6º Ano

Description

Mind Map on 6º Ano, created by Joao Frare on 28/12/2017.
Joao Frare
Mind Map by Joao Frare, updated more than 1 year ago
Joao Frare
Created by Joao Frare over 6 years ago
14
0

Resource summary

6º Ano
  1. 3º Trimestre
    1. Geometria plana e aspectos do mundo físico na solução de problemas do cotidiano: diferenciação de polígonos (regulares e não regulares) de não polígonos, nomenclatura, classificação (ênfase em triângulos e quadriláteros), ampliações e reduções (em malha quadriculada) e composição e decomposição de figuras.
      1. Geometria Plana e Grandezas e Medidas na solução de problemas do cotidiano: cálculo de área (sem emprego de fórmulas) e perímetro de uma figura, por meio de recursos de contagem e de decomposição.
        1. A geometria das transformações e a visão dinâmica do mundo físico: a ideia de simetria em construções geométricas e artísticas.
          1. Geometria Espacial e aspectos do mundo físico na solução de problemas do cotidiano: elementos de prismas e pirâmides e suas relações (vértices, arestas e faces), associação de modelos de sólidos a suas planificações e representações de diferentes vistas de figuras espaciais.
            1. Construções geométricas como forma de ampliar a compreensão de propriedades geométricas e de descrever aspectos do mundo físico: o uso de instrumentos variados de desenho e de medida (régua, compasso, esquadro e transferidor) e de softwares e a construção de ângulos, circunferências, retas paralelas e perpendiculares.
              1. As ideias da álgebra de aritmética generalizada e de igualdade: sequências numéricas ou formadas por figuras descrevendo a regra utilizada para a sua criação, análise de uma igualdade numérica, ao se adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus membros por um mesmo número e resolução de problemas, envolvendo equações do 1º grau do tipo ax + b = c, no conjunto dos números naturais, por tentativa.
              2. 2º Trimestre
                1. Os números racionais positivos em sua representação decimal, o arredondamento, a resolução e elaboração de problemas que envolvem cálculos no campo aditivo (adição e subtração) e no campo multiplicativo (multiplicação e divisão).
                  1. Resolução e elaboração de problemas envolvendo a representação de porcentagem (10%, 25%, 50%, 75% e 100%).
                    1. Matemática e educação financeira: significado de orçamento, fatura e recibo, cálculo de descontos e acréscimos percentuais na resolução e elaboração de problemas envolvendo contextos sociais.
                      1. Os números racionais positivos em sua representação fracionária e a resolução de situações- -problema em variados contextos: os diferentes significados de fração (parte de um todo, divisão e razão), frações no campo aditivo (adição e subtração), por meio da equivalência de frações, e no campo multiplicativo (multiplicação e divisão).
                        1. O conceito de razão (escala, velocidade, porcentagem etc.) e de proporção (grandezas diretamente proporcionais) e seus significados na resolução e elaboração de situações-problema em contextos diversos.
                          1. A probabilidade em situações cotidianas: ideia intuitiva de chance de ocorrência de um evento de natureza aleatória utilizando palavras como certo, provável, pouco provável, igualmente provável e impossível.
                            1. Tabelas e gráficos de diferentes tipos (barras, colunas, setores e linhas): leitura, interpretação e construção (utilizando noção intuitiva de escala), elementos de um gráfico (eixos, título, fonte etc.), realizando previsões e inferências em uma análise crítica dos dados.
                              1. Pesquisas estatísticas sobre aspectos cotidianos de natureza científica e social: coleta e organização de dados, aspectos gerais dos dados, noção de variável e classificação, diferença entre amostra e população e elaboração de representações apropriadas.
                              2. 1º Trimestre
                                1. Os números naturais e o Sistema de Numeração Decimal: elaboração e resolução de problemas em diversos contextos.
                                  1. Os números naturais e a resolução de problemas em seus diferentes significados do campo aditivo (adição e subtração) e do campo multiplicativo.
                                    1. As possíveis maneiras de combinar e de contar elementos de uma coleção, utilizando estratégias pessoais, contagem direta, princípio multiplicativo e diagrama de árvore.
                                      1. Cálculo (exato ou aproximado, mental ou escrito) em função da situação-problema proposta.
                                        1. Números primos, números compostos, como produtos de números primos, e a representação polinomial dos números naturais.
                                          1. Resolução e elaboração de problemas envolvendo as ideias de múltiplos, divisores, máximo divisor comum e mínimo divisor comum.
                                            1. Sistema de coordenadas cartesianas: significado e a localização de pontos associados a pares ordenados considerando o primeiro quadrante.
                                            Show full summary Hide full summary

                                            Similar

                                            Expressões numéricas e potências
                                            luciahelenaferre
                                            Figuras rítmicas - Nome /Valor
                                            Claudina Quintino
                                            Medidas de tempo
                                            Julio Cesar Domingues
                                            Desafio: discurso direto e indireto
                                            Aline Bithencourt
                                            CHINA ANTIGA
                                            Flavio Toledo de Souza
                                            Terremotos
                                            Daniel B. F.
                                            A Matéria
                                            Camila Horta
                                            Sistema Cardiovascular
                                            Vânia Andrade
                                            A população de um país divide-se economicamente em dois grupos:
                                            Priscila Andrade
                                            Os sentidos: visão e audição
                                            Heitor Galdino