Governo Vargas

Description

Mapa Mental em Governo vargas, criado por Thiago Barroso em 20-09-2018.
Thiago Barroso
Mind Map by Thiago Barroso, updated more than 1 year ago
Thiago Barroso
Created by Thiago Barroso over 5 years ago
22
0

Resource summary

Governo Vargas
  1. PROVISÓRIO 1930-1945
    1. O que foi?

      Annotations:

      • Como o próprio nome sugere, o primeiro momento de Getúlio Vargas no poder tinha como objetivo organizar a nação visando a formar uma Assembleia Constituinte que elaborasse uma nova Constituição (a Carta de 1891 havia sido anulada) para que, a partir daí, uma eleição presidencial fosse organizada no país. Essas ideias eram partilhadas, principalmente, pelos liberais constitucionalistas que haviam apoiado a Revolução de 1930. Getúlio Vargas, no entanto, tinha outros planos para o Brasil, que eram a centralização do poder em sua figura, postura apoiada pelos tenentistas que defendiam a implantação de um modelo republicano autoritário. A ideia de Vargas era, a princípio, reformar todo o modelo político brasileiro, pois temia que as oligarquias tradicionais retomassem o poder, caso fossem convocadas novas eleições de imediato.
    2. CONSTITUCIONAL 1934-1945
      1. O que foi?

        Annotations:

        • No ano de 1945, a movimentação política do Brasil dava largos passos em favor do fim do regime estadonovista. Já no ano de 1943, um grupo de empresários e políticos mineiros criticava o governo ditatorial e exigiam o retorno às práticas democráticas. Tempos depois, os intelectuais e artistas participantes do I Congresso Brasileiro de Escritores realizaram a mesma reivindicação, dando ênfase especial na eleição de um novo governo escolhido pelo voto direto dos cidadãos. Em fevereiro de 1945, Vargas anunciou uma reforma constitucional que aprovava a realização de novas eleições. Em pouco tempo, surgiram cerca de doze agremiações partidárias que atuariam no novo pleito. Entre elas, destacamos o Partido Social Democrático (PSD), formado por lideranças ligadas ao próprio Estado Novo; o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que mobilizava os sindicatos aliados à Vargas; e a União Democrática Nacional (UDN), composta por empresários que se opunham à Vargas.
      2. ESTADO NOVO 1937-1945
        1. O que foi?

          Annotations:

          • Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946.[1] Era caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. É parte do período da história do Brasil conhecido como Era Vargas.
        2. POLÍTICA EXTERNA
          1. Características

            Annotations:

            • longe daquilo que Vargas conseguira no seu primeiro governo - um alinhamento negociado com os Estados Unidos -, desta feita os condicionamentos que haviam feito o Brasil entrar na lista de prioridades da agenda externa de Washington impediram a realização do projeto de revisão das relações entre os dois países. Mas nem por isso este anseio foi excluído da agenda de nossa política externa.
          2. ECONOMIA
            1. Características

              Annotations:

              • No campo econômico, Getúlio Vargas avançou no controle estatal das atividades ligadas ao petróleo e a combustíveis por meio da criação do Conselho Nacional do Petróleo, em 1938. Estimulou a indústria de base com a fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em 1941, e obteve financiamento norte-americano para instalação da Fábrica Nacional de Motores, no Rio de Janeiro, em 1943. Inaugurou, também, a Companhia do Vale do Rio Doce, com o fito de explorar minérios. A fim de contribuir com a formação de mão-de-obra especializada para o setor industrial, instalou o Serviço Nacional da Indústria (Senai), em 1942, e o Serviço Social da Indústria (Sesi), em 1943. Convém assinalar a diminuição da influência inglesa na economia nacional durante o período varguista, sendo essa substituída pela presença crescente do capital norte-americano. Houve significativo crescimento no número de indústrias nacionais durante o período da II Guerra Mundial, favorecidas pelas dificuldades de exportar bens maquinofaturados. Fenômeno semelhante já havia sido observado durante a I Grande Guerra, mas dessa vez foi mais expressivo. Cumpre lembrar, ainda acerca da economia nacional, a substituição dos velhos mil-réis pelo Cruzeiro, fato ocorrido em 1942. Por fim, convém esclarecer, que os direitos trabalhistas de que muito se vangloriam os varguistas ficaram restritos aos trabalhadores urbanos. A estrutura fundiária brasileira, causa de boa parte de nossas problemas ainda hoje, permaneceu inalterada durante todo o governo Vargas. Ele limitou-se a transferir capitais para as indústrias, mantendo a exploração secular dos trabalhadores rurais
            2. POLÍTICA
              1. Características

                Annotations:

                • A Era Vargas, ou Período Getulista, como também ficou conhecida, teve início com a Revolução de 1930, que deu fim à República dos Oligarcas, afastando o então presidente Washington Luís e uma série de governadores do poder. Essa era teve seu fim em 1945, quando terminou a Segunda Guerra Mundial e Vargas foi pressionado pelos militares a deixar o cargo e retirar-se para o Rio Grande do Sul, sua terra natal. Esse arco temporal pode ser dividido em três fases: o Governo Provisório, o Governo Constitucional e o Governo Ditatorial (ou Estado Novo).
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              GCSE Maths Symbols, Equations & Formulae
              Andrea Leyden
              GCSE Biology Quiz
              joannaherbert
              World at Risk: Disaster hotspots - the Philippines
              Holly Lovering
              Biology 1 Keeping Healthy Core GCSE
              Chloe Roberts
              IB SL Biology: Cell Division
              mcgowan-w-10
              Spanish connectives and a few key phrases
              emdrakeley
              GCSE Computing - 4 - Representation of data in computer systems
              lilymate
              OCR Gateway Biology Flash Cards
              Sam Newey
              Longevidad y Envejecimiento Fisiológico
              Isaac Alexander
              Months of the Year in Korean
              Sabine Callebaut