Enfermagem: Campos de atuação

Taís Zamai
Mind Map by , created about 1 year ago

Mind Map on Enfermagem: Campos de atuação, created by Taís Zamai on 09/02/2018.

2
1
0
Tags No tags specified
Taís Zamai
Created by Taís Zamai about 1 year ago
General MindMap
made_of_bubbles
Global History Regents Religion/Belief Systems
Jen Molte
OCR Gateway GCSE - Biology B1
joshua6729
SAT Sample Essay - Failure/ Success
nedtuohy
John Montague
David Caprani
Spanish Vocab Flash Cards
Clarice Thorn
GCSE Sociology-Crime and Deviance
aiysha
Meriya Pinales & Malika Hurt
hurtmalika
Nazi Germany Dates
Georgina.Smith
A2 Level OCR: Communication & Homeostasis
Ollie O'Keeffe
Enfermagem: Campos de atuação
1 Enfermagem Obstétrica
1.1 A enfermeira obstetra, acompanhada por um médico especialista na área, tem um olhar mais crítico quanto à condição da paciente gestante. E obtém maior conhecimento para lidar com eventuais problemas que possam prejudicar a gestação da criança.
1.1.1 Neste curso, será possível se capacitar para poder prestar amparo às gestantes.
2 Enfermagem em Estomaterapia com Ênfase em Feridas, Estomas e Incontinências
2.1 Nesta especialização o profissional de Enfermagem pode se habilitar para dar apoio ao paciente e atuar no ensino e pesquisa, por exemplo. Os trabalhos podem ser feitos em hospitais, clínicas e consultórios especializados em Estomaterapia.
2.1.1 Nesta especialização o profissional de Enfermagem pode se habilitar para dar apoio ao paciente e atuar no ensino e pesquisa, por exemplo. Os trabalhos podem ser feitos em hospitais, clínicas e consultórios especializados em Estomaterapia.
3 Enfermagem em Saúde da Família
3.1 O Programa Saúde da Família (PSF) é uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como meta melhorar a assistência primária de saúde, criando laços de corresponsabilidade entre profissionais da saúde e as comunidades.
3.1.1 Por meio de um planejamento local, este profissional consegue trabalhar junto à população para obter melhores resultados de saúde e bem-estar.
4 Enfermagem Oncológica
4.1 O enfermeiro especialista em oncologia tem capacitação para prestar assistência nas áreas de Oncologia Clínica, Cirúrgica e de Cuidados Paliativos. Além disso, conhece fundamentos administrativos para entender a gestão em enfermagem oncológica.
4.1.1 As funções deste profissional também podem se estender para pesquisas científicas. Serão elaborados estudos para compreender e recomendar práticas de intervenção na área de enfermagem do câncer.
5 Enfermagem em Nefrologia
5.1 O enfermeiro nefrologista tem competência para desempenhar suas atividades em hospitais e clínicas que atendem pessoas com problemas renais. Ainda podem trabalhar em clínicas de hemodiálise e prestar assistência de enfermagem diretamente na residência de pacientes que têm complicações crônicas nos rins.
5.1.1 A prevenção de doenças renais também é uma capacitação que o especialista em nefrologia possui. A conscientização quanto aos perigos das doenças renais ajuda na identificação dos primeiros sinais de que os rins não estão funcionando bem.
6 Enfermagem do Trabalho
6.1 Todas as profissões precisam de um cuidado adequado quando o assunto é saúde. Buscando oferecer os melhores tratamentos, a especialização de Enfermagem do Trabalho veio para cuidar dessas demandas. Este curso vai se encarregar dos serviços de higiene, medicina e segurança do trabalho para garantir um desempenho saudável e a valorização do trabalhador.
6.1.1 Dentre outras atividades do enfermeiro do trabalho estão o desenvolvimento de estudos sobre as condições de segurança e periculosidade do ambiente de trabalho e a elaboração de planos e programas de proteção à saúde dos empregados.
7 Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica
7.1 Nesta especialização vai ser possível obter a preparação para dar assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos nesta área. Além disso, vai aprender como gerenciar serviços, pesquisas científicas e tratamentos.
7.1.1 Essa especialização também confere ao profissional a formação em cuidados cardiológicos e intervencionistas. Uma série de conhecimentos capazes de otimizar o desempenho de atendimento aos portadores de doenças cardiovasculares.
8 Enfermagem em terapia intensiva
8.1 O enfermeiro que cuida do paciente em estado crítico neste setor deve buscar conhecimento teórico-prático para oferecer o melhor tratamento. Na especialização de Enfermagem em terapia intensiva, profissionais da área de Saúde e Enfermagem vão ter a preparação adequada para enfrentar as situações de alta complexidade em UTIs e CTIs. Neste curso, estes profissionais vão ter disciplinas sobre humanização da assistência de Enfermagem, aspectos bioéticos e legais do cuidado em UTI, Urgência e Emergência, além de também conhecer sobre as contribuições que a farmacologia possui para pacientes críticos, dentre outras disciplinas.
8.1.1 Essas foram as principais especializações em Enfermagem. Além de conhecer os potenciais dessa área, é preciso ser compatível com o perfil do profissional de Enfermagem. Este é composto pelo senso de liderança e proatividade e a sabedoria para lidar com as pessoas. Além do mais, um bom profissional de enfermagem precisa saber trabalhar em equipe, já que a promoção da saúde é uma atividade conjunta.

Media attachments