Transtornos relacionados as substâncias

Description

Trabalho para apresentação
Helen Costa
Mind Map by Helen Costa, updated more than 1 year ago
Helen Costa
Created by Helen Costa almost 6 years ago
16
0

Resource summary

Transtornos relacionados as substâncias
  1. Níveis de Envolvimentos
    1. Substância
      1. Uso de Substância
        1. Intoxicação
          1. Abuso da Substânica
            1. Dependência
            2. Categorias
              1. DEPRESSORES: essas substâncias resultam em sedação comportamental e podem induzir ao relaxamento. Incluem o álcool (álcool etílico) e os medicamentos de ordem sedativa e benzodiazepinas (por exemplo, Valium, Xanax).
                1. ESTIMULANTES: essas substancias deixam as pessoas mais ativas e alertas e melhoram o humor. Nesse grupo estão as anfetaminas, a cocaína, a nicotina e a cafeína.
                  1. OPIOIDES: o principal efeito dessas substancias é produzir analgesia (redução da dor) temporária e euforia. Heroína, ópio, codeína e morfina fazem parte desse grupo.
                    1. ALUCINÓGENOS: essas substancias alteram a percepção sensorial e podem produzir ilusões, paranoia e alucinações. Cannabis e LSD fazem parte desta categoria.
                    2. Critérios Diagnósticos
                      1. Transtorno por Uso de Álcool
                        1. Padrão problemático de uso de álcool levando comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por pelo menos 2 dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses. 1: Álcool consumidos em maiores quantidades. 2: Desejo malsucedidos em controlar o uso de álcool. 3: Tempo gasto em atividades desnecessárias para a obtenção de álcool. 4: Forte desejo de usar álcool. 5: Uso recorrente de álcool, resultando no fracasso das atividades executadas no trabalho, escola ou em casa. 6: Uso continuo de álcool, causando problemas interpessoais e sociais. 7: Atividades sociais, pessoais e profissionais são abandonadas em virtude de álcool. 8: Uso recorrente do álcool, representando perigo para a integridade física. 9: O uso do álcool é mantido mesmo a consciência apresentando um problema físico ou psicológico. 10: Tolerância. 11: Abstinência.
                          1. GRAVIDADE: LEVE: presença de dois a três sintomas. MODERADA: presença de quatro a cinco sintomas. GRAVE: presença de seis ou mais sintomas.
                        2. Transtorno por Uso de Sedativos, hipnóticos e ansiolíticos.*
                          1. Padrão problemático de uso de opioides levando comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por pelo menos 2 dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses. 1: Sedativos, hipnóticos e ansiolíticos consumidos em maiores quantidades. 2: Desejo malsucedidos em controlar o uso de sedativos, hipnóticos e ansiolíticos. 3: Tempo gasto em atividades desnecessárias para a obtenção de sedativos, hipnóticos e ansiolíticos. 4: Forte desejo de usar sedativos, hipnóticos e ansiolíticos. 5: Uso recorrente de sedativos, hipnóticos e ansiolíticos, resultando no fracasso das atividades executadas no trabalho, escola ou em casa. 6: Uso continuo de sedativos, hipnóticos e ansiolíticos, causando problemas interpessoais e sociais. 7: Atividades sociais, pessoais e profissionais são abandonadas em virtude de sedativos, hipnóticos e ansiolíticos. 8: Uso recorrente de sedativos, hipnóticos e ansiolíticos, representando perigo para a integridade física. 9: O uso de se
                            1. GRAVIDADE: LEVE: presença de dois a três sintomas. MODERADA: presença de quatro a cinco sintomas. GRAVE: presença de seis ou mais sintomas
                          2. Transtorno por Uso de Estimulantes
                            1. Padrão de uso de substância tipo anfetamina, cocaína ou outro estimulante levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por pelo menos 2 dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses. 1: Estimulante consumido em maiores quantidades. 2: Desejo malsucedidos em controlar o uso do estimulante. 3: Tempo gasto em atividades desnecessárias para a obtenção do estimulante. 4: Forte desejo de usar o estimulante. 5: Uso recorrente do estimulante, resultando no fracasso das atividades executadas no trabalho, escola ou em casa. 6: Uso continuo do estimulante, causando problemas interpessoais e sociais. 7: Atividades sociais, pessoais e profissionais são abandonadas em virtude do estimulante. 8: Uso recorrente do estimulante, representando perigo para a integridade física. 9: O uso do estimulante é mantido mesmo a consciência apresentando um problema físico ou psicológico. 10: Tolerância. 11: Abstinência.
                              1. GRAVIDADE: LEVE: presença de dois a três sintomas. MODERADA: presença de quatro a cinco sintomas. GRAVE: presença de seis ou mais sintomas.
                            2. Transtorno por Uso de Tabaco
                              1. Padrão problemático de uso de tabaco levando a comprometimento ou sofrimento significativos, manifestado por pelo menos 2 dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses. 1: Tabaco consumido em maiores quantidades. 2: Desejo malsucedidos em controlar o uso de tabaco. 3: Tempo gasto em atividades desnecessárias para a obtenção de tabaco. 4: Forte desejo de usar tabaco. 6: Uso continuo de tabaco, causando problemas interpessoais e sociais. 7: Atividades sociais, pessoais e profissionais são abandonadas em virtude do tabaco. 8: Uso recorrente de tabaco, representando perigo para a integridade física. 9: O uso do tabaco é mantido mesmo a consciência apresentando um problema físico ou psicológico. 10: Tolerância. 11: Abstinência.
                                1. GRAVIDADE: LEVE: presença de dois a três sintomas. MODERADA: presença de quatro a cinco sintomas. GRAVE: presença de seis ou mais sintomas.
                              2. Intoxicação por Cafeína
                                1. A: Consumo recente de cafeína (geralmente uma dose alta muito superior a 250 mg). B: Cinco (ou mais) dos seguintes sinais e sintomas, desenvolvidos durante ou logo após o uso de cafeína. 1: Inquietação. 2: Nervosismo. 3: Excitação. 4: Insônia. 5: Rubor facial. 6: Diurese. 7: Perturbação gastrintestinal. 8: Abalos musculares. 9: Fluxo errático do pensamento e do discurso. 10: Taquicardia ou arritmia cardíaca. 11: Períodos de energia inesgotável. 12: Agitação psicomotora. C: Os sinais e sintomas do Critério B causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento profissional ou em outras áreas importantes doa vida do indivíduo. D: Os sinais e sintomas não são atribuíveis a outra condição medica nem são mais bem explicados por outro transtorno mental, incluindo intoxicação por outra substância.
                                2. Transtorno por Uso de Opioides
                                  1. Padrão problemático de uso de opioides levando comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por pelo menos 2 dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses. 1: Opioides consumidos em maiores quantidades. 2: Desejo malsucedidos em controlar o uso de opioides. 3: Tempo gasto em atividades desnecessárias para a obtenção de opioides. 4: Forte desejo de usar opioides. 5: Uso recorrente de opioides, resultando no fracasso das atividades executadas no trabalho, escola ou em casa. 6: Uso continuo de opioides, causando problemas interpessoais e sociais. 7: Atividades sociais, pessoais e profissionais são abandonadas em virtude de opioides. 8: Uso recorrente dos opioides, representando perigo para a integridade física. 9: O uso de opioides é mantido mesmo a consciência apresentando um problema físico ou psicológico. 10: Tolerância.
                                    1. GRAVIDADE: LEVE: presença de dois a três sintomas. MODERADA: presença de quatro a cinco sintomas. GRAVE: presença de seis ou mais sintomas.
                                  2. Transtorno por Uso de Outros Alucinógenos
                                    1. Padrão problemático de uso de alucinógenos (que não a fenciclidina), levando a comprometimento ou sofrimento significativos, manifestado por pelo menos 2 dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses. 1: Alucinógenos consumido em maiores quantidades. 2: Desejo malsucedidos em controlar o uso de alucinógenos. 3: Tempo gasto em atividades desnecessárias para a obtenção de alucinógenos. 4: Forte desejo de usar alucinógenos. 6: Uso continuo de alucinógenos, causando problemas interpessoais e sociais. 7: Atividades sociais, pessoais e profissionais são abandonadas em virtude dos alucinógenos. 8: Uso recorrente de alucinógenos, representando perigo para a integridade física. 9: O uso dos alucinógenos é mantido mesmo a consciência apresentando um problema físico ou psicológico. 10: Tolerância.
                                      1. GRAVIDADE: LEVE: presença de dois a três sintomas. MODERADA: presença de quatro a cinco sintomas. GRAVE: presença de seis ou mais sintomas.
                                    2. Transtorno por Uso de Cannabis
                                      1. Padrão problemático pelo uso de cannabis levando a comprometimento ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por pelo menos 2 dos seguintes critérios, ocorrendo durante um período de 12 meses. 1: Cannabis consumida em maiores quantidades. 2: Desejo malsucedidos em controlar o uso da cannabis. 3: Tempo gasto em atividades desnecessárias para a obtenção da cannabis. 4: Forte desejo de usar a cannabis. 5: Uso recorrente da cannabis, resultando no fracasso das atividades executadas no trabalho, escola ou em casa. 6: Uso continuo da cannabis, causando problemas interpessoais e sociais. 7: Atividades sociais, pessoais e profissionais são abandonadas em virtude da cannabis. 8: Uso recorrente da cannabis, representando perigo para a integridade física. 9: O uso da cannabis é mantido mesmo a consciência apresentando um problema físico ou psicológico. 10: Tolerância. 11: Abstinência.
                                        1. GRAVIDADE: LEVE: presença de dois a três sintomas. MODERADA: presença de quatro a cinco sintomas. GRAVE: presença de seis ou mais sintomas.
                                    Show full summary Hide full summary

                                    Similar

                                    PSICOLOGIA DA GESTALT
                                    eleuterapara
                                    DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
                                    eleuterapara
                                    Behaviorismo - Skinner
                                    Suliane Makelry
                                    Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
                                    Silvio R. Urbano da Silva
                                    Quiz sobre Freud
                                    Yasmin Padovan
                                    TERAPIA FAMILIAR
                                    dacir martins
                                    POLÍTICAS PÚBLICAS
                                    Alan Nunes
                                    PSICOMETRIA
                                    Alan Nunes
                                    TEORIA SEXUAL FREUD
                                    eleuterapara
                                    Psicologia da Educação
                                    rsgomes88
                                    FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
                                    Lorena S. Sousa