Ψ

Description

Psicologia Mind Map on Ψ, created by Anderson Torres on 27/11/2017.
Anderson Torres
Mind Map by Anderson Torres, updated more than 1 year ago
Anderson Torres
Created by Anderson Torres over 6 years ago
88
0

Resource summary

Ψ
  1. Matrizes Psicológicas
    1. Wilhelm Wundt
      1. Edward Titchener
        1. Estruturalismo

          Annotations:

          • Titchener(1867-1927) Estudou dois anos com Wundt, mas desenvolveu a maior parte de seus estudos nos Estados Unidos; Clara visão dualista – separava o mundo da física do mundo da psicologia; 1892 > Cornell > iniciou pesquisas tendo como objeto de observação os estados mentais (elementos que compõem a estrutura da mente) . Uma ciência pura, sem interesses utilitários ou aplicados, sem a preocupação com patologias, sistemas sociais ou econômicos ou condições culturais. Observadores devidamente treinados, seriam máquinas neutras e imparciais – não haveria  interferência da subjetividade. Objetivo era descobrir os chamados átomos da mente.
          1. John B. Watson
            1. Behaviorismo 1913

              Annotations:

              • Watson propões que a psicologia seja uma ciência empírica e que leva a generalizações amplas sobre o comportamento humano, mantendo- se a uniformidade do procedimento experimental, para que os experimentos dos psicólogos possam, assim como os dos físicos e químicos, ser replicados em qualquer laboratório.
              1. B. F. Skinner
                1. Behaviorismo Radical

                  Annotations:

                  • Skinner começou a estudar o comportamento operante pelo comportamento respondente, que se tornara a unidade básica de análise, ou seja, o fundamento para a descrição das interações indivíduo-ambiente. O desenvolvimento de seu trabalho levou-o a teorizar sobre outro tipo de relação do indivíduo e seu ambiente, a qual viria a ser a nova unidade de análise de sua ciência: o comportamento operante. Esse tipo de comportamento caracteriza a maioria de nossas interações com o ambiente.
                    1. Método

                      Annotations:

                      • Análise experimental do comportamento
                      1. Problema

                        Annotations:

                        • Para Skinner, o behaviorismo radical seria um caso especial da filosofia da ciência: "não é a ciência do comportamento humano, é a filosofia dessa ciência" [A análise do comportamento]. Ele busca compreender questões humanas, como "comportamento", "liberdade" e "cultura", dentro do modelo de seleção por consequências, e rejeitando o uso de variáveis não-físicas (sem dimensão no tempo-espaço).
                        1. Influências

                          Annotations:

                          • O condicionamento operante, também chamado de condicionamento instrumental ou aprendizagem instrumental foi primeiramente estudado por Edward L. Thorndike (1874-1949), que observou o comportamento de gatos tentando escapar de "caixas problemas".[1] Na primeira vez que os gatos eram colocados nas caixas, eles demoravam bastante tempo para escapar delas. Mas, com o passar do tempo, as respostas ineficientes foram diminuindo de frequência, e as respostas mais efetivas aumentavam de frequência, e os gatos agora conseguiam escapar em menos tempo e com menos tentativas. Em sua Lei do Efeito, Thorndike teorizou que as respostas que produziam consequências mais satisfatórias, foram "escolhidas" pela experiência e portanto, aumentaram de frequência. Algumas consequências reforçavam o comportamento, outras enfraqueciam-no". Thorndike produziu a primeira curva de aprendizagem com este procedimento. B. F. Skinner (1904-1990)formulou uma análise mais detalhada do condicionamento operante utilizando de conceitos como reforçamento, punição e extinção. 
                          • Skinner teve como referência as idéias dos filósofos da ciência, incluindo Percy Bridgeman, Ernst Mach e Jules Henri Poincaré. Esses criaram novos modelos de pensamento explanatório que não dependiam de nenhuma subestrutura metafísica. No decorrer de sua obra, Skinner teorizou que a lógica do modelo de seleção natural de Darwin também poderia ser aplicada ao comportamento dos indivíduos como um novo modelo causal diferente do mecanicismo.
                        2. Objeto

                          Annotations:

                          • Comportamento operante- refere-se ao procedimento através do qual é modelada uma resposta no organismo através de reforço diferencial e aproximações sucessivas. É onde a resposta gera uma consequência e esta consequência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a consequência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. 
                    2. Método

                      Annotations:

                      • Condicionamento respondente- diferentes estímulos, mesmas respostas(visando aprendizagem mais rápida-influência de Pavlov.
                      • Psicologia animal aplicada- o trabalho com animais visa responder perguntas(hipóteses) que poderiam ser generalizadas ao comportamento humano.
                      1. Problema

                        Annotations:

                        • A psicologia buscava sua inserção e reconhecimento como ciência.
                        1. Influências

                          Annotations:

                          • Pragmatismo
                          1. Pavlov

                            Annotations:

                            • Condicionamento clássico
                        2. Objeto

                          Annotations:

                          • O comportamento do indivíduo como resposta.
                    3. Método

                      Annotations:

                      • Método = Introspectivo / olhar para dentro em Psicologia / percepção interior. Titchener modificou o método introspectivo de Wundt (quantitativo) Tornando-o mais próximo do de Külpe = INTROSPECÇÃO QUALITATIVA Consistia em, observadores descreverem o seu  estado consciente após sujeitos a um dado estímulo. Titchener opôs-se à abordagem wundtiana no aspecto do uso de equipamentos e a sua concentração em medidas objetivas.
                      1. Problema

                        Annotations:

                        • Sua principal base de estudos concentrava-se nos elementos propriamente ditos, e acreditava que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, para determinar sua estrutura, através da análise das partes (estruturas Fundamentais) que a formam.
                        1. Influências

                          Annotations:

                          • Elementarismo, Associacionismo 
                        2. Objeto

                          Annotations:

                          • Objeto de estudo => Consciência - treinava seus observadores, mantendo   condições constantes possíveis , a através de várias replicações das observações. Assim seria possível uma ciência  da psicologia. (os processos mentais se agrupam  da mesma maneira, o mesmo padrão, sempre que o organismo é posto nas mesmas condições.)  
                    4. Voluntarismo 1879

                      Annotations:

                      • Voluntarismo é a ideia que a mente é capaz de organizar o conteúdo mental em processos de pensamentos de nível mais elevado.
                      • Influências: Fisiologia, Empirismo
                      1. Método

                        Annotations:

                        • Experimento- a psicologia utiliza-o diretamente em suas investigações, como demostram os estudos sobre a sensação, a percepção e a representação, ou seja, aquilo que Wundt chama de Psicologia Individual/Fisiológica /Experimental. Pode-se investigar cuidadosamente tanto o início quanto o curso desses processos, visando sempre à sua relação com seus elementos constituintes.Percepção interna- baseia-se no controle experimental das condições externas da experiência. Observação- existem fatos psíquicos que, embora não sejam objetos reais do mundo externo, possuem o caráter de objetos psíquicos, eles são inacessíveis pelo método experimental, são aquilo que Wundt chama de produtos mentais surgidos ao longo da história, como a linguagem, a religião, os mitos e os costumes, eles pressupões a existência de uma comunidade de muitos indivíduos que compartilham de certa mentalidade, embora sua fonte última sejam sempre as características psíquicas do indivíduo em particular. por estarem ligados a uma comunidade popular denominou-se Psicologia dos povos.
                        1. Objeto

                          Annotations:

                          •  Experiência imediata (Wundt entende por experiência em geral um todo unitário e coerente, que pode ser concebido e elaborado cientificamente a partir de dois pontos de vista distintos, porém complementares: toda experiência pode ser analisada pelo seu conteúdo objetivo (experiência mediata) ou subjetivo (experiência imediata)). Neste caso, investiga-se o próprio sujeito da experiência(mundo interno) em sua relação com os conteúdos da experiência.
                          1. Problema

                            Annotations:

                            • Wundt pretende atacar um tipo de psicologia difundida em sua época, que vinha sendo definida como ciência da alma ou mente. Segundo ele, essa psicologia está assentado em hipóteses metafísicas( espiritualismo ou materialismo) que exploram o domínio da experiência possível. Como sua intenção é inaugurar uma nova psicologia, autônoma e independente de teorias metafísicas, o único caminho possível era recusar essa psicologia e construir uma outra, que se atém somente à experiência psicológica propriamente dita. Nesta psicologia, só há a experiência, vista como um conjunto de processos interligados, e nada mais.
                            1. Influências

                              Annotations:

                              • Paralelismo psicofísico de Gottfried Wilhelm Leibniz-  doutrina segundo a qual o psíquico e o físico, o espírito e o corpo, são coordenados, desenvolvendo-se paralelamente mas não em relação de causalidade, ao contrário do materialismo, que considera o psíquico como função do físico. O Empirismo de John Locke- admite que todo conhecimento vem da experiência, portanto, dos sentidos, Locke busca compreender qual a gênese, a função e os limites do entendimento humano.
                        2. Funcionalismo 1898

                          Annotations:

                          • Graças ao empuxo darwinista , demarca-se uma psicologia interessada na adaptação, evolução e variação das atividades mestais. 
                          1. William James
                            1. Método

                              Annotations:

                              • Experimental pragmática-Sustenta que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o organismo, tendo em conta a adaptação ao seu meio.
                              1. Problema

                                Annotations:

                                • "O que fazem os homens?" e "Por que o fazem?"
                                1. Influências

                                  Annotations:

                                  • Pramatismo
                                2. Objeto

                                  Annotations:

                                  • O Funcionamento da consciência na medida que o homem a usa para adaptar-se ao meio. Enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia. 
                            2. Sigmund Freud
                              1. Psicanálise 1900

                                Annotations:

                                • A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud(1856 – 1939). De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais. Todos os desejos, lembranças e instintos reprimidos estariam “armazenados” no inconsciente das pessoas e, através de métodos de associações, o psicanalista – profissional que pratica a psicanálise – conseguiria analisar e encontrar os motivos de determinadas neuroses ou a explicação de certos comportamentos peculiares dos seus pacientes, por exemplo.
                                1. Método

                                  Annotations:

                                  • Método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.
                                  •  Hipnose - Induzir o paciente, através de uma sugestão intensa,  num estado semelhante ao sono mas no qual é possível estabelecer a comunicação com o hipnotizador e ser sugestionado, podendo assim revelar memórias ocultas ou ser condicionado para determinada ação ou comportamento.   
                                  •    Interpretação dos sonhos - Os sonhos apresentam imagens figurativas de recalcamentos, ansiedades e medos, que depois de interpretados vão permitir ao psicanalista confirmar os resultados das suas investigações sobre problemas de comportamento apresentados pelo paciente. É o meio de exploração mais seguro dos processos psíquicos pelo que acaba por abandonar a técnica da hipnose.   
                                  •    Atos falhos – fenômenos ligados a lapsos de linguagem, de escrita, esquecimentos momentâneos de palavras. São acidentes de carácter insignificante e de curta duração.   
                                  •    Transfert - Transferência inconsciente para a figura do psicanalista de sentimentos de ternura ou de hostilidade (transfert positivo ou negativo) atualizando situações reprimidas e esquecidas de forma a que o psicanalista possa detectar as razões do conflito inconsciente. É um processo de catarse, descarga psíquica, restabelecendo a relação entre a emoção e o objeto que inicialmente a despertou   
                                  1. Objeto

                                    Annotations:

                                    • Inconsciênte- "processos misteriosos" do psiquismo "regiões obscuras", isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos. A investigação sistemática desse problemas levou Freud à criação da Psicanálise.
                                    1. Problema

                                      Annotations:

                                      • Freud não encontrava os fatores biológicos que justificassem o comportamento e as doenças em alguns casos, como o de histeria, por exemplo. 
                                      1. Influências

                                        Annotations:

                                        • Ao ter contato com o método criado por Breuer para tratar jovens histéricas e apropriar-se deste, aperfeiçoando-o, Sigmund Freud começa a criar uma teoria baseada em sua observação clínica com essas jovens, a psicanálise. Ele percebe que os sintomas histéricos são resíduos e símbolos de experiências traumáticas ligadas a sexualidade infantil, embora estes não sejam lembrados por suas pacientes histéricas. Freud, então, passa a pensar a existência de uma instância psíquica que não seja consciente, onde estejam guardadas todas as experiências pelas quais o indivíduo passou; e é a partir de suas considerações sobre a histeria e o incosciênte que vai surgir e se consolidar sua teoria psicanalítica.
                                        • Jean Charcot- psiquiatra francês que tratava a histeria com hipnose
                                2. Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler

                                  Annotations:

                                  • Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1940) foram os criadores das leis da gestalt. Wertheimer pôde provar experimentalmente que diferentes formas de organização perceptiva são percebidas de forma organizada e com significado distinto por cada pessoa. Como pode ser visto nas figuras do Cubo de Necker e do Vaso de Rubin. O todo é maior do que a soma das partes que o constituem. Por exemplo: uma cadeira é mais do que quatro pernas, um assento e um encosto. Uma cadeira é tudo isso, mas é mais que isso: está presente na nossa mente como um símbolo de algo distinto de seus elementos particulares.
                                  1. Gestalt 1913

                                    Annotations:

                                    • Psicologia da forma. A tarefa da psicologia é dar conta da percepção tal como é vivenciada por cada um de nós. Nossa experiência perspectiva é marcada por relações de sentido e de valor e não apenas por um acúmulo de sensações.
                                      1. Método

                                        Annotations:

                                        • Fenomenológico-descritivo - é a via pela qual o gestaltismo incorpora o percebido enquanto tal à ciência psicológica.
                                        1. Objeto

                                          Annotations:

                                          • Experiência perceptiva- investiga a experiência psicológica tomando como referência não a noção de sensação, mas sim aquilo que aparece tal e qual aparece na experiência perceptiva do sujeito ingênuo. Percepção e pensamento  como totalidade
                                          1. Problema

                                            Annotations:

                                            • Surge como uma negação e uma tentativa de superação da fragmentação das ações e dos processos humanos realizados pelas tendências da Psicologia científica do século XIX, postulando a necessidade de compreender o ser humano como uma totalidade.
                                            1. Influências

                                              Annotations:

                                              • Von Ehrenfels- amplia o campo da sensibilidade afirmando ser ele formado tanto por sensações quanto por qualidades estruturais.Max Wertheimer foi discípulo de Ehrenfels quando aluno em Praga, isto no período que começou em 1898. Immanuel Kant (1724-1804), onde apresenta aidéia de que os elementos ou objetos percebidos são organizados mentalmentede forma que apresente algum sentido e não por meio de associações.Ernst Mach (1838-1916)- professor de física que exerceu influência diretasobre a Gestalt, onde especifica que a percepção de um objeto não mudamesmo que este sofra uma modificação referente a sua orientação, ou sejauma formula circular pode ser preta ou branca, grande ou pequena emesmo assim manter sua qualidade elementar circularFenomenologia (E. Husserl 1859-1938) - Método filosófico que se propõe a uma descrição da experiência vivida da consciência, cujas manifestações são expurgadas de suas características reais ou empíricas e consideradas no plano da generalidade essencial.
                                      2. Gordon Allport, Fluyd Allport, Ignacio Martin-Baró

                                        Annotations:

                                        • De acordo com o psicólogo Gordon Allport, a psicologia social é a disciplina que usa métodos científicos para “entender e explicar como o pensamento, os sentimentos e os comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginada ou implicada de outros seres humanos”.
                                        1. Psicologia Social

                                          Annotations:

                                          • Psicologia Social estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para a continuidade da sociedade,
                                          1. Método

                                            Annotations:

                                            •  O método de observação  O método Correlacional  A pesquisa de levantamento  Estudo de Campo  Experimento de Campo  Experimento de Laboratório
                                            1. Objeto

                                              Annotations:

                                              • O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação. Ela também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais impõem à vida social do homem, ao mesmo tempo que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos.
                                              1. Problema

                                                Annotations:

                                                • Surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política).
                                                1. Influências

                                                  Annotations:

                                                  •  Herbert Spencer ,Gabriel Tarde, Gustave Le Bon e Durkeim Emilio
                                        2. Espaços de Atuação
                                          1. Psicólogo Social

                                            Annotations:

                                            • O psicólogo social é aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histórica considerando a permanente integração entre indivíduo e o social. Neste sentido operar como psicólogo social significa desenvolver um trabalho desde esta perspectiva de homem e da sociedade, possibilitando atuar em qualquer área da Psicologia.
                                            •  Promove estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais. Atua junto a organizações comunitárias, em equipe multiprofissional no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança. Pesquisa, analisa e estuda variáveis psicológicas que influenciam o comportamento do consumidor. 3- Assessora órgãos públicos e particulares, organizações de objetivos políticos oucomunitários, na elaboração e implementação de programas de mudança de caráter social etécnico, em situações planejadas ou não. 4- Atua junto aos meios de comunicação, assessorando quanto aos aspectos psicológicosnas técnicas de comunicação e propaganda. 
                                            1. Psicologia Social
                                            2. Psicólogo Jurídico

                                              Annotations:

                                              • Atua no âmbito da Justiça, nas instituições governamentais e não-governamentais, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência. Para tanto, sua atuação é centrada na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos sujeitos que carecem de tal intervenção. Contribui para a formulação, revisões e interpretação das leis. 
                                              • Realiza pesquisa visando a construção e ampliação do conhecimento psicológico aplicado ao campo do Direito. Assessora na formulação, revisão e execução de leis. Colabora na formulação e implantação das políticas de cidadania e direitos humanos. 4- Avalia as condições intelectuais e emocionais de crianças adolescentes e adultosem conexão processos jurídicos, seja por deficiência mental e insanidade,testamentos contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de criançasou determinação da responsabilidade legal por atos criminosos.5- Atua como perito judicial nas varas cíveis, criminais, justiça do trabalho, dafamília, da criança e do adolescente, elaborando laudos, pareceres e perícias aserem anexados aos processos.6- Elabora petições que serão juntadas ao processo, sempre que solicitar algumaprovidência, ou haja necessidade de comunicar-se com o juiz, durante a execuçãoda perícia.7- Eventualmente participa de audiência para esclarecer aspectos técnicos emPsicologia que possam necessitar de maiores informações a leigos ou leitores dotrabalho pericial psicológico(juízes, curadores e advogados).8- Elabora laudos, relatórios e pareceres, colaborando não só com a ordem jurídicacomo com o indivíduo envolvido com a Justiça, através da avaliação daspersonalidade destes e fornecendo subsídios ao processo judicial quando solicitadopor uma autoridade competente, podendo utilizar-se de consulta aos processos ecoletar dados considerar necessários a elaboração do estudo psicológico.9- Realiza atendimento psicológico através de trabalho acessível e comprometidocom a busca de decisões próprias na organização familiar dos que recorrem aVaras de Família para a resolução de questões.10- Realiza atendimento a crianças envolvidas em situações que chegam àsInstituições de Direito, visando a preservação de sua saúde mental, bem comopresta atendimento e orientação a detentos e seus familiares. 11- Participa da elaboração e execução de programas sócio educativos destinados acriança de rua, abandonadas ou infratoras.12- Orienta a administração e os colegiados do sistema penitenciário, sob o ponto devista psicológico, quanto as tarefas educativas e profissionais que os internospossam exercer nos estabelecimentos penais.13- Assessora autoridades judiciais no encaminhamento à terapias psicológicas,quando necessário.14- Participa da elaboração e do processo de Execução Penal e assessorar aadministração dos estabelecimentos penais quanto a formulação da política penal eno treinamento de pessoal para aplicá-la.15- Atua em pesquisas e programas de prevenção à violência e desenvolve estudos epesquisas sobre a pesquisa criminal, construindo ou adaptando instrumentos deinvestigação psicológica. 
                                              1. Psicólogo do Trabalho

                                                Annotations:

                                                • Atua individualmente ou em equipe multiprofissional, onde quer que se dêem as relações de trabalho nas organizações sociais formais ou informais, visando a aplicação do conhecimento da Psicologia para a compreensão, intervenção e desenvolvimento das relações e dos processos intra e interpessoais, intra e intergrupais e suas articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural. 
                                                • trabalho nas organizações sociais formais ou informais desenvolvimento das relações e dos processos intra e interpessoais articulações com as dimensões política, econômica, social e cultural. Planeja, elabora e avalia análises de trabalho (profissiográfico, ocupacional, deposto de trabalho etc.), para descrição e sistematização dos comportamentos requeridos no desempenho de cargos e funções, com o objetivo de subsidiar ou assessorar as diversas ações da administração.2- Participa do recrutamento s seleção pessoal, utilizando métodos e técnicas de avaliação (entrevistas, testes, provas situacionais, dinâmica de grupo, etc.), com o objetivo de assessorar as chefias a identificar os candidatos mais adequados ao desempenho das funções.3- Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de treinamento e formação de mão-de-obra, visando a otimização de recursos humanos.4- Participa, assessora, acompanha e elabora instrumentos para o processo de avaliação pessoal, objetivando subsidiar as decisões, tais como: promoções,movimentação de pessoal, planos de carreira, remuneração, programas detreinamento e desenvolvimento, etc.5- Planeja, coordena, executa e avalia, individualmente ou em equipemultiprofissional, programas de treinamento, de capacitação e desenvolvimento derecursos humanos. 
                                                1. Gestalt,Behaviorismo, Cognitivismo
                                                2. Psicólogo Clínico

                                                  Annotations:

                                                  • Atua na área específica da saúde, colaborando para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional em instituições formais e informais. Realiza pesquisa, diagnóstico, acompanhamento psicológico, e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas. 
                                                  • Prepara o paciente para entrada, permanência e alta hospitalar, inclusive em hospitais psiquiátricos. Atendimento familiar e/ou de casal para orientação ou acompanhamento psicoterapêutico Atendimento a crianças com problemas emocionais, psicomotores e psicopedagógico. Realiza pesquisa, diagnóstico,acompanhamento psicológico, e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas. 
                                                  1. Psicanálise, Gestalt
                                                  2. Psicólogo do Esporte

                                                    Annotations:

                                                    • O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.
                                                    • Procede o exame das características psicológicas dos esportistas, visando o diagnóstico individual ou do grupo, dentro da atividade em que se encontram. Desenvolve ações utilizando-se de técnicas psicológicas contribuindo em nível individual, para realização pessoal e melhoria do desempenho do esportista e em nível grupal, favorecendo a otimização das relações entre esportistas Realiza atendimento individual ou em grupo de esportistas, visando a preparação psicológica no desempenho da atividade física em geral.  Acompanha, assessora e observa o comportamento dos esportistas, visando oestudo das variáveis psicológicas que interferem no desempenho de suas atividadesespecíficas(treinos, torneios e competições).5- Orienta pais ou responsáveis visando facilitar o acompanhamento e odesenvolvimento dos esportistas.6- Realiza atendimento individual ou em grupo com esportista, visando a preparaçãopsicológica no desempenho da atividade física em geral.7- Realiza estudos e pesquisas individualmente ou em equipe multidisciplinar,visando o conhecimento teórico-prático do comportamento dos esportistas,dirigentes e públicos no contexto da atividade esportiva.8- Elabora e participa de programas e estudos educacionais, recreativos e dereabilitação física orientando a efetivação de um trabalho de caráter profilático oucorretivo, visando o bem-estar dos indivíduos. 9- Colabora para a compreensão e mudança, se necessário do comportamento deeducadores no processo de ensino-aprendizagem e nas relações inter intra pessoaisque ocorrem no ambiente esportivo.10- Elabora e emite pareceres sobre aspectos psicológicos envolvidos na situaçãoesportiva, quando solicitado.11- Encaminha o esportista a atendimento clínico quando houver necessidade de umaintervenção psicológica que transcenda as atividades esportivas.12- Ministrar aulas de psicologia no esporte em cursos de psicologia e educação física,oportunizando a formação necessária a estes profissionais, a prática das atividadesesportivas e seus aspectos psicológicos.  
                                                    1. Cognitivismo
                                                    2. Psicólogo do Trânsito

                                                      Annotations:

                                                      • O Psicólogo do Trânsito tem o objetivo de estudar o comportamento das pessoas no contexto do trânsito sejam elas pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas amadores e profissionais.
                                                      • 1- Desenvolve pesquisa científica no campo dos processos psicológicos, psicossociaise psicofísicos relacionados ao problema do trânsito.2- Realiza exames psicológicos de aptidão profissional em candidatos a habilitaçãopara dirigir veículos automotores(“Psicotécnicos”).3- Assessora no processo de elaboração e implantação de sistemas de sinalização detrânsito, especialmente no que concerne a questões de transmissão, recepção eretenção de informações.4- Participa de equipes multiprofissionais voltadas à prevenção de acidentes detrânsito.5- Desenvolve, na esfera de sua competência, estudos e projetos de educação detrânsito.6- Contribui nos estudos e pesquisas relacionados ao comportamento individual ecoletivo na situação de trânsito, especialmente nos complexos urbanos.7- Estuda as implicações psicológicas do alcoolismo e de outros distúrbios nassituações de trânsito.8- Avalia a relação causa-efeito na ocorrência de acidentes de trânsito, levantandoatitudes-padrão nos envolvidos nessas ocorrências e sugerindo formas de atenuaras suas incidências.9- Aplica e avalia novas técnicas de mensuração da capacidade psicológica dosmotoristas.10- Colabora com a justiça e apresenta, quando solicitado, laudos, pareceres,depoimentos etc;11- Servindo como instrumentos comprobatórios para melhor aplicação da lei ejustiça;12- Atua como perito em exames para motorista, objetivando sua readaptação oureabilitação profissional. Estuda as implicações psicológicas do alcoolismo e de outros distúrbios nas situações de trânsito. Realiza exames psicológicos de aptidão profissional em candidatos a habilitação para dirigir veículos automotores(“Psicotécnicos”). Desenvolve pesquisa científica no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados ao problema do trânsito.
                                                      1. Psicólogo Educacional

                                                        Annotations:

                                                        • Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo. Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino. 
                                                        • Desenvolve trabalhos com educadores e alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes. Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.Desenvolve, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores,professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir,identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, na escola, odesenvolvimento de potencialidades, a auto-realização e o exercício da cidadaniaconsciente.4- Elabora e executa procedimentos destinados ao conhecimento da relaçãoprofessor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma açãocoletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de ensino quefavoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.5- Planeja, executa e/ou participa de pesquisas relacionadas a compreensão deprocesso ensino-aprendizagem e conhecimento das características Psicossociais daclientela, visando a atualização e reconstrução do projeto pedagógico da escola,relevante para o ensino, bem como suas condições de desenvolvimento eaprendizagem, com a finalidade de fundamentar a atuação crítica do Psicólogo, dosprofessores e usuários e de criar programas educacionais completos, alternativos,ou complementares.6- Participa do trabalho das equipes de planejamento pedagógico, currículo e políticaseducacionais, concentrando sua ação naqueles aspectos que digam respeito aosprocessos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relaçõesinterpessoais, bem como participa da constante avaliação e do redirecionamentodos planos, e praticas educacionais implementados.7- Desenvolve programas de orientação profissional, visando um melhoraproveitamento e desenvolvimento do potencial humano, fundamentados noconhecimento psicológico e numa visão crítica do trabalho e das relações domercado de trabalho.8- Diagnostica as dificuldades dos alunos dentro do sistema educacional e encaminha,aos serviços de atendimento da comunidade, aqueles que requeiram diagnostico etratamento de problemas psicológicos específicos, cuja natureza transceda apossibilidade de solução na escola, buscando sempre a atuação integrada entreescola e a comunidade.9- Supervisiona, orienta e executa trabalhos na área de Psicologia Educacional. 
                                                        1. Behaviorismo, Gestalt
                                                      Show full summary Hide full summary

                                                      Similar

                                                      PSICOLOGIA DA GESTALT
                                                      eleuterapara
                                                      DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
                                                      eleuterapara
                                                      Behaviorismo - Skinner
                                                      Suliane Makelry
                                                      Personalidade Psicodinâmica - Freud, Jung, Adler
                                                      luanaborb
                                                      Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
                                                      Silvio R. Urbano da Silva
                                                      Quiz sobre Freud
                                                      Yasmin Padovan
                                                      TERAPIA FAMILIAR
                                                      dacir martins
                                                      POLÍTICAS PÚBLICAS
                                                      Alan Nunes
                                                      PSICANÁLISE E FENOMENOLOGIA
                                                      José Ronaldo
                                                      PSICOMETRIA
                                                      Alan Nunes
                                                      Psicologia da Educação
                                                      rsgomes88