Contextualização e Disciplinaridade (SANTOS, 2007 & YOUNG, 2011)

Description

Mapa mental sobre os textos de Santos e Young, a repito das perspectivas teóricas sobre CURRÍCULOS - DISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO.
HELLIENE CARVALHO
Mind Map by HELLIENE CARVALHO, updated more than 1 year ago
HELLIENE CARVALHO
Created by HELLIENE CARVALHO about 6 years ago
15
1

Resource summary

Contextualização e Disciplinaridade (SANTOS, 2007 & YOUNG, 2011)
  1. CONTEXTUALIZAÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE TEMAS CTS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA Wildson Luiz Pereira dos Santos (2007)
    1. Curriculos CTS e CTSA
      1. Conteúdos científicos e tecnologias são estudados juntamente com a discussão de seus aspectos históricos, éticos, políticos e sócio-econômicos. (LOPEZ, CEREZO, 1996)
        1. Desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão
          1. Desenvolvimento de currículos em uma perspectiva crítica e não apenas ilustrativa onde a contextualização é entendida como a abstração de um ensino puramente conceitual, enciclopédico, etc.
            1. As simples inclusões de questões do cotidiano na contextualização não sustentam o método em sua proposta de aumentar a motivação e facilitar a aprendizagem
      2. Prespectiva Crítico-social (Paulo Freire)
        1. Midiatização dos saberes por uma educação problematizadora, de caráter reflexivo, de argüição da realidade, na qual o diálogo começa a partir da reflexão sobre contradições básicas de situações existenciais
          1. CTS/CTSA crítica tem como propósito a problematização de temas sociais, de modo a assegurar um comprometimento social dos educandos.
            1. Contextualização no currículo poderá ser constituída por meio da abordagem de temas sociais e situações reais de forma dinamicamente articulada que possibilite a discussão, transversalmente aos conteúdos e aos conceitos científicos, de aspectos sociocientíficos (ASC) concernentes a questões ambientais, econômicas, sociais, políticas, culturais e éticas
        2. Objetivos e Resultados esperados
          1. OBJETIVOS: 1) Desenvolver atitudes e valores em uma perspectiva humanística diante das questões sociais relativas à ciência e à tecnologia; 2) Auxiliar na aprendizagem de conceitos científicos e de aspectos relativos à natureza da ciência; e 3) Encorajar os alunos a relacionar suas experiências escolares em ciências com problemas do cotidiano.
            1. RESULTADOS ESPERADOS: Educação científica e tecnológica crítica significa fazer uma abordagem com a perspectiva CTS com a função social de questionar os modelos e valores de desenvolvimento científico e tecnológico em nossa sociedade.
        3. DISCIPLINARIDADE: O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas*1 MICHAEL F. D. YOUNG (2011)
          1. Currículo centrado em disciplinas
            1. currículo baseada no conhecimento e na disciplina, e não baseada no aprendiz, como presume a ortodoxia atual.
            2. Reformas de 2008 do currículo nacional na Inglaterra- abordagem “instrumentalista”.
              1. Precisamos conceber o currículo não como um instrumento para alcançar objetivos tais como “contribuir para a economia” ou “motivar aprendizes descontentes”, mas como intrínseco ao motivo por que, afinal, temos escolas.
                1. RESULTADO: é que qualquer forma de currículo centrado em disciplinas continuará a discriminar os menos favorecidos e, principalmente, os alunos da classe trabalhadora e de minorias étnicas.
              2. currículo para as escolas e sugere como disciplinas escolares podem ser consideradas o recurso mais importante para o trabalho dos professores e dos alunos na escola.
                1. "Ao mesmo tempo, um currículo centrado em disciplinas tem um grau de objetividade baseado no pressuposto de que é a maneira mais confiável que já desenvolvemos para transmitir e adquirir “conhecimento poderoso”. Ninguém imaginaria que a criação de conhecimento novo poderia começar com a experiência ou a vida do dia a dia. Dizem que Isaac Newton afirmou: “Se enxerguei mais longe, foi apenas por me apoiar nos ombros de gigantes”. Isso também se aplica à aquisição de conhecimento. As disciplinas ligam a aquisição de novo conhecimento à sua produção. Negar isso no currículo não é diferente de negar acesso aos antirretrovirais a africanos com AIDS / HIV com o argumento de que isso mostra desrespeito por seus conhecimentos locais.". (young, P.620)
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Computer Hardware
              cscutt
              GRE Test - Overview
              SAT Prep Group
              Exchange Surfaces and Breathing Quiz
              gordonbrad
              Geography Coasts Questions
              becky_e
              Characters in Lord of the Flies
              lowri_luxton
              AQA AS Biology Unit 2 The Cell cycle
              elliedee
              Psychology 115 Final Exam Review
              HighBounce
              Geography Tourism
              lauramarypowell
              Simple Present Tense (Test)
              Onur Kalafat
              Language Techniques
              Anna Wolski
              Cells And Cell Techniques - Flashcards (AQA AS-Level Biology)
              Henry Kitchen