Psicologia Organizacional

Denis Diniz
Mind Map by Denis Diniz, updated more than 1 year ago More Less
Denis Diniz
Created by Denis Diniz over 1 year ago
1
0
0

Description

História de Abraham Maslow

Resource summary

Psicologia Organizacional
1 História de Abraham Maslow
1.1 Um dos fundadores da psicologia Humanista (apesar de ser antidoutrinário)
1.2 Buscava uma alternativa à psicanálise e ao behaviorismo
1.2.1 ANTECEDENTES INTELECTUAIS
1.2.1.1 Psicanálise - considerava o melhor sistema para análise da psicopatologia e o também a melhor psicoterapia disponível na época, apesar de considerar o sistema psicanalítico insatisfatório enquanto psicologia geral.
1.2.1.1.1 Antropologia social - Interessou-se por trabalhos de antropólogos sociais, tais como, Malinowski, Meados, Benedict e Linton. Ficou fascinado pelo livro de Summer, Folkways que diz: grande parte do comportamento humano é determinado por padrões e normas culturais.
1.2.1.1.1.1 Gestalt - admirador de Max Wertheimer e seu trabalho sobre pensamento produtivo. Ambos os trabalhos estão intimamente relacionados sobre cognição e criatividade.
1.2.1.1.1.1.1 Para Maslow e para os psicólogos da Gestalt, um elemento essencial no pensamento criativo é na resolução efetiva de problemas é a habilidade para perceber e pensar em termos do todo ou padrões, ao invés de pensar em termos de partes isoladas
1.2.1.1.1.1.1.1 Kurt Goldstein - neuropsiquiatra que enfatizou: "o organismo é um todo unificado, que é afetado na sua totalidade pelo que acontece em qualquer uma de suas partes
1.3 Nasceu em NY, em 1908 e era filho de judeus imigrantes.
1.3.1 Interessou-se pelas aplicações práticas da psicologia estudando, inicialmente, o comportamento sexual dos primatas, inspirado pela noção psicanalítica de que o sexo é de importância central para o comportamento humano, acreditando que avanços no comportamento sexual iria melhorar tremendamente o ajustamento humano.
1.3.1.1 Durante a segunda Guerra percebeu a contribuição reduzida que a psicologia havia dado para a solução dos principais problemas mundiais, voltando-se, então, da psicologia experimental para a psicologia social e da personalidade.
1.3.1.1.1 Esteve envolvido com negócios da família durante uma prolongada doença. Seu interesse por negócios e pela psicologia aplicada resultou em uma compilação de pensamentos e artigos relacionados à Psicologia Industrial e Administrativa
Show full summary Hide full summary

Similar

Planejamento de Carreira
John Presley
PSICOLOGIA: da industrial à organizacional
samanta de Paula
Entrevista
Gabriel Trettin
TESTES ESCRITOS
Gabriel Trettin
Psicologia, homem e sociedade
Márcio Daniel Andrade
Psicologia organizacional
leaniporto
Trabalho de Psicologia
vilson Jesuino Junior
A Utilização da Liderança Situacional como Diferencia Estratégico para as Organizações Contemporânea
sannyef
Planejamento de Carreira
barbara mafra
Psicologia organizacional_1
leaniporto
Planejamento de Carreira
Maísa Eduarda Guez