Comunidades e Populações

Description

Mind Map on Comunidades e Populações, created by julia souza on 04/08/2018.
julia souza
Mind Map by julia souza, updated more than 1 year ago
julia souza
Created by julia souza over 5 years ago
25
0

Resource summary

Comunidades e Populações
  1. Comunidade é composta por todos os seres vivos que habitam um determinado ecossistema.
    1. 1. Características estruturais de comunidades
      1. .Identificar as diferentes espécies que compõem a estrutura .Determinar a frequência relativa de determinada espécie, que fornece estimativa da dominância numérica em relação as demais espécies. Calcular a diversidade de espécies da comunidade
        1. Uma comunidade submetida a alterações do ambiente ou a interferências humanas intensas tende a apresentar diminuição de sua diversidade específica.
          1. Isso se deve ao estabelecimento de condições rigorosas, a que nem todas as espécies originais conseguem resistir, e ao possível desenvolvimento de outras espécies que, por serem mais resistentes, se tornam mais numerosas, podendo tornar-se dominantes
        2. Diversidade biológica ou biodiversidade inclui, além da diversidade de espécies, a diversidade genética em uma população, comunidade ou ecossistema.
          1. 2. A dinâmica das comunidades: sucessão ecológica
            1. Os seres vivos que compõe uma comunidade sofrem influência de seu ambiente, mas também atuam sobre ele, provocando alterações no local. Essas alterações podem estabelecer novas condições eventualmente favoráveis a instalação de outra especie e desfavoráveis as especies já existentes na comunidade. Assim, podem ocorrer mudanças na composição de especies que, ao longo do tempo, podem levar ao estabelecimento de uma comunidade estável, autorregulada, que dificilmente sofre alteraçoes significativas em sua estrutura. Todavia, é muito comum na natureza ocorrerem perturbações em várias escalas de tempo que impedem a comunidade de atingir estabilidade.
              1. A comunidade estável é denominada comunidade clímax, e a sequência de estágios de seu desenvolvimento é chamada sucessão ecológica. Cada estágio da sucessão é denominado estágio seral. Pode ser primaria ou secundaria, depende de seu estágio inicial.
                1. Três características básicas: .é um processo sazonal, contínuo; .ocorre como resposta as modificações nas condições ambientais locais, provocadas pelos próprios organismos dos estagios serais; .termina com o estabelecimento de uma comunidade clímax, que não sofre mais alterações importantes em sua estrutura, desde que as condições macroclimáticas não se alterem.
                  1. Sucessão primaria: quando o inicio da colonização ocorre em regiões anteriormente desabitadas, que não reúnem condições favoráveis a sobrevivência da maioria dos seres vivos.
                    1. Sucessão secundária: quando o desenvolvimento de uma comunidade tem início em uma área anteriormente ocupadas por outras comunidades bem estabelecidas.
              2. 3. Interações entre populações de uma comunidade
                1. Os organismos de uma comunidade interagem exercendo influencias recíprocas que se refletem nas populações envolvidas. Quando analisadas isoladamente,essas interações podem se revelar positivas ou negativas.
                  1. Interações Intraespecíficas: ocorrem entre indivíduos de mesma população.
                    1. Interações intraespecíficas positivas
                      1. Sociedades: são grupos de indivíduos da mesma espécie com divisão de trabalho não restrita a períodos reprodutivos.
                        1. Sociedades heteromorfas: as diferentes funções podem ser exercidas por indivíduos morfologicamente distintos. Quando isso ocorre, os tipos morfológicos constituem castas. Exemplos: abelhas, cupins e formigas.
                          1. Sociedades isomorfas: apesar de também haver divisão de trabalho, os indivíduos não são morfologicamente modificados para a função que exercem. Exemplo: sociedade humana.
                          2. Colônias: caracterizam-se pela associação mais ou menos íntima ou pela continuidade anatômica de indivíduos de uma mesma espécie, geralmente aparentados ou geneticamente idênticos.
                            1. As colônias também podem ser isomorfas ou heteromorfas, isto é, constituídas, respectivamente, por indivíduos de uma única forma ou com diferenciações morfológicas.
                              1. O termo colônia pode ser empregado também para grupos de indivíduos da mesma espécie que constroem ninhos ou criam prole de forma cooperativa. A união está relacionada a reprodução.
                            2. Interações intraespecíficas negativas
                              1. Competição intraespecífica: disputa entre indivíduos por recursos do ambiente que não existem em quantidade suficiente para todos.
                                1. Essa competição é um dos fatores que regulam o tamanho das populações. Quanto maior for o n° de indivíduos de uma população em um meio que não há recursos suficientes para todos, mais intensa será a competição.
                                2. Predação intraespecífica ou Canibalismo: Quando há predação entre indivíduos da mesma espécie.
                              2. Interações Interespecíficas: entre indivíduos de populações diferentes.
                                1. Nas interações ecológicas interespecíficas, costuma-se utilizar sinais para representar o efeito dessa relação sobre as populações envolvidas. O sinal + é usado quando a população cresce; o sinal -, quando a população diminui; e o sinal 0, quando não há crescimento nem redução da população.
                                  1. Interações interespecíficas positivas
                                    1. Mutualismo (+,+): relação em que os participantes se beneficiam e mantem relação de dependência.
                                      1. Protocooperação (+,+): embora os participantes se beneficiem, eles podem viver de modo independente, sem a obrigação de se unir.
                                        1. Comensalismo e inquilinismo (+,0): apena um dos participantes se beneficiam, sem causar prejuízo ao outro.
                                          1. Comensalismo: a associação ocorre em função da obtenção de alimento.
                                            1. Inquilinismo: associação ocorre frequentemente por proteção, abrigo ou suporte físico.
                                          2. Interações interespecíficas negativas
                                            1. Amensalismo ou Antibiose (-,0): indivíduos de uma população secretam substancias que inibem ou impedem o desenvolvimento de populações de outras espécies.
                                              1. Predação (+,-): quando o consumidor mata e come outro individuo, suprindo-o da população.
                                                1. Parasitismo (+,-): quando o consumidor (parasita) retira seus alimentos orgânicos do corpo de um indivíduo vivo (hospedeiro), prejudicando-o, mas geralmente não o matando.
                                                  1. Podem ser ectoparasitas (externos) ou endoparasitas (internos).
                                                  2. Competição interespecífica: quando indivíduos de duas populações de espécies diferentes, em uma mesma comunidade, apresentam nichos ecológicos iguais ou muito semelhantes.
                                                    1. Princípio da exclusão competitiva ou princípio de Gause: quando duas populações de espécies diferentes ocupam o mesmo habitat e tem exatamente o mesmo nicho, se os recursos forem escassos, uma delas é eliminada.
                                              2. As interações positivas são aquelas em que não há prejuízo para nenhuma das populações da interação.
                                                1. Interações negativas: pelo menos uma das populações sofre algum tipo de desvantagem.
                                            2. População inclui todos os indivÍduos de uma mesma espécie de ser vivo que habitam um determinado local.
                                              1. 4. Ecologia das populações
                                                1. Principais características de uma população
                                                  1. Densidade: corresponde ao número de indivíduos de uma população por unidade de área ou volume. Densidade = população absoluta/área. O crescimento de uma população depende de dois conjuntos de fatores:
                                                    1. Um que contribui para o aumento da densidade: Natalidade (TN): Número de indivíduos que nascem por unidade de tempo; Imigração (TI): Número de indivíduos que, vindos de outras áreas, entram na população
                                                      1. A taxa de crescimento é definida do seguinte modo: TC= (TN+TI)-(TM+TE)
                                                      2. Outro que contribui para diminuição da densidade: Emigração (TE): Número de indivíduos que saem da população; Mortalidade (TM): Número de indivíduos que morrem.
                                                      3. Potencial abiótico e resistência ambiental
                                                        1. O potencial abiótico de uma população corresponde a sua capacidade potencial para aumentar, por reprodução, seu nº de indivíduos em condições ideais, isto é, sem fatores que impeçam esse aumento.
                                                          1. Entretanto, verifica-se na natureza que o tamanho (densidade) das populações em comunidades estáveis permanece relativamente constantes. Isso se deve a um conjunto de fatores que se opõem ao potencial biótico, reduzindo-o. Esse conjunto é denominado resistência ambiental, que é tanto maior quanto maior for o tamanho da população.
                                                            1. Principais fatores: os fatores reguladores da densidade das populações. Para determinar: calculamos a diferença entre a taxa teórica de crescimento de uma população sob condições ideais e a taxa real observada na natureza. Colocando em gráfico, obtemos uma curva de crescimento população.
                                                        2. Estrutura etária: refere-se a proporção de indivíduos nas várias faixas etárias.
                                                        3. Fatores reguladores do tamanho da população
                                                          1. 1. Competição intraespecífica; 2. Competição interespecífica; 3.Predação 4.Parasitismo
                                                        Show full summary Hide full summary

                                                        Similar

                                                        Art Movements
                                                        Julia Lee
                                                        Weimar Revision
                                                        Tom Mitchell
                                                        German GCSE Vocab
                                                        naomisargent
                                                        Romeo and Juliet essay
                                                        Tambo234
                                                        Geography Coasts Questions
                                                        becky_e
                                                        A-level Psychology Revision
                                                        philip.ellis
                                                        The Cold War Quiz
                                                        Niat Habtemariam
                                                        Maths GCSE - What to revise!
                                                        sallen
                                                        Matters of Life and Death - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
                                                        nicolalennon12
                                                        AS level Maths Equations to Remember
                                                        Gurdev Manchanda
                                                        Language Techniques
                                                        Anna Wolski