Apocalipse

Description

Técnico teologia Mind Map on Apocalipse, created by Marcos Magardi on 16/06/2018.
Marcos Magardi
Mind Map by Marcos Magardi, updated more than 1 year ago
Marcos Magardi
Created by Marcos Magardi almost 6 years ago
11
1

Resource summary

Apocalipse
  1. Significados
    1. Revelação
      1. Tirar o véu
      2. Tipos de interpretação (Mt 24: 1-2)

        Annotations:

        • Veja o comentário de Jesus a respeito do templo, em Mateus 24:1-2:“E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.” Jesus profetizou que não restaria pedra sobre pedra do templo de Salomão. E assim aconteceu LITERALMENTE no ano 70 d.C., quando os romanos saquearam Jerusalém, atearam fogo no templo e o ouro que havia no templo derreteu por entre as frestas dos blocos, fazendo com que os romanos retirassem PEDRA POR PEDRA do templo para recuperar o ouro. Muitas destas pedras hoje compõem o muro das Lamentações, em Jerusalém.
        1. Futurista

          Annotations:

          • Esta interpretação coloca as profecias do livro de Apocalipse como fatos que ainda não se cumpriram. Tais profecias começam no capítulo 4 em diante. Esta interpretação foi a mesma que a igreja primitiva usou durante sua história evangelística, desde o momento dos apóstolos que estavam com Jesus Cristo até o século IV. Esta interpretação toma como regra o sentido literal das profecias, a menos que os fatos demonstrem o contrário. Esta é a única interpretação considerada aceitável para o livro do Apocalipse.
          1. Histórica

            Annotations:

            • Esta interpretação toma como base que os fatos que João descrevia tinham lugar durante a história da igreja e insinua que todos os fatos já teriam acontecido quando olhamos para trás na história da humanidade. Obviamente, seria muito difícil encaixar TODAS as profecias do livro de Apocalipse em fatos históricos que JÁ aconteceram. Simplesmente, isto faz com que esta interpretação não tenha fundamento.
            1. Espiritualista

              Annotations:

              • Existe uma interpretação que considera todo o conteúdo do livro em sentido figurado (ou até metafórico). Esta interpretação supõe que João estaria falando de um conflito espiritual e não de uma experiência física e real. Esta interpretação tem sempre a tendência de considerar que o mundo estaria cada vez mais perfeito e que estaríamos todos ingressando em um novo reino e que as profecias seriam apenas o conflito espiritual pessoal de João. Porém, todos os acontecimentos dos séculos XX e XXI mostram que o mundo tem somente piorado, promovendo uma verdadeira degeneração da raça humana. Isto prova que esta interpretação não tem o menor fundamento.
              1. Preterista

                Annotations:

                • Esta interpretação considera que João teria escrito Apocalipse antes da destruição do Templo em 70 d.C. e que estas profecias seriam fatos que aconteceram na mesma época de quando o livro foi escrito. Esta posição é praticamente insustentável, porque basta retrocedermos na história, tentando encaixar os eventos de Apocalipse que veremos que as profecias ainda não aconteceram. Nem mesmo os imperadores romanos, conhecidos por sua maldade, se encaixariam no perfil descrito para o anticristo. Também vemos que a profecia da profanação do Templo descrita em 2 Tessalonicenses 2:3-4 ainda não aconteceu. O preterismo é a metodologia mais popular para o exame do Apocalipse e dos Livros proféticos do Antigo Testamento entre os eruditos críticos. Essa escola é também conhecida como a contemporânea-histórica. Entendem que a grande maioria das profecias (ou todas) cumpriram-se na destruição de Jerusalém (em 70 dC).
              2. Quatro razões para ler Apocalipse
                1. Benção especial de Deus

                  Annotations:

                  • Apocalipse 1:3"Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." Obviamente, existe bênção para toda a Palavra de Deus, mas este livro promete uma bênção especial de Deus para todos que o lêem e escutam suas palavras.
                  1. Revelação do Plano de Deus

                    Annotations:

                    • Todo ser humano sempre teve o interesse de saber sobre o futuro, especialmente agora, que o mundo está praticamente de ponta-cabeça. Quem lê o livro de Apocalipse terá a resposta sobre os eventos futuros e não se surpreenderá com os acontecimentos atuais
                    1. Detalhes sobre as profecias Biblicas

                      Annotations:

                      • Detalhes de fatos como o Aparecimento Glorioso de Jesus Cristo em sua segunda vinda, existem somente em Apocalipse 19. Também é o único livro que mostra a derrota final de Satanás e suas hostes. Outros detalhes como a nova Jerusalém que Deus preparou para seu povo estão somente neste livro.
                      1. Fecha o ciclo das verdades Bíblicas

                        Annotations:

                        • Todas as verdades bíblicas que começam em Gênesis e em outras passagens bíblicas se completam em Apocalipse. Por exemplo: Gênesis mostra o começo da humanidade no paraíso. Apocalipse mostra o maravilhoso paraíso vindouro.Gênesis mostra como a humanidade perdeu a oportunidade de comer da árvore da vida (Gênesis 3:22-24). Apocalipse 22:2 mostra que a humanidade em verdade comerá desta árvoreGênesis 3-4 relata a primeira rebelião da humanidade contra Deus. Apocalipse promete o fim de toda a rebelião humana.Gênesis registra o primeiro assassino, o primeiro bêbado e o primeiro rebelde. Apocalipse 21:27 promete uma cidade que nada impuro, nem os idólatras, nem os farsantes, senão somente aqueles que têm seu nome escrito no livro da vida, o livro do Cordeiro.Gênesis 3-4 revela o trágico pesar que veio como resultado do pecado. Apocalipse 21:4 promete que Deus enxugará toda lágrima dos olhos
                      2. Cristo e a era das Igrejas ( 1-3 )
                        1. Introdução (1:1-8)

                          Annotations:

                          • "Revelação de Jesus Cristo"O termo "revelação" é a tradução do original grego "apokalypsis", e significa "tirar o véu". Esta mesma palavra já foi usada dezoito vezes no Novo Testamento, entre elas: Lucas 2:32 "luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel."Gálatas 1:12 "porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo."2 Tessalonicenses 1:7 "e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder..."1 Pedro 1:7 "para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;" Portanto, o objetivo do livro de Apocalipse é tirar o véu de Jesus Cristo a todos, ou seja, este livro é a plena revelação de Jesus Cristo em sua glória e poder. "... que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer..."O livro de Apocalipse não somente revela a Jesus Cristo, mas também enfatiza os acontecimentos que estão ainda por vir. "...e que ele, enviando por intermédio de seu anjo, notificou..."Jesus envia a revelação a João através de seu anjo. Este texto deixa claro o desejo de Jesus em revelar o futuro da humanidade. Este texto também é a prova de que o livro de Apocalipse deve ser interpretado literalmente, ao contrário do que dizem os eruditos. "...ao seu servo João..."João foi quem escreveu o livro de Apocalipse. Ele era o apóstolo líder em toda a Ásia menor, especialmente na região de Éfeso. João, assim como previu Jesus, sobreviveu a todos os outros apóstolos, conforme está em João 21:20-24: "Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este? Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro." O evangelho de João foi escrito por volta de 85 d.C. e o livro de Apocalipse, cerca de 10 anos depois. "... o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo quanto a tudo o que viu..."João foi o último dos doze apóstolos, o que faz desta revelação uma revelação única de Jesus Cristo e do plano de Deus maravilhoso para a humanidade. Isto faz o livro de Apocalipse o melhor encerramento possível para os 66 livros da Bíblia.
                          1. Cristo das igrejas (1:9-20)
                            1. A mensagem de Cristo as suas igrejas ( cap 2 e 3)
                              1. A igreja de Éfeso
                                1. A igreja apostólica (de 30 a 100 d.C.)
                                2. A igreja de Esmirna
                                  1. A igreja perseguida (de 100 a 312 d.C.)
                                  2. A igreja de Pérgamo
                                    1. A igreja indulgente (de 312 a 606 d.C.)
                                    2. A igreja de Tiatira
                                      1. A igreja pagã (de 606 d.C. à Tribulação)
                                      2. A igreja de Sardes
                                        1. A igreja morta (de 1520 d.C. à Tribulação)
                                        2. A Igreja de Filadelfia
                                          1. A igreja que Cristo amava (de 1750 d.C. ao Arrebatamento)
                                          2. A igreja de Laudiceia
                                            1. A igreja apóstata (de 1900 d.C. à Tribulação)
                                        3. Cristo e a tribulação ( 4-18 )
                                          1. Cristo e o futuro ( 19 - 22 )
                                            Show full summary Hide full summary

                                            Similar

                                            Mapa mental da Bíblia
                                            Diego Mélo
                                            Teologia
                                            Lucio Escobar
                                            Quiz teológico
                                            Erivelto Soares
                                            Depravação Total:
                                            Raimundo Nonato da Silva
                                            TEOLOGIA
                                            Miguel Couto
                                            GÊNESIS
                                            Caio Hermínio
                                            Educação na Universidade Católica
                                            Xenócrates Mello
                                            Pecaminosidade e humanidade
                                            davidelima
                                            Trabalho de religião
                                            Emmily Aguiar
                                            Mateus 24~25 Pré ou Pós? Tribulação
                                            Walmy Junior