Nocoes de Administracao

Description

ADMIN Basic
Joyce Ferraz
Mind Map by Joyce Ferraz, updated more than 1 year ago
Joyce Ferraz
Created by Joyce Ferraz over 6 years ago
55
2

Resource summary

Nocoes de Administracao

Annotations:

  • As funcoes do administrador correspondem aos elementos que Fayol definira em seu tempo: Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.  As funcoes administrativas formam o processo administrativo.De um modo geral, aceita-se hoje como funcoes basicas do administrador: Planejamento, Organizacao, Direcao e controle.O processo administrativo é CICLICO: pois voce planeja, organiza, dirige, controla e faz tudo novamente.É DINAMICO: porque ele sofre alteracoes no processoÉ INTERATIVO: porque uma funcao administrativa influencia na outra 
  1. 1* Funcao : PLANEJAMENTO

    Annotations:

    • O PLANEJAMENTO serve de base para as demais funcoes. É um processo CONTINUO e DINAMICO que consiste em um conjunto de acoes intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar REALIDADE UM OBJETIVO FUTURO. ONDE, O QUE, QUANDO, COMO , QUAL ORDEM.
    1. Principais caracteristicas

      Annotations:

      • Processo PERMANENTE e CONTINUO.  Durante sua execucao, deve ser FLEXIVEL para que se aceite ajustes e correcoes.  Nao se limita a um unico plano de acao. É sempre focado no futuro. Define a MISSAO e a VISAO da empresa.  Possui o objetivo de selecionar, entre diversas possibilidades, uma linha de acao mais bem estruturada e adequada.  Corresponde a uma funcao administrativa que interage, influencia e é influenciada pelas demais funcoes da organizacao, direcao e controle. 
      1. Estabelecimento de Objetivos

        Annotations:

        • O estabelecimento dos objetivos a serem alcancados é o ponto de partida do planejamento.
        1. Abrangencia do planejamento
          1. Estrategico

            Annotations:

            • Presidente, socios, diretores. Longo prazo. 
            1. Planejamento estrategico

              Annotations:

              • Envolve a empresa como uma TOTALIDADE. Abrange todos os recursos e areas de atividades e preocupa-se em atingir os objetivos em nivel organizacional.  É projetado no longo prazo e seus efeitos e consequencias sao estendidos para varios anos.  É AMPLO, poucos detalhes da execucao sao apresentados (ex seremos a maior startup do brasil..?) É definido pela cupula da organizacao. Efetua a analise do ambiente EXTERNO E INTERNO: EXTERNO: analise das OPORTUNIDADES E AMEACAS.  INTERNO: FORCAS e FRAQUEZAS da empresa.
              1. Matriz SWOT ou FOFA

                Annotations:

                • STRENGHT, WEAKNESS, OPPORTUNITIES AND THREAT.  FORCA, OPORTUNIDADE, FRAQUEZA, AMEACA
                1. MISSAO , VISAO VALORES

                  Annotations:

                  • Uma das primeiras coisas que uma empresa, ao ser criada, tem que fazer é definir a sua missao e visao, porque todas as decisoes futuras irao se basear nisso.  Sao elementos essenciais para o desenvolvimento de todos os objetivos e planos subsequentes. Sem definicao clara, dificilmente poderiam definir objetivos, formular estrategias e planos coerentes.  É um norte para a tomada de decisao dos outros setores. 
                  1. Missão

                    Annotations:

                    • Representa a RAZAO DE SER DA ORGANIZACAO. Sua IDENTIDADE. É uma declaracao escrita que descreve o PROPOSITO, OS VALORES, OS PRINCIPIOS E AS LINHAS ORIENTADORAS da organizacao.  A missao deve conseguir o comprometimento de todas as pessoas da empresa/ departamento. Deve ser formulada para motiva-los, sendo encarada como um desafio de todos da organizacao. 
                    1. Visao

                      Annotations:

                      • A visão organizacional é a situação em que empresa deseja estar em um período de tempo definido.  Representa, portanto, aonde ela quer chegar, seu objetivo principal e o que deseja alcançar em um futuro próximo.
                      1. Valores

                        Annotations:

                        • Os valores dizem respeito aos princípios que orientam todas as posturas da empresa e de sua equipe. Uma vez definidos, todos devem trabalhar para coloca-los em prática em todos os relacionamentos com clientes, fornecedores e parceiros. Nesse sentido, tratam-se dos alicerces da organização, pois representam tudo aquilo que ela acredita e quais são seus princípios e convicções. Etica
                2. Tatico

                  Annotations:

                  • MEDIO PRAZO. GERENTES, COORDENADORES, 
                  1. Planejamento tático

                    Annotations:

                    • Envolve CADA DEPARTAMENTO, abrange seus recursos especificos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercicios anual dos objetivos.  É definido no nivel intermediario de direcao de cada departamento.  
                  2. Operacional

                    Annotations:

                    • CURTO PRAZO. ANALISTAS, ASSISTENTES, AUXILIARES, VENDEDORES, OPERARIOS
                    1. Planejamento operacional

                      Annotations:

                      • Envolve CADA TAREFA ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas especificas.  É projetado para o curto prazo, imediato. É definido no NIVEL OPERACIONAL para cada tarefa ou atividade.
            2. HISTORIA e TEORIAS
              1. P.O.D.C

                Annotations:

                • PLANEJAMENTO, ORGANIZACAO, DIRECAO E CONTROLE
                1. 2* Funcao : ORGANIZACAO

                  Annotations:

                  • Distribui trabalho, recursos e autoridade na empresa.
                  1. Principais Caracteristicas

                    Annotations:

                    • Divisao de trabalho Especializacao Hierarquia Distribuicao da Autoridade e da responsabilidade Racionalismo da organizacao formal
                    1. Divisao de Trabalho

                      Annotations:

                      • Sistema de producao feudal:  Senhores: era a classe formada pelos senhores feudais, que eram os proprietários do feudo. Tinha poder sobre os servos, além de grande influência política local. Ministeriais: que eram os administradores dos feudos, em atenção ao proprietário Servos: são os trabalhadores do feudo que ficavam presos às suas terras recebendo proteção dos senhores e direito de utilização de terras férteis. Eram totalmente dependentes dos senhores feudais. Sistema Hierarquico :/ .  Revolucao industrial (carga horaria, leis trabalhistas) Executar uma parte do processo de producao.
                      1. Especializacao

                        Annotations:

                        • A especializacao de trabalho proposta pela administracao cientifica (mao de obra especializada, ex cursos de especializacao) Constitui uma maneira de aumentar a eficiencia e de diminuir os custos de producao. Simplificando as tarefas, atribuindo a cada posto de trabalho tarefas SIMPLES E REPETITIVAS, que requeiram POUCA EXPERIENCIA DO EXECUTOR e escassos conhecimentos previos, reduzem-se periodos de aprendizagem, FACILITANDO SUBSTITUICOES DE UNS INDIVIDUOS POR OUTROS, permitindo melhorias de métodos de incentivos no trabalhoe, consequentemente, aumentando o rendimento de producao. 
                        1. Hierarquia

                          Annotations:

                          • Em toda organizacao formal existe uma hierarquia. Esta divide a organizacao em camadas ou escalas ou niveis de autoridade, tendo os superiores autoridade sobre os inferiores. A medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta a autoridade do ocupante do cargo.  O principal foco da hierarquia é o direcionamento, gerencia, coordenacao ou interligacao de trabalho. 
                          1. Racionalismo da organizacao formal

                            Annotations:

                            • Uma organizacao é substancialmente um conjunto de encargos funcionais e hierarquicos a cujas prescricoes e normas de comportamento todos os seus membros devem se sujeitar. O principio basico desta forma de conceber uma organizacao é que, dentro de limites toleraveis, os seus membros se comportarao racionalmente, isto é, de acordo com as normas lógicas de comportamento prescritas para cada um deles. Dito de outra forma, a formulacao organica de um conjunto lógico de encargos funcionais e hierarquicos está baseada no principio de que os homens vao funcionar efetivamente de acordo com tal sistema racional. 
                            1. Estruturas Organizacionais
                              1. Organizacao Linear

                                Annotations:

                                • É a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrencia do principio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade unica e absoluta sobre seus subordinados e que nao a reparte com ninguem.
                                1. Organizacao Funcional

                                  Annotations:

                                  • Mais recentemente, nota-se que a medida em que as empresas crescem e o seu ambiente se torna mutavel e competitivo, aumenta consideravelmente a necessidade de orgaos especializados capazes de proporcionar conselhos e inovacoes rápidas e substanciais. Essa flexibilidade indispensavel a organizacao competitiva e inovadora é um dos principais fracassos da estrutura linear. Esta somente funciona em um ambiente estavel e rotineiro. 
                                  1. DEPARTAMENTALIZACAO

                                    Annotations:

                                    • Consiste em dividir e integrar o trabalho por meio de uma estrutura previamente definida.
                                    1. PRINCIPIOS

                                      Annotations:

                                      • É preciso ter unidade de comando;' A autoridade formal é definida pelo organograma (grafico de estrutura hierarquica) A autoridade informal deriva da pessoa; Deve-se definir claramente as autoridades de linha(hierarquia) e de assessoria (staff);  Cada cargo tem um conjunto de responsabilidades; A amplitude de controle define se a estrutura será vertical ou horizontal
                                      1. Funcional

                                        Annotations:

                                        • Departamentalizacao funcional: a divisao de trabalho é feita por meio de departamentos e cada departamento possui uma funcao especifica.   PRESIDENCIA - >  DIRETORIA FINANCEIRA/ DIRETORIA DE RH/ DIRETORIA DE MARKETING  DIRETORIA FINANCEIRA -> TESOURARIA / CONTROLADORIA RH -> RECRUTAMENTO E SELECAO  MKT-> PUBLICIDADE / RELACOES COM O MERCADO
                                        1. Produto/servico

                                          Annotations:

                                          • A divisao do trabalho é feita por produtos ou servicos ESCRITORIO DE CONTABILIDADE -> AUDITORIA/ ASSESSORIA CONTABIL/ TRIBUTOS PESSOA FISICA  E PESSOA JURIDICA
                                          1. Geografico/Territorial

                                            Annotations:

                                            • A divisao do trabalho é feita por regioes.  DIRETORIA PARA AMERICA LATINA -> MEXICO E AMERICA CENTRAL/ DEMAIS PAISES/ ARGENTINA/ BRASIL
                                            1. Clientela

                                              Annotations:

                                              •  A divisao do trabalho é feita por tipo ou perfil de cada cliente. BANCO -> GRANDES EMPRESAS/ CLIENTE PESSOA FISICA COM ALTA RENDA/ PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS/ GOVERNO/ MICROEMPRESAS
                                              1. Processo/Projeto

                                                Annotations:

                                                • A divisao de trabalho é feito por tipo de processo.  EMPRESA -> LOGISTICA INTERNA/ MARKETING E VENDAS/ OPERACOES/ PRESTACAO DE SERVICOS/ LOGISTICA EXTERNA
                                                1. Matricial

                                                  Annotations:

                                                  • VER SITE COM OUTRAS VISOES 
                                            2. Organizacao Linha-Staff

                                              Annotations:

                                              • As unidades e posicoes de linha se livraram de uma serie de atividades e tarefas para se dedicarem exclusivamente aos objetivos basicos da empresa, como prodizir, vender etc. As demais unidades e posicoes da empresa que receberam aqueles encargos passaram a denominar-se assessoria (staff), cabendo-lhes a prestacao de servicos especializados e de consultoria tecnica, influenciando indiretamente o trabalho dos orgaos de linha por meio de sugestpes, recomendacoes, consultoria, prestacao de servicos como planejamento, controle, levantamentos, relatorios, etc
                                          2. Distribuicao da Autoridade e da responsabilidade

                                            Annotations:

                                            • A autoridade formal é sempre um poder, uma faculdade, concedidos pela organizacao ao individuo, que nela ocupe uma posicao determinada em relacao aos outros. 
                                        2. 3* Funcao: Direcao

                                          Annotations:

                                          • É gerenciar pessoas para cumprir os objetivos da empresa.
                                          • É gerenciar pessoas para cumprir os objetivos da empresa
                                          1. Deveres

                                            Annotations:

                                            • Dirigir os esforcos coletivos 
                                            1. Principais caracteristicas

                                              Annotations:

                                              • Dirigir os esforcos coletivos para um proposito comum; Comunicar e negociar com as pessoas para obter consenso; Orientar as pessoas e obter consonancia; Liderar as pessoas; Estimular a motivacao nos grupos e nas pessoas 
                                              1. Aspectos
                                                1. Comportamento Individual

                                                  Annotations:

                                                  • Influenciado por: Atitude, Personalidade, Percepcao, Aprendizagem, Motivacao, Lideranca. 
                                                  1. Comportamento dos Grupos

                                                    Annotations:

                                                    • Divisao: Grupos formais e informais
                                                    1. Principios
                                                      1. da Unidade de Comando
                                                        1. da Delegacao
                                                          1. da Amplitude de controle
                                                            1. da Coordenacao
                                                              1. Meios

                                                                Annotations:

                                                                • Para dirigir os subordinados, o administrador - em qualquer nível que esteja situado -  deve dar ordens ou instrucoes, comunicar, motivar, liderar e coordenar. O talento do bom administrador reside em saber  utilizar todos esses meios de direcao.  A funcao de dirigir esta relacionada com a direcao dos trabalhos executados, para que os objetiuvos da organizacao possam ser atingidos. esta funcao é responsavel por acionar e dinamizar a empresa para que ela possa funcionae adequadamente. A direcao se relaciona com as pessoas da empresa. Ela é a funcao administrativa que trata do relacionamento entre administradores e os seus subordinados, por isso, é possivel dizer que ela está centrada nas relacoes humanas. Deve-se perceber que as pessoas sao o principal recurso da organizacao, devendo ser dirigidas no exercicio de suas funcoes para a consecucao dos objetivos organizacionais. 
                                                                1. Motivacao

                                                                  Annotations:

                                                                  • A motivacao para o trabalho é um estado psicologico de disposicao, interesse, ou vontade de perseguir ou realizar tarefa, atividade ou processo. A motivacao é algo pessoal e intrasferivel. 
                                                                  1. Piramide de Maslow

                                                                    Annotations:

                                                                    • Teoria da Hierarquia das necessidades. A motivacao da pessoa pode ser dividido em 5 estagios.  topo para baixo 5. Autorrealizacao  4. Estima 3. Sociais 2. Seguranca e estabilidade 1. Fisiologicas 
                                                        2. 4* Funcao: CONTROLE

                                                          Annotations:

                                                          • Acompanhamento e feedbacks. Definicao: A funcao do controle consiste em um esforco sistematico para gerar informacoes sobre a execucao de tarefas, atividades e processos na empresa e sua articulacao com os objetivos e metas propostos.  Controle nao é uma funcao de vigilancia, mas sim uma funcao de acompanhamento. 
                                                          1. Caracteristicas

                                                            Annotations:

                                                            • Maleabilidade: MONITORAR TAREFAS, ATIVIDADES E PROCESSOS possibilitando a introducao de mudancas decorrentes de alteracoes nos planos e nas regras. Instantaneidade: CORRIGIR DESVIOS acusando o mais depressa possivel as faltas e os erros verificados Correcao: PREVINIR DESVIOS permitindo a reparacao das faltas e dos erros, evitando-se sua repeticao. 
                                                            1. Controle por PADRAO
                                                              1. Burocratico

                                                                Annotations:

                                                                • Usa procedimentos formais como regras, normas e politicas
                                                                1. de Clã

                                                                  Annotations:

                                                                  • Usa padroes adotados pelo grupo
                                                                  1. Tático

                                                                    Annotations:

                                                                    • Avalia o desempenho das areas funcionais da empresa
                                                                    1. Estrategico

                                                                      Annotations:

                                                                      • Avalia o grau de realizacao da missao, da missao, das estrategias e dos objetivos
                                                                      1. Operacional

                                                                        Annotations:

                                                                        • Avalia a execucao de tarefas, atividades e processos operacionais, 
                                                                        1. Preventivo

                                                                          Annotations:

                                                                          • Avalia situacoes que podem gerar problemas
                                                                          1. Simultaneo

                                                                            Annotations:

                                                                            • Detecta problemas a medida que ocorrem
                                                                            1. de Mercado

                                                                              Annotations:

                                                                              • Usa criterios de mercado para avaliar os resultados 
                                                                              1. Posterior ou Corretivo

                                                                                Annotations:

                                                                                • Identifica os problemas que ja ocorreram
                                                                          2. QUESTIONS
                                                                            1. 1.

                                                                              Annotations:

                                                                              • A funcao administrativa que monitora e avalia as atividades da organizacao, para que os resultados planejados sejam atingidos da melhor maneira é denominada:  A. PLANEJAMENTO B. ORGANIZACAO C. DIRECAO D. CONTROLE E. ESTRATEGIA
                                                                              1. 3.

                                                                                Annotations:

                                                                                • Julgue o proximo item, referentes a administracao geral e publica. A DISCUSSAO ACERCA DA FORMA E DO GRAU DE CENTRALIZACAO OU DESCENTRALIZACAO DA AUTORIDADE DE TOMADA DE DECISOES ESTÁ LIGADA A FUNCAO DA ADMINISTRACAO DE CONTROLE. A. CERTO B. ERRADA
                                                                                1. 4.

                                                                                  Annotations:

                                                                                  • A funcao administrativa que é responsavel por influenciar e orientar as atividades relacionadas as tarefas de diversos membros da equipe ou da empresa como um todo é denominada:  A. PLANEJAMENTO B. ORGANIZACAO C. DIRECAO D. CONTROLE E. ESTRATEGIA
                                                                                  1. 5.

                                                                                    Annotations:

                                                                                    • No que diz respeito a processo administrativo nas organizacoes, julgue o item que se segue: ATRIBUIR E ALOCAR TAREFAS EM DEPARTAMENTOS SAO ACOES RELACIONADAS A FUNCAO ADMINISTRATIVA DE PLANEJAMENTO. a. certo b. errado
                                                                                    1. 6.
                                                                                      1. 7.
                                                                                        1. 8.
                                                                                          1. 9.
                                                                                            1. 2.

                                                                                              Annotations:

                                                                                              • Considerando a abordagem classica da Administracao, as quatro funcoes administrativas desempenhadas pelos administradores sao: A. PLANEJAMENTO, ORGANIZACAO, DIRECAO E CONTROLE B. PLANEJAMENTO, ORCAMENTO, LIDERANCA E ACOMPANHAMENTO C. PLANO DE NEGOCIO, ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA E ORCAMENTO. D. PLANO DE NEGOCIO, ORGANIZACAO, DIRECAO E ORCAMENTO. 
                                                                                              1. 10.
                                                                                              Show full summary Hide full summary

                                                                                              Similar

                                                                                              MPU - Administração
                                                                                              Flávio Lugan
                                                                                              Teoria das 3 idades
                                                                                              Gisele Settervall
                                                                                              eficiência x eficácia
                                                                                              Flávia Castro
                                                                                              6 FUNÇÕES DO FAYOL
                                                                                              Flávia Castro
                                                                                              ANÁLISE SWOT
                                                                                              Flávia Castro
                                                                                              Funções do Processo Administrativo
                                                                                              Flávia Castro
                                                                                              Departamentalização
                                                                                              GILBERTO TORRES
                                                                                              Geometry Formulas (Perimeters)
                                                                                              PatrickNoonan
                                                                                              Ratios Quiz
                                                                                              rory.examtime
                                                                                              Present Simple Vs Present Continuous
                                                                                              Luis Alcaraz