União Ibérica-Erick Kawahra

Erick Kawahara
Mind Map by Erick Kawahara, updated more than 1 year ago
Erick Kawahara
Created by Erick Kawahara over 5 years ago
42
1

Description

Mind Map on União Ibérica-Erick Kawahra, created by Erick Kawahara on 09/11/2014.

Resource summary

União Ibérica
1 O que foi?

Annotations:

  • União Ibérica foi a unidade politica, que regeu na Peninsúla Ibérica.
2 Quando aconteceu?

Annotations:

  • Aconteceu entre 1580 até 1640
2.1 Por que foi criada?

Annotations:

  • Em 1578, o rei de Portugal, D. Sebastião, morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no atual Marrocos, em luta contra os árabes. Com a morte do rei, que não tinha descendentes, o trono de Portugal foi ocupado pelo seu tio-avô, o velho cardeal D. Henrique, que, no entanto, faleceu em 1580 também sem deixar descendências. Felipe II, rei da Espanha, que descendia, pelo lado materno, em linha direta, do rei D. Manuel, o Venturoso, que reinou nos tempos de Cabral. Depois de invadir Portugal e derrotar seus concorrentes, o poderoso monarca espanhol declarou: "Portugal, lo herdé, lo compré y lo conquisté".  Assim, de 1580 até 1640, o rei da Espanha passou a ser, ao mesmo tempo, rei de Portugal, dando origem ao período conhecido como “União Ibérica”.
2.2 Por que acabou?

Annotations:

  • Em 1640 chegou ao fim a União Ibérica, graças ao movimento que ficou conhecido como Restauração (recuperação).  Este movimento significou o retorno da autonomia política de Portugal, agora sob a dinastia dos Bragança, sendo seu primeiro rei D. João IV. A aliança entre os portugueses e a República das Províncias Unidas, sua aliada na luta pela independência contra a Espanha, propiciou uma trégua aos combates, o que foi muito bom para os negócios holandeses na Colônia. 
3 Quais foram suas consequências?

Annotations:

  • São diversas as conseqüências do domínio espanhol sobre Portugal, quase todas implicando o agravamento da crise que se abatia sobre o reino, desde as primeiras déca­das do século XVI.
  • 1-O fechamento dos portos ibéricos aos navios fla­mengos, inclusive nas colônias, desarticulou o comércio açucareiro. O boicote e confisco dos navios flamengos, levado à termo pela Espanha, acarretaram as invasões dos holandeses à Bahia e a Pernambuco. 2-O litoral brasileiro foi marcado pelos ataques de corsários estrangeiros, principalmente ingleses. 3-No Maranhão, os franceses tentaram criar um segundo estabelecimento colonial, a França Equinocial.4-A supressão temporária dos limites de Tordesilhas, por outro lado, possibilitou a expansão territorial na colônia.5-A interrupção do tráfico negreiro no contexto das invasões holandesas e o conseqüente incremento da escra­vidão indígena acabaram por estimular o bandeirismo pau­lista.
3.1 Como afetou o Brasil?
4 Outras

Annotations:

  • https://www.youtube.com/watch?v=Cs75Nl5MDVs Meio besta mas pode ajudar a lembrar de algums detalhes importantes.
Show full summary Hide full summary

Similar

Photosynthesis and Respiration Quiz
Selam H
An Inspector Calls - Themes
Emily Simms
CITAÇÕES DE GRANDES FILÓSOFOS
miminoma
Cell Structure
megan.radcliffe16
GCSE AQA Biology 2 Plants & Photosynthesis
Lilac Potato
PSBD TEST # 3
Suleman Shah
Chemistry 1
Peter Hoskins
FV modules 1-4 infinitives- ENTER SPANISH
Pamela Dentler
General questions on photosynthesis
Fatima K
CCNA Security 210-260 IINS - Exam 1
Mike M
Primera Guerra Mundial
lali dominguez