Teorema de Tales

Description

Mind Map on Teorema de Tales, created by luara salomao on 24/09/2018.
luara salomao
Mind Map by luara salomao, updated more than 1 year ago
luara salomao
Created by luara salomao over 5 years ago
39
0

Resource summary

Teorema de Tales
    1. Tales de Mileto foi um grande e reconhecido matemático no período do século VI a.C., seus estudos e descobertas no campo da matemática o fizeram ser taxado como pai da geometria descritiva. Além da matemática, Tales também é lembrado como filósofo e astrônomo. Sua sabedoria percorreu por vários territórios chegando até o Egito. Os egípcios então, o convidaram a medir a altura de suas pirâmides, o que para a época seria um grande feito, pois não existiam equipamentos que pudessem fazer isso com facilidade. Tales conseguiu medir a altura da pirâmide utilizando hoje o que conhecemos hoje como Teorema de Tales, para conseguir desenvolver este teorema ele utilizou a sombra causada pelo sol e devido a isso sua fama de grande matemático, pensador, ficou ainda maior.
      1. Os fatos geométricos cuja descoberta é atribuída a Tales são: A demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais; · A demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais; · A demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais; · A demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C. Provavelmente, para demonstrar este teorema, Tales usou também o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos; Tales chamou a atenção de seus conterrâneos para o fato de que se duas retas se cortam, então os ângulos opostos pelos vertices são iguais.
        1. Curiosidades
          1. Conta-se que Tales, considerado o primeiro pensador do Ocidente, era tão distraído que certa vez ao olhar para céu caiu num buraco, sendo, por isso, chamado de lunático. Conta-se também que Tales era tão sabido que, prevendo pela meteorologia uma colheita abundante, comprou todos os instrumentos usados para processar a azeitona, arrendando-os tempos depois com um grande lucro. Essas duas anedotas referem-se ao mesmo filósofo - Tales de Mileto - e até hoje servem para ilustrar as relações contraditórias entre a filosofia e a vida prática. Tales nasceu na Ásia Menor, na antiga colônia grega de Mileto. É considerado o filósofo da physis, a substância natural de que tudo é formado. Sua grande contribuição foi a busca de um princípio único para as coisas da natureza.
            1. Embora não existam fragmentos da obra de Tales, seu pensamento pode ser conhecido a partir da "Metafísica", obra do também filósofo grego Aristóteles. Segundo alguns historiadores, Tales foi comerciante, o que lhe rendeu recursos suficientes para dedicar-se a suas pesquisas. Tales provavelmente viajou para o Egito e a Babilônia, entrando em contato com astrônomos e matemáticos. Depois de aposentado, passou a dedicar-se à matemática, estabelecendo os fundamentos da geometria. Atribuem-se a Tales diversas descobertas matemáticas. Além de estudar a geometria do círculo e do triângulo isósceles, Tales demonstrou o cálculo da altura de uma pirâmide, baseado no comprimento de sua sombra. Segundo o historiador Heródoto, Tales previu a ocorrência de um eclipse solar no dia 28 de maio de 585 a.C. Aristóteles chegou a considerar este o momento do nascimento da filosofia.
          2. Biografia
            1. Descobertas Geométricas
              1. O teorema de Tales se dá pela intersecção entre retas paralelas e transversais, onde estas formam seguimentos proporcionais. Tales defendia que a luz proporcionada pelo sol chegava à Terra de forma diagonal, ou seja, inclinada. Foi seguindo essa ideia que ele conseguiu intitular uma situação de proporcionalidade que relaciona as retas paralelas e as transversais. Veja a seguir a imagem para se ter uma melhor compreensão. Neste exemplo acima, o feixe de retas é formado por três linhas paralêlas ( r, s, t) e por duas retas transversais (u, v). Mas outros feixes podem ser formados com mais retas paralelas em um mesmo plano.
                1. A teoria
                  1. O teorema
                    1. O teorema de Tales segue a ideia de que, se existem duas retas transversais e estas são cortadas por linhas paralelas, a razão entre quaisquer dos segmentos encontrados em uma das transversais será igual a razão encontrada nos dois segmentos correspondentes da outra tranversal.
                      1. Umas das frases de Tales de Mileto
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Teorema de Tales
                  Beatriz Sampaio
                  teorema de Pitágoras
                  maria timoteo
                  Figuras geométricas. Semelhança
                  Célio Frederico
                  Figuras Semelhantes
                  Célio Frederico
                  SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS - SEI
                  Gislaine Castilho
                  Semelhança e Congruência de Triângulos
                  Maria Luiza Valença
                  Tales de Mileto
                  Andréa Macedo
                  Matemática 2 - avaliativa 1º tri
                  Catherine Akemi Ojima Lais
                  Teorema de Tales
                  Nathália Agoston
                  Teorema de Tales - Aula 7
                  Guilherme Mello