O sonho e a realização do desejo

Description

Psicologia Mind Map on O sonho e a realização do desejo, created by Ana Filgueira on 27/11/2017.
Ana  Filgueira
Mind Map by Ana Filgueira , updated more than 1 year ago
Ana  Filgueira
Created by Ana Filgueira over 6 years ago
28
1

Resource summary

O sonho e a realização do desejo
  1. O sonho é uma via privilegiada para o inconsciente. Os sonhos são formas disfarçadas de realizações dos desejos, não são absurdos, possuem sentido. O sonho que recordamos ao acorda e relatamos sempre será submetido a uma deformação cujo objetivo é proteger o sujeito do caráter ameaçador dos seus desejos.
    1. O que é interpretado psicanaliticamente não é o sonho, mas o seu relato. A pessoa que sonha sabe o significado do seu sonho, apenas não sabe que sabe, e isso ocorre porque a censura a impede de saber. A função da interpretação é exatamente a de produzir a clareza desse sentido oculto.
      1. Conteúdo manifesto do sonho: corresponde ao que o paciente lembra e conta.
        1. Conteúdo latente: é o conteúdo oculto e inconsciente que só é atingido pela interpretação
          1. O que se oferece a interpretação são enunciados , e estes devem ser substituídos pelo analista por outros enunciados, mais primitivos e ocultos, que seriam a expressão do desejo do paciente.
            1. Os quatros mecanismos fundamentais do trabalho do sonho:
              1. 1. Na condensação vai existir a fusão de diversas ideias do Ics que vai se manifestar em uma única imagem no consciente. "É como se fosse uma espécie de leitura que retira do texto os termos + importantes e em destaque para dar sentido ao texto" A condensação é o mecanismo que vai fazer com que o conteúdo manifesto seja bem menor do que o latente, jamais o conteúdo manifesto pode ser maior do que o latente. Ela pode operar de três formas: 1. Omitindo determinados elementos do conteúdo latente 2.Permitindo que apenas um fragmento de alguns complexos do sonho latente apareça no sonho manifesto 3.Combinando vários elementos do conteúdo latente que possuem algo em comum num único elemento do conteúdo manifesto.
                1. 2. No deslocamento vai existir um deslocamento associativo que transforma elementos primários de um conteúdo em detalhes secundários de um conteúdo manifesto. É uma operação de substituição que age em algo censurado para algo permitido. O deslocamento vai operar de duas maneiras: 1. Pela substituição de um elemento latente por um outro mais remoto que funcione em relação ao primeiro como uma simples alusão 2. Quando uma expressão é mudada de um elemento importante para outro simples e sem importância, é uma forma de descentramento da importância, o que pode causar estranheza.
                  1. EX: Uma garota deseja o namorado da amiga, porém não pode, para isso se manifestar no sonho já que é algo censurado, esse desejo por esse garoto vai se deslocar para outro homem e nele vai estar condensado várias ideias tipo, o rosto de um menino lindo que ela ficou, a inteligência de outro, ele vai estar vestido como o pai, tem a profissão de alguém da família, tem gostos parecido com o da pessoa. Enfim terá várias características reunidas numa única pessoa.
                  2. 3. Figuração ou consideração a figurabilidade: remete na seleção e transformação dos pensamentos dos sonhos em imagens. Esse mecanismo é por si só responsável pela distorção da elaboração onírica. No livro tem um exemplo que diz o seguinte, substituir um edital político de um jornal por uma série de ilustrações, o editorial é feito com palavras e frases, porém você terá que transcreve-lo em imagens. O significado do texto original vai aparecer distorcido, mesmo que algumas cenas seja possível fazer essa troca.
                    1. 4. Elaboração secundária: é a modificação do sonho para que ele apareça de uma forma coerente e compreensível. Sua função é que o sonho perca seu caráter absurdo e faça com que se pareça com o pensamento diurno. "Este último processo não faz parte da elaboração onírica, pois ela incide sobre um material já elaborado pelos outros mecanismo.
                      1. SOBREDETERMINAÇÃO: O sentido do sonho nunca se esgota numa única interpretação. Um mesmo conteúdo manifesto pode nos remeter a séries de pensamentos latentes.
                        1. SUPERINTERPRETAÇÃO: Uma segunda interpretação que se sobrepõe à primeira e que nos fornece um outro significado do sonho distinto do indicado na interpretação original.
                    2. Processo onírico: O sonho manifesto é o resultado de um processo denominado elaboração onírica que consiste na passagem do conteúdo latente, para uma representação através do nosso sonho. Sendo que, o conteúdo manifesto é a história contada quando nos recordamos dos eventos ocorridos no sonho. Porém, a verdadeira significação do sonho se encontra no conteúdo latente, que constitui o seu significado oculto e simbólico.

                      Media attachments

                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      PSICANÁLISE E FENOMENOLOGIA
                      José Ronaldo
                      PSICOLOGIA DA GESTALT
                      eleuterapara
                      DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
                      eleuterapara
                      Behaviorismo - Skinner
                      Suliane Makelry
                      Personalidade Psicodinâmica - Freud, Jung, Adler
                      luanaborb
                      Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
                      Silvio R. Urbano da Silva
                      Quiz sobre Freud
                      Yasmin Padovan
                      TERAPIA FAMILIAR
                      dacir martins
                      POLÍTICAS PÚBLICAS
                      Alan Nunes
                      PSICOMETRIA
                      Alan Nunes
                      TEORIA SEXUAL FREUD
                      eleuterapara