a molécula de MHC quanto o peptídeo interagem com o receptor da célula T (TCR)
                                                                                                                1. Processamento

                                                                                                                  Annotations:

                                                                                                                  • Antígenos são degradados por enzimas nas células e os peptídeos gerados se ligam a fenda do MHC para serem apresentados aos LT. Esses  peptídeos formam epítopos.
                                                                                                                  1. Proteínas (antígenos) extracelulares
                                                                                                                    1. 1. Endocitose/fagocitose do antígeno pela APC
                                                                                                                      1. 2. Degradação do antígeno pelas enzimas nas vesículas
                                                                                                                        1. 3. Síntese da molécula de MHC 2
                                                                                                                          1. 4. Ligação do peptídeo a fenda do MHC 2
                                                                                                                            1. 5. Apresentação do complexo MHC-peptídeo ao LTCD4+
                                                                                                                              1. APC profissional
                                                                                                                              2. Proteínas (antígenos) citoplasmáticos
                                                                                                                                1. Todos os passos acima, exceto o nº1, pois o antígeno já está no citosol
                                                                                                                                  1. Célula nucleada
                                                                                                                                2. Apresentação
                                                                                                                                  1. Moléculas de MHC

                                                                                                                                    Annotations:

                                                                                                                                    • MHC = Locus do DNA contendo genes polimórficos que codificam proteínas (moléculas de MHC)
                                                                                                                                    • Moléculas de MHC só ficam estáveis quando estão associadas com peptídeos.
                                                                                                                                    • Pode ligar vários tipos de peptídeos diferentes, porém1 de cada vez.
                                                                                                                                    • Moléculas de MHC apresentam peptídeos estrangeiros e próprios do organismo.
                                                                                                                                    1. São proteínas presentes na membrana das APCs que apresentam antígenos peptídicos para reconhecimento pelos linfócitos T.
                                                                                                                                      1. MHC CLASSE 1

                                                                                                                                        Annotations:

                                                                                                                                        • Temos 6 tipos de moléculas MHC 1 expressas em cada célula.
                                                                                                                                        1. Apresentam antígenos para LT CD8+.

                                                                                                                                          Annotations:

                                                                                                                                          • LT CD8+ se diferencia em CTL que é o mecanismo mais eficaz para eliminar patógenos intracelulares  Necessário destruir toda a célula
                                                                                                                                          1. Expressas em todas as células nucleadas.

                                                                                                                                            Annotations:

                                                                                                                                            • Todas as células nucleadas podem ser infectadas por patógenos intracelulares (vírus).
                                                                                                                                            1. Apresentam proteínas do citosol processadas.
                                                                                                                                            2. MHC CLASSE 2

                                                                                                                                              Annotations:

                                                                                                                                              • Temos de 10 a 20 tipos de MHC 2 expressas em cada célula.
                                                                                                                                              1. Apresentam antígenos para LT CD4+.

                                                                                                                                                Annotations:

                                                                                                                                                • LT CD4+ se diferencia em cél T auxiliar, que ajuda LB a produzir anticorpos e céls fagocitárias a destruir microorg. sendo os 2 mecanismos mais eficazes para eliminar patógenos extracelulares digeridos.
                                                                                                                                                1. Expressas pelas APCs (macrófagos, céls dendríticas, LB).

                                                                                                                                                  Annotations:

                                                                                                                                                  • APC são as únicas células que podem capturar os antígenos extracelulares em vesículas (internalizar eles)
                                                                                                                                                  1. Apresentam proteínas (antígenos) extracelulares que são internalizadas pelas APCs e processadas em vesículas.
                                                                                                                                            3. Somente antígenos estranhos ativam LT
                                                                                                                                            4. Antígenos reconhecidos pelos LB
                                                                                                                                              1. Antígenos proteicos e não proteicos
                                                                                                                                                1. Sem necessidade de processamento do antígeno.
                                                                                                                                                2. Macrófagos

                                                                                                                                                  Annotations:

                                                                                                                                                  • Macrófagos podem capturar antígenos e apresentar eles aos LB nos folículos 
                                                                                                                                                  1. Células dendríticas foliculares FDC

                                                                                                                                                    Annotations:

                                                                                                                                                    • FDC (linfonodo e baço) apresentam antígeno as cels B do centro germinativo e selecionam a de alta afinidade durante resposta humoral.
                                                                                                                                                3. Reconhecimento antigênico no sistema imune adquirido
                                                                                                                                                  1. Receptor dos linfócitos

                                                                                                                                                    Annotations:

                                                                                                                                                    • Receptores dos LB e LT: - reconhecem estruturas quimicamente distintas  - tem regiões variáveis (reconhecimento antigênico) e constantes (funções efetoras) - receptores de antígenos são ligados a outras moléculas que transmitem para dentro da célula sinais de ativação desencadeados pelo antígeno
                                                                                                                                                    1. LT --> complexo TCR

                                                                                                                                                      Annotations:

                                                                                                                                                      • Molécula que reconhece o peptídeo apresentado pelo MHC. 
                                                                                                                                                      • - TCR é composto por 2 cadeias  - Ambas as cadeias são ancoradas na membrana  - TCRs não são produzidos na forma secretada - TCRs não passam pela troca de classe ou maturação da afinidade - Regiões variáveis do TCR interagem com o complexo MHC-peptídeo - Existem vários tipos diferentes de regiões variáveis de TCR, logo existem vários LT específicos para vários antígenos diferentes. 
                                                                                                                                                      1. TCR + CD3 + zeta

                                                                                                                                                        Annotations:

                                                                                                                                                        • COMPLEXO TCR = TCR + CD3 + zeta TCR reconhece peptídeo apresentado  CD3 e zeta transduzem sinal de ativação para o linfócito
                                                                                                                                                        1. Moléculas acessórias

                                                                                                                                                          Annotations:

                                                                                                                                                          • A afinidade dos TCR é baixa po isso a ligção do TCR as APC requer auxilio de cels acessórias
                                                                                                                                                          1. CD4 e CD8

                                                                                                                                                            Annotations:

                                                                                                                                                            • São proteínas do LT que se ligam a regiões não polimórficas das moléculas de MHC  Promovem adesão do LT a APC  Transduzem sinais para ativação dos LT  CD4 --> MHC 2  CD8 --> MHC 1
                                                                                                                                                            1. CD28

                                                                                                                                                              Annotations:

                                                                                                                                                              • Receptor dos LT para moléculas co-estimulatórias B7 expressas pelas APCs profissionais  Ligação de B7 a CD28 fornece o segundo sinal de ativação para LT 
                                                                                                                                                              1. Moléculas de adesão

                                                                                                                                                                Annotations:

                                                                                                                                                                • Selectinas e integrinas  Promovem adesão do LT a APC.
                                                                                                                                                              2. Existem somente como receptores ligados a membrana
                                                                                                                                                              3. LB --> Ig

                                                                                                                                                                Annotations:

                                                                                                                                                                • Anticorpos (imunoglobulinas) - 4 cadeias polipeptídicas: 2 pesadas e 2 leves  - cada cadeia tem uma região variável e uma leve  - em cada Ig existem 2 sítios de ligação a antígenos - anticorpo se liga ao epítopo (determinante) do antígeno  
                                                                                                                                                                • Classes de IG (isotipos):  definidas de acordo com as diferenças nas regiões constantes (C) das cadeias pesadas.  NÃO depende da cadeia leve Cada isotipo tem suas funções e propriedades.
                                                                                                                                                                • Troca de isotipo:  alteração do tipo de porção Fc do anticorpo sem alteração da porção Fab (especificidade para antígeno) - Linfócitos B virgens tem como receprtores IgM e IgD ligados a membrana. - Após ativação do LB (reconhecimento do antígeno) ocorre a troca de isotipo  IgA --> mucosas  IgG --> opsonização, ativação do complemento, imunidade neonatal  IgE --> hipersensibilidade imediata
                                                                                                                                                                • Classe de cadeia leve (especificidade para antígeno) NÃO se altera durante a vida de cada clone de cél B.
                                                                                                                                                                • Avidez = força total de ligação dos sítios de ligação de antígeno  Reação cruzada = anticorpos produzidos contra um antígeno podem ligar outros antígenos similares. Afinidade = força com a qual uma superfície de ligação de antígeno se liga a um epítopo de um antígeno  Maturação da afinidade = aumento na força de ligação do antígeno 
                                                                                                                                                                1. Podem ser receptores ligados a membrana ou proteínas secretadas (anticorpos).
                                                                                                                                                              4. Ativação dos linfócitos
                                                                                                                                                                1. LT

                                                                                                                                                                  Annotations:

                                                                                                                                                                  • LT são ativados nos órgãos linfóides periféricos (baço, linfonodos, etc.)
                                                                                                                                                                  1. Microorg. intracelulares
                                                                                                                                                                    1. Antígenos fagocitados/endocitados

                                                                                                                                                                      Annotations:

                                                                                                                                                                      • Antígenos extracelulares que foram englobados pela APC
                                                                                                                                                                      1. MHC 2
                                                                                                                                                                        1. LT CD4+
                                                                                                                                                                      2. Antígenos citoplasmáticos
                                                                                                                                                                        1. MHC 1
                                                                                                                                                                          1. LT CD8+
                                                                                                                                                                          2. Apresentação cruzada
                                                                                                                                                                        2. 1º sinal de ativação

                                                                                                                                                                          Annotations:

                                                                                                                                                                          • APC apresenta complexo MHC-peptídeo que é reconhecido pelo complexo TCR na superfície do LT. Co-receptor CD4 ou CD8 o MHC nas APC também 
                                                                                                                                                                          1. 2º sinal de ativação

                                                                                                                                                                            Annotations:

                                                                                                                                                                            • APC expressa moléculas co-estimulatórias B7 que se ligam a molécula CD28 na superfície do LT.
                                                                                                                                                                            1. Os LT reconhecem o antígeno específico no linfonodo e depois novamente no sítio da infecção
                                                                                                                                                                            2. LB
                                                                                                                                                                            3. Maturação dos linfócitos

                                                                                                                                                                              Annotations:

                                                                                                                                                                              • Processo de transformação das células precursoras da medula óssea em linfócitos maduros, ou seja, que expressam receptores de antígenos (Ig nos LB ou TCR nos LT).
                                                                                                                                                                              • Linfócitos tem grande diversidade de receptores de antígenos, tanto Ig quanto TCR. Isso se deve a recombinação somática que ocorre nos linfócitos imaturas nos orgãos linfóides primários. Ela é aleatória e não depende do antígeno. Essa recombinação ocorre no DNA da porção variável (Fab)
                                                                                                                                                                              • Seleção positiva: expressão de receptores intactos. BAIXA AVIDEZ Seleção negativa: ALTA AVIDEZ reconhece fortemente peptideo proprio
                                                                                                                                                                              1. 1. Proliferação das céls imaturas

                                                                                                                                                                                Annotations:

                                                                                                                                                                                • Estimulada pela IL-7 produzida pelas céls da medula óssea IL-7 --> expande e mantém o nº de progenitores dos linfócitos
                                                                                                                                                                                1. 2. Expressão dos genes receptores de antígenos
                                                                                                                                                                                  1. 3. Seleção dos linfócitos funcionais

                                                                                                                                                                                    Annotations:

                                                                                                                                                                                    • Seleção positiva e negativa
                                                                                                                                                                                    1. Sobrevivem apenas linfócitos que reconhecem o MHC-peptídeo próprio, mas não se ligam com grande afinidade a ele
                                                                                                                                                                                2. CÉLULAS E TECIDOS DO SISTEMA IMUNE
                                                                                                                                                                                  1. Linfócitos (LB e LT)

                                                                                                                                                                                    Annotations:

                                                                                                                                                                                    • RECIRCULAÇÃO DE LINFÓCITOS: Movimento dos linfócitos entre diferentes sítios anatômicos (corrente sanguínea e linfática, órgãos linfóides, sítio de inflamação)
                                                                                                                                                                                    • A probabilidade de uma célula T correta encontrar seu antígeno é maior nos orgãos linfóides periféricos, pois os antígenos microbianos estão concentrados na mesma região desses orgãos.
                                                                                                                                                                                    • RECIRCULAÇÃO DOS LINFÓCITOS B: Permanecem por longo tempo nos orgãos linfóides, produzindo anticorpos que caem na circulação sanguínea alcançando todas as regiões do corpo. Podem permanecer nos orgãos linfóides ou retornar para medula óssea.Células B não precisam migrar para os LOCAIS DA INFECÇÃO (permanecem nos orgãos linfóides). Pois, elas secretam anticorpos que vão para a circulação sanguínea e encontram patógenos e toxinas na circulação ou tecidos.
                                                                                                                                                                                    1. Origem: LB e LT na medula óssea
                                                                                                                                                                                      1. Maturação: LB medula óssea e LT no timo
                                                                                                                                                                                        1. Ativação: Linfonodos, baço, etc
                                                                                                                                                                                      2. LB: secreção de anticorpos
                                                                                                                                                                                        1. LT: secreção de citocinas e CTL
                                                                                                                                                                                        2. Células acessórias (APC)

                                                                                                                                                                                          Annotations:

                                                                                                                                                                                          • Células apresentadoras de antígeno profissionais (APC): capturam e apresentam os antígenos para serem reconhecidos pelos LT
                                                                                                                                                                                          • LB podem ser APC: ingerem antígenos proteicos apresentando-os as céls. T auxiliares dentro dos tecidos linfóides
                                                                                                                                                                                          • Além de apresentar peptídeos podem expressar "segundos sinais" Sinal 1: antígeno Sinal 2: fornecido pelo microorg. ou pela APC reagindo ao microor. Produtos microbianos e e produtos de respostas inatas podem ativar APCs para que expressem segundo sinal para ativação de linfócitos.
                                                                                                                                                                                          1. Células dendríticas

                                                                                                                                                                                            Annotations:

                                                                                                                                                                                            • Células dendríticas iniciam as respostas das células T e podem influenciar a natureza da resposta.  TIPOS DIFERENTES DE APC'S DESEMPENHAM FUNÇÕES DISTINTAS NAS RESPOSTAS DEPENDENTES DE CÉLS T.
                                                                                                                                                                                            • Células dendríticas + antígeno se concentram nos orgãos linfóides periféricos 
                                                                                                                                                                                            • Céls. dendríticas podem ser: - Imaturas: captam antígenos nos epitélios e migram para linfonodos * Localização: epitélio da pele, TGI e TR * Ainda não são eficazes na estimulação dos LT - Maduras: apresentam antígenos para os LT * Localização: região de LT nos linfonodos e estroma na maioria dos orgãos *Aumento da expressão de MHC e mol. coestimuladoras- Foliculares: estão nos centros germinativos de folículos linfóides, do baço e tecidos linfóides da mucosa*Função: captam antígenos ligados a anticorpos ou proteínas do complemento e os exibem para os LB
                                                                                                                                                                                            • Céls. dendríticas amadurecem durante migração p/ os linfonodos:  Microorg. estimulam receptores tipo toll (TNR) nas céls dendríticas  Isso resulta na produção das citocinas TNF e IL-1 Citocinas + sinalização do TNR ativa cél. dendrítica
                                                                                                                                                                                            • Características das céls dendríticas ativas: - Perdem adesividade ao epitélio  - Expressam receptores para quimiocinas (CCR7) produzidas nas zonas de céls T nos linfonodos
                                                                                                                                                                                            1. Macrófagos

                                                                                                                                                                                              Annotations:

                                                                                                                                                                                              • No sangue se chama monócito Nos tecidos se diferenciam em macrófagos
                                                                                                                                                                                              • Funções:  - Imunidades inata: fagocitose e produção de citocinas - Imunidade adquirida: fagocitose, APC para LT, produção de citocinas
                                                                                                                                                                                              1. LB
                                                                                                                                                                                              2. Tecidos linfóides
                                                                                                                                                                                                1. Medula óssea (primário)

                                                                                                                                                                                                  Annotations:

                                                                                                                                                                                                  • HEMATOPOIESE
                                                                                                                                                                                                  1. Orgãos primários: produção e maturação de linfócitos
                                                                                                                                                                                                    1. Orgãos secundários: ativação de linfócitos
                                                                                                                                                                                                    2. Timo (primário)

                                                                                                                                                                                                      Annotations:

                                                                                                                                                                                                      • Local de maturação de LT (expressão de receptores para antígenos = TCR) Local de diferenciação de LT em: - LT auxiliar (CD4+) - LT citotóxico (CD8+)
                                                                                                                                                                                                      1. Linfonodos

                                                                                                                                                                                                        Annotations:

                                                                                                                                                                                                        • Agregados nodulares ricos em linfócitos, ao longo dos vasos linfáticos. Sítio onde resposta imune adquirida contra antígenos é iniciada. Onde os antígenos de m.o. se concentram.
                                                                                                                                                                                                        1. Baço

                                                                                                                                                                                                          Annotations:

                                                                                                                                                                                                          • POLPA BRANCA: zona de células T (bainha periarteriolar) e de células B (folículo secundário) POLPA VERMELHA: área de fagocitose de m.o. e de partículas do sangue. 
                                                                                                                                                                                                          1. Sistema imune cutâneo (epitélio da pele)

                                                                                                                                                                                                            Annotations:

                                                                                                                                                                                                            • Epiderme: células de Langerhans e linfócitos (CD8+) intraepiteliais. Derme: linfócitos (CD4+ e CD8+) e macrófagos perivasculares.
                                                                                                                                                                                                            1. Sistema imune das mucosas (epitélio do TGI e TR)

                                                                                                                                                                                                              Annotations:

                                                                                                                                                                                                              • Epitélio mucoso:  Células M (membranosas) - transporte de antígenos para placa de Peyer Lâmina própria:  Placa de Peyer (no intestino delgado) - tecido linfóide organizado
                                                                                                                                                                                                              • Responder de maneira eficaz a antígenos inalados e ingeridos. Folículos linfóides dipersos, tonsilas palatinas, tonsilas linguais, amígdalas faríngeas.
                                                                                                                                                                                                          2. É UM SISTEMA INTEGRADO
                                                                                                                                                                                                            1. FUNÇÕES DO SISTEMA IMUNE
                                                                                                                                                                                                              Show full summary Hide full summary

                                                                                                                                                                                                              Similar

                                                                                                                                                                                                              Células do sistema imune
                                                                                                                                                                                                              Karol Arantes
                                                                                                                                                                                                              Propriedades gerais da resposta imune
                                                                                                                                                                                                              Karol Arantes
                                                                                                                                                                                                              Imunologia prova 01
                                                                                                                                                                                                              Maria Carvalho
                                                                                                                                                                                                              Sistema Imunológico
                                                                                                                                                                                                              Alice Hoffmann
                                                                                                                                                                                                              MHC (HLA)
                                                                                                                                                                                                              amanda portella
                                                                                                                                                                                                              RESPOSTA ANTIBACTERIANA
                                                                                                                                                                                                              Gustavo Mota
                                                                                                                                                                                                              Histologia do Timo
                                                                                                                                                                                                              Ana Sampaio
                                                                                                                                                                                                              RESPOSTA ANTIVIRAL
                                                                                                                                                                                                              Gustavo Mota
                                                                                                                                                                                                              Imunologia II
                                                                                                                                                                                                              Everton Santos4506
                                                                                                                                                                                                              Citocinas
                                                                                                                                                                                                              amanda portella