Dinâmica do Incêndio Morte e Vida Severina do Fogo

Description

Ensino profissional militar CPA Mind Map on Dinâmica do Incêndio Morte e Vida Severina do Fogo, created by willian reis on 29/08/2014.
willian reis
Mind Map by willian reis, updated more than 1 year ago
willian reis
Created by willian reis over 9 years ago
57
1

Resource summary

Dinâmica do Incêndio Morte e Vida Severina do Fogo
  1. FI

    Annotations:

    • Fase Inicial--A temperatura média do compartimento ainda não está muito elevada, e o fogo está localizado próximo ao foco do incêndio. 
    1. FMN

      Annotations:

      • Fase de Desenvolvimento -- É a fase de transição entre a fase inicial e a do incêndio totalmente desenvolvido. Ocorre em um período relativamente curto de tempo e pode ser considerado um evento do incêndio. Trata-se do momento no qual a temperatura da camada superior de fumaça atinge 600ºC . As altas temperaturas concentram-se próximas ao foco do incêndio, e a fumaça proveniente da combustão forma uma camada quente apenas na parte superior do compartimento. Caso não ocorra a extinção do incêndio poderá ocorrer o “roolover”, que é o fenômeno no qual os gases da combustão não queimados no incêndio misturam-se ao ar e se inflamam na parte superior do compartimento devido a alta temperatura naquela área. A característica principal desta fase é o repentino espalhamento das chamas a todo o material combustível existente no compartimento. Este fenômeno é conhecido pelo nome de "flashover" . A sobrevivência do pessoal que esteja no local é improvável, a partir dele entra-se na fase de incêndio desenvolvido. Apagar Fase de Desenvolvimento -- É a fase de transição entre a fase inicial e a do incêndio totalmente desenvolvido. Ocorre em um período relativamente curto de tempo e pode ser considerado um evento do incêndio. Trata-se do momento no qual a temperatura da camada superior de fumaça atinge 600ºC . As altas temperaturas concentram-se próximas ao foco do incêndio, e a fumaça proveniente da combustão forma uma camada quente apenas na parte superior do compartimento. Caso não ocorra a extinção do incêndio poderá ocorrer o “roolover”, que é o fenômeno no qual os gases da combustão não queimados no incêndio misturam-se ao ar e se inflamam na parte superior do compartimento devido a alta temperatura naquela área. A característica principal desta fase é o repentino espalhamento das chamas a todo o material combustível existente no compartimento. Este fenômeno é conhecido pelo nome de "flashover" . A sobrevivência do pessoal que esteja no local é improvável, a partir dele entra-se na fase de incêndio desenvolvido.  
      1. FIDO

        Annotations:

        • Incêndio Desenvolvido --Todo o material do compartimento está em combustão, sendo a taxa de queima  limitada pela quantidade de oxigênio remanescente. Chamas podem sair por qualquer abertura, e os gases combustíveis na fumaça se queimam assim que encontram ar  fresco. O acesso a esse incêndio é praticamente impossível, sendo necessário um ataque indireto ao mesmo. Incêndios em praças de máquinas ou provocados pelo  impacto de armamento inimigo atingem este estágio rapidamente.
        1. FQI

          Annotations:

          • Fase de Queda de Intensidade -- Quase todo o material combustível já foi consumido e o incêndio começa a se  extinguir. Após a extinção do incêndio, em casos específicos, pode ocorrer o  fenômeno do reaparecimento. Em um incêndio que tenha se extinguido por ausência de oxigênio, como por exemplo, em um compartimento estanque que tenha sido complemente isolado, vapores combustíveis podem estar presentes. Quando ar fresco  é admitido nessa atmosfera rica em vapores combustíveis / gases explosivos e com  temperatura próxima à de ignição, os três elementos do triângulo do fogo estarão novamente presentes e pode ocorrer uma explosão, fenômeno também conhecido por “backdraft”
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    CPA 10 -Módulo 1
    Rubler ALVES CORREA
    SFN: Demais Instituições Financeiras - Bancos de Investimentos
    paula_sena023
    Decisão de Investimentos na Empresa
    camila.rsmota
    PREVIC
    Leonardo Ch.
    MODULO 1
    Leonardo Ch.
    SUSEP
    Leonardo Ch.
    Módulo 4 - CPA 20
    Marcos Neto dos Santos
    Fundos de Investimento
    Luiz Fernando
    CPA 10 -Módulo 1
    CLÁUDIO HENRIQUE TANCREDO
    CPA 10 -Módulo 1
    pc lauravitoria