GEOGRAFIA DE PE

Description

mapa mental referente aos marcos do inicio, a colonização, o ímperio, a republica e as missoregiões.
Marrcela Daminy
Mind Map by Marrcela Daminy, updated more than 1 year ago
Marrcela Daminy
Created by Marrcela Daminy almost 6 years ago
14
0

Resource summary

GEOGRAFIA DE PE
  1. Em 1501, quando a expedição do navegador Gaspar de Lemos fundou feitorias no litoral da colônia portuguesa, foi quando começou o processo de colonização pernambucana.
    1. Entre os anos de 1534 e 1536, Dom João III, então rei de Portugal, instalou o sistema de Capitanias Hereditárias

      Annotations:

      • foram 14 lotes distribuídos por D. João III estava a Capitania de Pernambuco, ou Capitania de Nova Lusitânia, como seu Donatário, Duarte Coelho, a batizou.
      1. Dessa forma, em 1535, Duarte Coelho se estabeleceu no local onde fundou a vila de Olinda e espalhou os primeiros engenhos da região. Até então, os ocupantes do território eram os índios Tabajaras.
    2. No período colonial, Pernambuco torna-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos é responsável por mais de metade das exportações brasileiras.
      1. entre 1630 e 1654, os Holandeses ocuparam toda a região, tendo como representante o Conde Mauricio de Nassau, que por ter incendiado Olinda, estabeleceu-se no Recife, fazendo-a capital do Brasil holandês.

        Annotations:

        • Realiza inúmeras obras de urbanização, amplia a lavoura da cana e assegura a liberdade de culto.
        1. em 1710, os moradores de Olinda invadem o Recife, dando início a chamada Guerra dos Mascates. O líder da ocupação, Bernardo Vieira de Melo entrou para a história quando sugeriu que Pernambuco se tornasse uma república. Essa foi a primeira vez que se falou em república no país.
          1. O conflito só terminou com a chegada, em 1711, do novo governador da região.
      2. Em 1817, Pernambuco tentou proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento foi derrotado. A Revolução Praeira, em 1848, questionava o regime monárquico, e já pregava a República. Joaquim Nabuco, um dos maiores símbolos do Abolicionismo, iniciou a pregação das ideias no Recife.
        1. Pernambuco está organizado em 5 Mesorregiões: Metropolitana do Recife; Zona da Mata; Agreste de Pernambuco; Sertão Pernambucano; São Francisco.
          1. A mesorregião do São Francisco Pernambucano é formada por duas microrregiões e abrange 15 municípios. Petrolina é a capital regional dessa mesorregião, que além de possuir um importante porto fluvial e um aeroporto internacional para exportações, é um polo agroindustrial, financeiro e comercial. Localiza-se no centro sul do estado de Pernambuco. Faz divisa com os estados do Piauí, Bahia e Alagoas. A mesorregião é circundada pela margem esquerda do Rio São Francisco, o qual faz divisa natural com o Estado da Bahia. Graças ao rio, a região apresenta uma desenvolvida agricultura irrigada, a qual põe Pernambuco como um dos maiores produtores e exportadores de frutas do país. A vegetação nativa é composta por Caatinga.
            1. Mesorregião do Sertão Pernambucano: É formada pela união de 50 municípios distribuídos em quatro microrregiões. Essa mesorregião é a menos densamente habitada de Pernambuco. Suas maiores cidades são Serra Talhada, Araripina e Arcoverde. A mesorregião é cortada por rios abundantes, como rio Pajeú, rio Brígida e o rio Moxotó. Além de as nascentes do rio e Ipojuca se localizar em uma serra do município de Arcoverde. Sua vegetação é composta pela Caatinga, com árvores de médio porte, arbustos e estepe. Sua fauna é rica principalmente em aves.
              1. Mesorregião do Agreste Pernambucano: É formada pela união de 71 municípios distribuídos em seis microrregiões. Estende-se por uma área aproximada de 24 400 km², inserida entre a Zona da Mata e o Sertão. Representa 24,7% do território pernambucano e conta com uma população de cerca de 1,8 milhão de habitantes (um quarto da população do estado). Geologicamente a região está situada sobre o Planalto do Borborema em uma altitude média entre 400 a 800 metros, sendo que em alguns pontos como nas microrregiões de Garanhuns e do Ipojuca, as altitudes podem chegar 1000 metros. A região está inserida na área de abrangência do Polígono das Secas, mas apresentando, um tempo de estiagem menor que a do sertão, devido a sua proximidade do litoral. Os índices pluviométricos podem variar em cada microrregião. A região está situada em parte no planalto da Borborema, o que confere à região um clima mais ameno em relação ao semiárido e com maior índice pluviométrico.
                1. Mesorregião da Zona da Mata: É formada pela união de 43 municípios distribuídos em três microrregiões. As cidades mais importantes por microrregião são: Na microrregião da Vitória de Santo Antão: Vitória de Santo Antão; Na microrregião da Mata Setentrional Pernambucana (Zona da Mata Norte): Goiana, Carpina, Timbaúba e Paudalho; Na microrregião da Mata Meridional Pernambucana (Zona da Mata Sul): Palmares, Escada, Sirinhaém e Barreiros. A Zona da Mata Pernambucana estende-se por uma área de 8.738 km2, limitando-se ao norte com a Paraíba, ao sul com Alagoas, ao leste com a Região Metropolitana do Recife e ao oeste com o Agreste. Com uma população estimada em 1.193.661 habitantes. A mesorregião é cortada pelos rios mais importantes do estado, como o Rio Capibaribe, o Rio Ipojuca e o Rio Ipanema. Além de rios de menor extensão como o Rio Siriji.
                  1. A mesorregião Metropolitana do Recife é formada por quatro microrregiões, que totalizam dezoito municípios, incluindo Vila dos Remédios (pertencente ao arquipélago de Fernando de Noronha). A MMR é caracterizada também por incluir a Região Metropolitana do Recife conhecida pela sigla (RMR), que possui 14 municípios, não fazendo parte Vila dos Remédios. A origem institucional da mesorregião Metropolitana do Recife data dos nos anos 70 (1973), embora a identificação do fenômeno metropolitano remonte a meados do século XX, quando o urbanista pernambucano Antônio Baltar (1951) caracteriza o Recife – município sede e núcleo da região - como cidade transmunicipal / cidade conurbada / cidade metropolitana.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Períodos geológicos
          Alessandra S.
          Projeto Med 2015: História e Geografia
          elisacoltro
          O Clima - Geografia
          GoConqr suporte .
          Simulado Geografia
          Marina Faria
          Geografia do Brasil
          JOISSE DE OLIVEIRA
          Geografia - Mapa do Brasil
          GoConqr suporte .
          Blocos econômicos
          Ighor Ferreira
          CLIMA GEOGRAFIA
          Alice Sousa
          Revolução Industrial século XVIIl e XIX
          izabelamendeslop
          Geografia- ENERGIA
          jpedrohenriques
          Geografia - Cartografia
          Jessica Caroline de Macedo