Biomoleculas

Description

Mapa Mental em Biomoleculas, criado por Luan Rafael em 23-06-2018.
Luan Rafael
Mind Map by Luan Rafael, updated more than 1 year ago
Luan Rafael
Created by Luan Rafael almost 6 years ago
30
0

Resource summary

Biomoleculas
  1. Proteínas Estão presentes em todos os tipos de células e também nos vírus. As proteínas são formadas por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Uma ligação peptídica é a união do grupo amino (-NH2 ) de um aminoácido com o grupo carboxila (-COOH) de outro aminoácido.
    1. Composição das Proteínas De peso molecular extremamente elevado, as proteínas são compostas por carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, sendo que praticamente todas elas possuem enxofre. 
      1. Alimentos que Contêm Proteínas Alimentos de origem animal: Carnes em geral, peixes, ovos, leite e derivados; Alimentos de origem vegetal: Feijão, lentilha, soja, quinoa, trigo, ervilhas.
        1. Função das Proteínas Fornecimento de energia;Estruturação da célula;Catalisador de funções biológicas;Regulação de processo metabólicos;Armazenamento de substâncias;Transporte de substâncias;Construção e reparação dos tecidos;Defesa do organismo;Produção de hormônios e neurotransmissores.
          1. As proteínas são as macromoléculas orgânicas mais abundantes das células, fundamentais para a estrutura e função celular. Estão presentes em todos os tipos de células e também nos vírus.
            1. Todo aminoácido pode contar com mais de dois grupos funcionais, porém dois sempre existirão em sua estrutura. O grupo amino (-NH2), e o grupo carboxila (-COOH), que caracterizam, respectivamente, as funções amina e ácido carboxílico. A presença dessas duas funções na mesma molécula esclarece a nomenclatura utilizada, “aminoácido”.
              1. Observe na figura a presença de diversos grupos na composição dos aminoácidos. Cada molécula de aminoácido é composta de um átomo de C, que se ligará a um hidrogênio, a um grupo amino, a uma carboxila e a um grupo orgânico que chamaremos de resíduo. Este grupo residual difere de aminoácido para aminoácido e determina sua propriedade.
              2. Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona. Também chamados lípidos ou lipídeos, essas biomoléculas são compostas por carbono, oxigênio e hidrogênio.
                1. Funções Os lipídios são uma importante reserva de energia, que é utilizada em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais. Nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua como isolante térmico, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios.
                  1. Os principais alimentos fonte de lipídios são: Óleos vegetaisOleaginosas, como castanhas, macadâmia e amêndoasCocoMargarina e manteigaGordura presente nas carnes e leites
                    1. Estrutura Os lipídios são ésteres, isso quer dizer que são compostos por uma molécula de ácido (ácido graxo) e uma de álcool (glicerol ou outro). São insolúveis em água porque suas moléculas são apolares, ou seja, não têm carga elétrica e por esse motivo não possuem afinidade pelas moléculas polares da água.
                      1. Visto que a única diferença entre o óleo e a gordura é a insaturação, é possível transformar o óleo em gordura por meio de uma reação de hidrogenação, que é o método usado pela indústria na fabricação da margarina ou gordura vegetal a partir de óleos vegetais.
                      2. Os carboidratos, conhecidos também pelos nomes glicídios, glucídios, hidratos de carbono ou açúcares são moléculas de carbono com água (hidrogênio e oxigênio), essenciais para as reações bioquímicas do nosso corpo. Sua principal função é dar energia , mas vale lembrar que os carboidratos também possuem uma função estrutural visto que auxiliam naformação das estruturas celulares e dos ácidos nucleicos.
                        1. A celulose, carboidrato mais abundante na natureza, é um componente da parede celular e possui como função principal auxiliar na estrutura celular vegetal. O amido é considerado a principal reserva energética dos vegetais (plantas e fungos) e encontrado principalmente nos tubérculos (batatas, mandioca, cará), nas raízes, caule e folhas. A glicose aparece na forma livre em muitas frutas e é o metabolito habitual de conversão nos organismos animais, ou seja, todos os glicídios ingeridos e absorvidos pelo intestino precisam ser convertidos em glicose para participarem dos processos metabólicos celulares.
                          1. Importância da Alimentação Os glicídios ou carboidratos são fontes de energia essenciais para o organismo, a glicose é indispensável para diversos tecidos, sendo o cérebro humano o mais exigente, pois necessita de uma quantidade elevada de glicose (cerca de 120g /dia para um adulto).
                            1. Os carboidratos ou glicídios são as biomoléculas mais abundantes na natureza. São encontrados principalmente nos vegetais, sendo considerados o principal produto da fotossíntese.
                              1. são compostos de função mista do tipo poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona e outros compostos que, por hidrólise, dão poliálcoois-aldeídos e/ou poliálcoois-cetonas. São as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio,[2] podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição.
                              Show full summary Hide full summary

                              Similar

                              PROTEÍNAS
                              Carolinne Neves
                              Biomoléculas
                              Bruno Romio
                              Bioquímica 1
                              SALOMAO BRANDI
                              Biomoléculas
                              Francislene Reis
                              PROTEÍNAS
                              Juliana Lima
                              PROTEÍNAS
                              davo dpoaa
                              BIOMOLÉCULAS
                              elizangela de souza
                              Biomoléculas
                              Gabriel Terto
                              PROTEÍNAS
                              Vanessa Lima
                              PROTEÍNAS
                              Michael Krabbe
                              PROTEÍNAS
                              Everly Medeiros