Enfermagem: Campos de atuação

Description

Mind Map on Enfermagem: Campos de atuação, created by Taís Zamai on 02/09/2018.
Taís Zamai
Mind Map by Taís Zamai, updated more than 1 year ago
Taís Zamai
Created by Taís Zamai over 5 years ago
29
1

Resource summary

Enfermagem: Campos de atuação
  1. Enfermagem Obstétrica
    1. A enfermeira obstetra, acompanhada por um médico especialista na área, tem um olhar mais crítico quanto à condição da paciente gestante. E obtém maior conhecimento para lidar com eventuais problemas que possam prejudicar a gestação da criança.
      1. Neste curso, será possível se capacitar para poder prestar amparo às gestantes.
    2. Enfermagem em Estomaterapia com Ênfase em Feridas, Estomas e Incontinências
      1. Nesta especialização o profissional de Enfermagem pode se habilitar para dar apoio ao paciente e atuar no ensino e pesquisa, por exemplo. Os trabalhos podem ser feitos em hospitais, clínicas e consultórios especializados em Estomaterapia.
        1. Nesta especialização o profissional de Enfermagem pode se habilitar para dar apoio ao paciente e atuar no ensino e pesquisa, por exemplo. Os trabalhos podem ser feitos em hospitais, clínicas e consultórios especializados em Estomaterapia.
      2. Enfermagem em Saúde da Família
        1. O Programa Saúde da Família (PSF) é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como meta melhorar a assistência primária de saúde, criando laços de corresponsabilidade entre profissionais da saúde e as comunidades.
          1. Por meio de um planejamento local, este profissional consegue trabalhar junto à população para obter melhores resultados de saúde e bem-estar.
        2. Enfermagem Oncológica
          1. O enfermeiro especialista em oncologia tem capacitação para prestar assistência nas áreas de Oncologia Clínica, Cirúrgica e de Cuidados Paliativos. Além disso, conhece fundamentos administrativos para entender a gestão em enfermagem oncológica.
            1. As funções deste profissional também podem se estender para pesquisas científicas. Serão elaborados estudos para compreender e recomendar práticas de intervenção na área de enfermagem do câncer.
          2. Enfermagem em Nefrologia
            1. O enfermeiro nefrologista tem competência para desempenhar suas atividades em hospitais e clínicas que atendem pessoas com problemas renais. Ainda podem trabalhar em clínicas de hemodiálise e prestar assistência de enfermagem diretamente na residência de pacientes que têm complicações crônicas nos rins.
              1. A prevenção de doenças renais também é uma capacitação que o especialista em nefrologia possui. A conscientização quanto aos perigos das doenças renais ajuda na identificação dos primeiros sinais de que os rins não estão funcionando bem.
            2. Enfermagem do Trabalho
              1. Todas as profissões precisam de um cuidado adequado quando o assunto é saúde. Buscando oferecer os melhores tratamentos, a especialização de Enfermagem do Trabalho veio para cuidar dessas demandas. Este curso vai se encarregar dos serviços de higiene, medicina e segurança do trabalho para garantir um desempenho saudável e a valorização do trabalhador.
                1. Dentre outras atividades do enfermeiro do trabalho estão o desenvolvimento de estudos sobre as condições de segurança e periculosidade do ambiente de trabalho e a elaboração de planos e programas de proteção à saúde dos empregados.
              2. Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica
                1. Nesta especialização vai ser possível obter a preparação para dar assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos nesta área. Além disso, vai aprender como gerenciar serviços, pesquisas científicas e tratamentos.
                  1. Essa especialização também confere ao profissional a formação em cuidados cardiológicos e intervencionistas. Uma série de conhecimentos capazes de otimizar o desempenho de atendimento aos portadores de doenças cardiovasculares.
                2. Enfermagem em terapia intensiva
                  1. O enfermeiro que cuida do paciente em estado crítico neste setor deve buscar conhecimento teórico-prático para oferecer o melhor tratamento. Na especialização de Enfermagem em terapia intensiva, profissionais da área de Saúde e Enfermagem vão ter a preparação adequada para enfrentar as situações de alta complexidade em UTIs e CTIs. Neste curso, estes profissionais vão ter disciplinas sobre humanização da assistência de Enfermagem, aspectos bioéticos e legais do cuidado em UTI, Urgência e Emergência, além de também conhecer sobre as contribuições que a farmacologia possui para pacientes críticos, dentre outras disciplinas.
                    1. Essas foram as principais especializações em Enfermagem. Além de conhecer os potenciais dessa área, é preciso ser compatível com o perfil do profissional de Enfermagem. Este é composto pelo senso de liderança e proatividade e a sabedoria para lidar com as pessoas. Além do mais, um bom profissional de enfermagem precisa saber trabalhar em equipe, já que a promoção da saúde é uma atividade conjunta.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  CHEMISTRY C1 2
                  x_clairey_x
                  An Inspector Calls - Themes
                  Emily Simms
                  Cultural Studies
                  Emily Fenton
                  English Literature Key Terms
                  charlotteoom
                  Cold War Causes Revision
                  Tom Mitchell
                  Computing Hardware - CPU and Memory
                  ollietablet123
                  Using GoConqr to study Maths
                  Sarah Egan
                  GCSE AQA Chemistry 2 Salts & Electrolysis
                  Lilac Potato
                  2PR101 1.test - 7. část
                  Nikola Truong
                  1PR101 2.test - Část 4.
                  Nikola Truong
                  NSI Course
                  Yuvraj Sunar