Behaviorismo

Description

Psicologia Mind Map on Behaviorismo, created by Elizangela Silva on 29/01/2018.
Elizangela Silva
Mind Map by Elizangela Silva, updated more than 1 year ago
Elizangela Silva
Created by Elizangela Silva about 6 years ago
25
0

Resource summary

Behaviorismo
  1. Behaviorismo, também chamado de Comportamentalismo e Psicologia Comportamental, é um termo que abrange diversas teorias da psicologia que tem como principal objeto de estudo o comportamento.
    1. O ser humano opera no ambiente, provocando modificações nele, que por sua vez age sobre o sujeito, modificando seus padrões comportamentais.
    2. fundada por John B. Watson baseada na crença de que os comportamentos podem ser medidos, treinados, e mudados.
      1. Os behavioristas rigorosos acreditavam que todos os comportamentos são resultado de condicionamento. Qualquer pessoa poderia ser treinada para agir de uma maneira particular dado o condicionamento correto.
        1. Essa perspectiva da psicologia teve precedentes nomes como Vladimir Mikhailovich Bechterev – o primeiro a propor uma Psicologia cuja pesquisa se baseia no comportamento, em sua Psicologia Objetiva – e Ivan Petrovich Pavlov – o fisiologista russo responsável pelo condicionamento clássico.
          1. Condicionamento clássico é uma técnica utilizada na formação comportamental em que um estímulo que ocorre naturalmente é emparelhado com uma resposta. Em seguida, um estímulo anteriormente neutro é combinado com o estímulo de ocorrência natural. Eventualmente, o estímulo neutro anteriormente vem para evocar a resposta sem a presença do estímulo que ocorre naturalmente. Os dois elementos são então conhecidos como o estímulo condicionado e a resposta condicionada.
            1. Um estímulo é qualquer coisa que pode influenciar diretamente um comportamento e produzir uma resposta. No condicionamento clássico existem: estímulo incondicionado (produz resposta sem aprendizagem), estímulo condicionado (produz resposta porque foi associado com o estímulo incondicionado), resposta incondicionada (reação inata), resposta condicionada (produzida pelo estímulo condicionado).
              1. No condicionamento clássico ocorrem três fenômenos comuns: generalização, discriminação e extinção.
            2. Porém, também há a aprendizagem social
              1. A aprendizagem social estende o Behaviorismo. Ambas teorias concordam que a experiência é uma importante causa de aprendizagem. Concordam que o feedback é importante.
                1. Aprendizagem observacional ou modelagem: aprendizagem por observação ou imitação.
                  1. 4 processos envolvidos na aprendizagem social: Atenção, Retenção, Produção e Motivação.
                  2. A versão mais nova da teoria da aprendizagem social é chamada de Teoria social cognitiva. Fatores sociais e cognitivos tem importante papel na aprendizagem.
                    1. Modelo de determinação recíproca: fatores do comportamento, pessoais e ambientais interagem para influenciar a aprendizagem. Influenciam e são influenciados entre si.
                  3. Tipos de Behaviorismo
                    1. Behaviorismo clássico
                      1. O behaviorismo clássico de John B. Watson, também chamado de behaviorismo metodológico, é bem conhecido como “Psicologia S-R”, por causa da relação entre estímulo e resposta. Nessa perspectiva, a psicologia é um ramo das ciências naturais que tem como princípios a objetividade e a experimentação, e como finalidade prever e controlar o comportamento. Watson tinha como proposta abandonar o estudo dos processos mentais, como pensamentos e sentimentos, e focar no comportamento observável. Comportamento aqui pode ser definido como qualquer mudança observável em um organismo que é consequência de algum estímulo ambiental. Na perspectiva do behaviorismo clássico, um comportamento é sempre resposta a um estímulo, visão que é superada mais tarde por outras perspectivas mesmo dentro da Psicologia comportamental.
                      2. Neobehaviorismo mediacional
                        1. Enquanto Watson utilizava como fundamento do behaviorismo metodológico o modelo SR (estímulo-resposta), Edward C. Tolman propõe um novo modelo de behaviorismo baseado no esquema S-O-R (estímulo-organismo-resposta). Entre o estímulo e a resposta, o organismo passa por eventos mediacionais, que Tolman chama de variáveis intervenientes. Tolman, ao contrário de Watson, estuda os processos mentais e chega a apresentar uma teoria de aprendizagem sustentada pelo conceito de mapas cognitivos. Por aceitar os processos mentais e propor a intencionalidade do comportamento como objeto de estudo, Tolman é considerado um precursor da psicologia cognitiva. Clark L. Hull, assim como Tolman, defendia a ideia de variáveis mediacionais na análise do comportamento, mas enquanto Tolman trabalhava com conceitos mentalistas como memória e cognição, Hull rejeitava os conceitos cognitivistas em nome de variáveis mediacionais neurofisiológicas. Tolman adotava a abordagem dualista watsoniana, enxergando o indiví
                        2. Behaviorismo radical
                          1. Como resposta às correntes internalistas da psicologia comportamental e inspirado pelo behaviorismo filosófico, Burrhus F. Skinner publica, em 1953, o livro Ciencia e comportamento humano, marcando o início do behaviorismo radical. O behaviorismo radical teve seu desenvolvimento como uma filosofia da ciência do comportamento humano. A parte experimental constituiria a Análise Experimental do Comportamento, enquanto a Análise Aplicada do Comportamento refere-se às aplicações práticas. O behaviorismo radical se opõe ao behaviorismo metodológico de Watson, que acreditava na existência de processos mentais, e ao neobehaviorismo mediacional, que dava relevância científica a variáveis mediacionais. Segundo a visão monista de Skinner o ser humano é uma entidade única, e não é dividido entre corpo e mente.
                            1. B. F. Skinner, o principal expoente do Behaviorismo Radical, iniciou seus trabalhos na década de 30 guiando-se por uma noção de causalidade clássica; porém, dela foi se afastando e acabou por adotar outra forma de analisar a determinação de seu objeto de estudo, influenciado por Mach, um crítico do mecanicismo. Desta forma, adotou o conceito de relações funcionais para analisar seu objeto de estudo, o comportamento. Além da influência de Mach também foi fortemente influenciado por Darwin, adotando uma noção de determinismo, que se afasta fortemente da do aguilhão que gera o movimento, mais voltada para o terreno das probabilidades, sendo selecionista e considerando o comportamento como selecionado pela interação comportamento-ambiente, em três níveis de história comportamental, a filogênese, a ontogênese e a cultura. O comportamento é visto, para o Behaviorismo radical, como selecionado pelas contingências atuantes e pelas modificações que o ambiente produz e seleciona das variações oc
                              1. Skinner utiliza para explicar o comportamento o condicionamento operante e a seleção por consequências.
                                1. O condicionamento operante (por vezes referido como condicionamento instrumental) é um método de aprendizagem que ocorre através de reforços e punições para o comportamento. Através de condicionamento operante, uma associação é feita entre um comportamento e uma consequência para esse comportamento. Quando um resultado desejável segue uma ação, o comportamento torna-se mais provável de ocorrer de novo no futuro. Respostas seguidas de efeitos adversos, por outro lado, tornam-se menos prováveis de acontecer novamente no futuro. O esquema então seria Sd-R-Sr. Sd representa o estímulo discriminativo, aumentando a probabilidade de ocorrência de uma resposta R. Após a resposta segue o estímulo reforçador Sr, que pode ser um reforço ou uma punição.
                                  1. Existem dois tipos de esquemas de reforço
                                    1. Reforço contínuo: o comportamento desejado é reforçado cada vez que ocorre
                                      1. Reforço parcial (intermitente): a resposta é reforçada uma única parte do tempo.
                                        1. Há quatro esquemas de reforço parcial:
                                          1. 1. Esquemas de razão fixa: O número de respostas exigido para cada reforço é sempre o mesmo. Este esquema produz uma taca alta e constante de resposta com apenas uma breve pausa após a entrega do reforçador.
                                            1. 2. Esquemas de razão variável: O número de respostas exigido para cada reforço varia. Este esquema cria uma taxa alta e constante de respostas. Jogos de azar e loterias são bons exemplos de uma recompensa baseada em um esquema de razão variável.
                                              1. 3. Esquemas de intervalo fixo: O tempo decorrido desde o último reforçamento é sempre o mesmo. Este esquema provoca grandes quantidades de respostas perto do fim do intervalo, mas um índice de respostas mais lento imediatamente após a entrega do reforçador.
                                                1. 4. Esquemas de intervalo variável: O tempo decorrido desde o último reforçamento varia. Este calendário produz um ritmo lento e constante de resposta.
                                2. Críticas e Vantagens do Behaviorismo
                                  1. Críticas
                                    1. Muitos críticos argumentam que o behaviorismo é uma abordagem unidimensional para a compreensão do comportamento humano. Freud, por exemplo, sentiu que o behaviorismo falhou ao não contabilizar pensamentos da mente inconsciente, sentimentos e desejos que exercem uma influência sobre as ações das pessoas. Outros pensadores como Carl Rogers e outros psicólogos humanistas acreditavam que o behaviorismo era muito rígido e limitado, sem levar em consideração coisas como o livre arbítrio. É importante destacar que a famosa crítica “behaviorismo não considera sentimentos”, assim como várias outras, é válida ao se falar do behaviorismo metodológico de Watson, mas desconsidera o Behaviorismo Radical de Skinner – que considera os “comportamentos encobertos”. Sobre o livre-arbítrio… bem, essa é uma longa discussão pra outra hora.
                                    2. Vantagens
                                      1. • Um dos principais benefícios do behaviorismo é que ele permitiu que aos pesquisadores investigar o comportamento observável de forma científica e sistemática. Além de técnicas terapêuticas eficazes, tais como uma intensa intervenção comportamental, a análise do comportamento, sistemas de fichas e treinamento por tentativas são todos enraizados no behaviorismo. Essas abordagens são frequentemente muito úteis na mudança de comportamentos desajustados ou nocivos em crianças e adultos.
                                        1. Análise do comportamento
                                          1. É uma ciência com base nos fundamentos e princípios do behaviorismo. Pode ocorrer de três maneiras diferentes.
                                            1. através da investigação experimental do comportamento.
                                              1. por meio de análise aplicada do comportamento. Este processo envolve tomar o que os pesquisadores sabem sobre o comportamento e aplicá-lo em contextos individuais, sociais e culturais.
                                                1. Aplicações da análise do comportamento
                                                  1. Análise do comportamento tem provado ser uma ferramenta de aprendizagem particularmente eficaz para ajudar as crianças com autismo ou atrasos no desenvolvimento a adquirir e manter novas habilidades. Estes tratamentos incluem o método Lovaas e análise comportamental aplicada, e utiliza técnicas como a discreta formação por tentativas. Os princípios básicos da alteração de comportamento são muitas vezes adaptados para uso em ambientes educacionais, local de trabalho, e puericultura.
                                                2. através da análise conceitual de comportamento. Esta aborda as questões filosóficas, históricas, teóricas e metodológicas na análise do comportamento.
                                                3. Técnicas e estratégias
                                                  1. Encadeamento: envolve dividir uma tarefa em componentes menores. A tarefa simples ou primeira no processo é ensinada em primeiro lugar. Uma vez que a tarefa foi aprendida, a próxima tarefa pode ser ensinada. Isso continua até que toda a sequência é acorrentada junta com sucesso.
                                                    1. “Prompt” (incitação): Esta abordagem envolve o uso de algum tipo de aviso para desencadear uma resposta desejada. Isso pode envolver questões de sugestão verbal, tais como dizer à pessoa o que fazer, ou um sinal visual, como a exibição de uma imagem projetada para sinalização da resposta.
                                                      1. Modelagem: Esta estratégia envolve gradualmente alterar um comportamento, recompensando aproximações cada vez mais perto do comportamento desejado.
                                              Show full summary Hide full summary

                                              Similar

                                              Behaviorismo - Skinner
                                              Suliane Makelry
                                              PSICOLOGIA DA GESTALT
                                              eleuterapara
                                              DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
                                              eleuterapara
                                              Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
                                              Silvio R. Urbano da Silva
                                              Quiz sobre Freud
                                              Yasmin Padovan
                                              TERAPIA FAMILIAR
                                              dacir martins
                                              POLÍTICAS PÚBLICAS
                                              Alan Nunes
                                              PSICOMETRIA
                                              Alan Nunes
                                              TEORIA SEXUAL FREUD
                                              eleuterapara
                                              Psicologia da Educação
                                              rsgomes88
                                              FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
                                              Lorena S. Sousa