Winnicott

Description

caso 4
Ana  Filgueira
Mind Map by Ana Filgueira , updated more than 1 year ago
Ana  Filgueira
Created by Ana Filgueira about 6 years ago
15
0

Resource summary

Winnicott
  1. Winnicott acreditava na tendência inata do ser humano de se desenvolver e unificar. Essa tendência se atualiza com os processos de maturação. Esse processo quer dizer a evolução do ego, super ego e id e mecanismos de defesa. Winnicot dá um foco especial ao ambiente que nos permite desenrolar esses processos que no primeiro momento é a mãe ou outra pessoa que possua um papel fundamental na vida da criança.
    1. A primeira fase do bebê (nascimento até os seis meses) ele vive uma dependência absoluta com a mãe, com esse ambiente. O bebê vive uma relação simbiótica com sua mãe, não se diferenciado dela ainda. A mãe atende a todas as demandas do bebê, pois sem ela ele não consegue sobreviver.
      1. A segunda fase é a de dependência relativa (seis meses até os dois anos), a criança já reconhece os objetos ao seu redor, as pessoas, se percebe como diferente da sua mãe, a urgência de responder as demandas dos filhos não é a mesma como na fase anterior.
      2. As três funções maternas: Apresentação do objeto – Se inicia com a primeira refeição teórica, que é também a primeira refeição real. O bebê sente uma necessidade e o objeto surge, o que dá a impressão de que ele criou o objeto, lhe dando uma sensação de onipotência. Ao mesmo tempo permite que o bebê encontre e crie novos objetos. Holding – Diz respeito a sustentação. Não só fisica, como psiquicamente. Para Winnicott, essa era a principal função, pois a mãe “emprestava” seu ego para que o ego do bebê fosse amadurecido, servindo como um ego auxiliar. Através do cuidado, a mãe estabelece uma rotina, o que permite que o bebê crie um ponto de referência, permitindo a se sustentar nas suas angústias, e se situe no tempo e espaço. Handling – Diz respeito a manipulação, ao manejo. É atraves dessa função que o bebê se experimenta como no seu próprio corpo, e com isso realiza a personalização, que é a união entre o corpo e o psíquico. É muito mais ligado a questões práticas, como dar banho.
        1. A mãe suficientemente boa – Seria a mãe que nos primeiros meses do filho se adapta perfeitamente as suas necessidades, aquela que permite que a criança desenvolva suas tendências inatas. A mãe suficientemente boa seria capaz de odiar o bebê sem querer matá-lo. A mãe insuficientemente boa – Seria aquela que não vai propiciar um ambiente facilitador. Não vai exercer as três funções da maternagem, sendo ausente ou presente demais. Para Winnicott, a pior das mães, seria a mãe imprevisível, que não permite que o bebê confie nela.
          1. Espaço potencial – Ambiente facilitador que permite a passagem da dependência absoluta para a dependência relativa. Seria um espaço que serve como uma ponte, que estaria entre o externo e o interno. Fenômenos transicionais – Ocorrem a partir dos seis meses, no início do corte da relação mãe-bebê. Há uma saída da ilusão para a desilusão, e para se sustentar nessa experiência angustiante, a criança passa a desenvolver atividades que representam a mãe dos momentos tranquilos. Quando há uma utilização de um objeto, esse é chamado de objeto transicional. Quando a criança não precisa mais desse objeto, ele é desinvestido, não esquecido.
            1. O brincar para Winnicott – Fala que o brincar é algo inerente a natureza humana. O mundo lúdico é o elo entre o mundo interno e o externo. O brincar é em si psicoterápico, pois além de podermos ressignificar o que está no inconsciente, ele afirma que é talvez, apenas no brincar, que a criança e o adulto fruem da liberdade de criação; Criatividade originária seria como o individuo se relaciona com o sentido de realidade. Com o tempo a criatividade vai permitir o sujeito de transitar por vários espaços e sentido de realidade, sem perder o contato com seu mundo pessoal e imaginativo.
              1. 1- Brincando com o corpo materno - O bebê e o objeto (mãe) ainda estão fundidos. Para um bebê, eles são um só. A mãe torna concreto aquilo que o bebê está pronto a encontrar (auto-erotismo e prazer no corpo da mãe). Exemplos: o bebê explora o corpo da mãe, mexendo em seus cabelos, tocando no seu rosto, colocando o dedo na boca dela, “abraçando” o seio, enquanto mama; 2- Playground - O objeto é repudiado e aceito novamente. Nessa fase, a criança já é capaz de brincar sozinha, mas necessita ainda, da presença constante do outro, apesar de já tolerar a falta. A confiança na mãe cria um espaço intermediário, um espaço potencial entre a mãe e o bebê, que os une, também através da brincadeira. Exemplos: brincadeira de esconder o rosto com a fraldinha, atirar objetos para fora do berço, balbucio, possível interesse por algum objeto especial (objeto transicional);
                1. 3- Brincando sozinha - A criança já consegue brincar sozinha, desde que tenha a presença de alguém por perto, ao alcance de seus olhos, transmitindo-lhe segurança e disponibilidade. Exemplos: interessa-se por brincadeiras de encaixar, vai em busca de objetos, através do engatinhar, descobre objetos pela casa; 4- Brincando com o outro - A criança começa a permitir que o outro seja introduzido nas brincadeiras. A mãe brinca com a criança, ajustando-se às suas atividades lúdicas, de acordo com seu interesse. Exemplos de brincar: jogos de regras, brincar de casinha, jogos de mesa, jogos coletivos.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                PSICOLOGIA DA GESTALT
                eleuterapara
                DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
                eleuterapara
                Behaviorismo - Skinner
                Suliane Makelry
                Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
                Silvio R. Urbano da Silva
                Quiz sobre Freud
                Yasmin Padovan
                TERAPIA FAMILIAR
                dacir martins
                POLÍTICAS PÚBLICAS
                Alan Nunes
                PSICOMETRIA
                Alan Nunes
                TEORIA SEXUAL FREUD
                eleuterapara
                Psicologia da Educação
                rsgomes88
                FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
                Lorena S. Sousa