Projeto de Intervenção: interação escola- família- comunidade.

Description

Projeto de Iintervenção escolar. Espera-se que os pais se envolvam de forma a atingir os objetivos propostos, melhorando os índices de alfabetização e o contexto escolar em geral. Encontrando nos pais, funcionários, professores, alunos e demais envolvidos, formas de melhorar o ambiente escolar bem como promover a consolidação de uma aprendizagem significativa e uma gestão democrática.  
Luenne Ribeiro
Mind Map by Luenne Ribeiro, updated more than 1 year ago More Less
russileia
Created by russileia over 8 years ago
Luenne Ribeiro
Copied by Luenne Ribeiro about 6 years ago
8
0

Resource summary

Projeto de Intervenção: interação escola- família- comunidade.
  1. Temática: a ausência dos pais e/ou responsáveis dentro da escola tem dificultado o processo de ensino.
    1. O problema?
      1. Como a falta de participação dos pais e/ou responsáveis e comunidade escolar nas ações da escola pode dificultar o processo de ensino?
      2. A hipótese:
        1. Considera-se que a falta de participação das famílias é um fator preponderante no desempenho escolar dos alunos. Nesse sentido busca-se aqui promover a participação da família e comunidade escolar como um todo nas ações da escola, visando melhorar os índices de desempenho dos alunos.
        2. Objetivo Geral: Melhorar os índices de participação dos pais na escola e na vida escolar dos filhos.
          1. Específicos: Sensibilizar os pais e/ou responsáveis para participarem do projeto de intervenção deixando clara a importância do envolvimento da comunidade escolar nas ações da escola; Inserir os atores (pais e/ou responsáveis) em atividades como: contação de histórias; palestras; atividades lúdicas; auditórios; oficina de artesanato; de forma a fazê-los ficarem mais próximos dos filhos no ambiente escolar, para promover o acesso dos pais no dia a dia das crianças;
            1. Promover a participação dos atores (pais; alunos; professores e demais funcionários) nas reuniões do Conselho Escolar, mesmo não sendo membros, para poderem opinar sobre a melhor gestão da escola;
              1. Investigar a realidade escolar dos alunos e suas famílias a partir da participação nas oficinas e auditórios, trazendo-os mais pra perto da escola de forma que se sintam parte dela.
          2. Justificativa: trabalhar esta temática nesta instituição escolar é relevante, por ser perceptível que a presença dos pais e/ou responsáveis auxilia o processo de ensino. Para se trabalhar o pedagógico, esta instituição tem buscado projetos para sanar os problemas encontrados. Assim, diversos projetos já estão sendo desenvolvidos. O que atualmente, falta para que a aprendizagem se faça é a interação escola- família- comunidade.
            1. Como fonte de pesquisa foram usados os seguintes autores: AZEVEDO; BRASIL.1996. LDB; CURY; DOURADO; PARO; FERREIRA; FONSECA; TOSCHI; OLIVEIRA; FREIRE; GRACINDO; LIBÂNEO; PARO; MEC; MOREIRA; SIQUEIRA, Mills SIQUEIRA; SANTANA; UFOP.
              1. Como fundamentação teórica a pesquisa será teórica e prática. Para tanto, será usado estudo de caso, observação direta dos pais, pois o trabalho será realizado em uma única escola com o objetivo de sanar a problemática encontrada; pesquisas bibliográfica e qualitativa. Os sujeitos desta pesquisa serão os próprios pais, pois serão eles que embasarão o estudo e darão margem para perceber como a parceria escola- família- comunidade facilitará o processo de ensino.
                1. A observação desse trabalho será empírica na qual se aplica o tema da pesquisa, será uma pesquisa-ação que será a análise de alguns pais da escola pesquisada a partir das ações específicas do cronograma.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
              Malton Fuckner
              Tecnologia na Educação
              Alessandra S.
              16 Dicas para o Professor Criativo
              Alessandra S.
              Sala de Aula Invertida
              GoConqr suporte .
              Ensinando com as ferramentas GoConqr
              GoConqr suporte .
              7 Tendências Educacionais
              GoConqr suporte .
              6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
              Maria José
              13 motivos para usar Tecnologia na Educação
              Alessandra S.
              PROTAGONISMO DO ALUNO
              Alessandra S.
              Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
              lb.roberto
              Psicologia da Educação
              rsgomes88